A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
INICIAÇÃO À PESQUISA EM CONTABILIDADE SEMINÁRIO Professora: MSc Neuza Corte de Oliveira

2 SEMINÁRIO seminário – vem de latim seminariu – semear novas idéias ou favorecer a germinação. Seminário - técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. seminário – não é uma mera informação, mas uma fonte de pesquisas e de procura de novas soluções para os problemas propostos.

3 SEMINÁRIO “desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.” (LAKATOS e MARCONI, 1992, p. 29)

4 SEMINÁRIO “constitui uma das técnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado.” (ANDRADE, 2006, p. 109) Buscar informações – pesquisa bibliográfica ou de entrevistas, discussão em grupo, confronto de pontos de vistas e formulação de conclusões.

5 SEMINÁRIO – Objetivos (Nérici)
Ensinar pesquisando; Revelar tendências e aptidões para a pesquisa; Levar a dominar a metodologia científica em disciplina; Conferir espírito científico; Ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual; Ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade; Introduzir, no estudo, interpretação e crítica de trabalhos mais avançados em determinado setor dos conhecimentos;

6 SEMINÁRIO – Objetivos (Nérici) – cont.
Ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os estudantes e entre estes e os professores; Ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre os mesmos; com honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados; Dominar a metodologia científica geral.

7 SEMINÁRIO – Modalidades
Clássico – elaboração e apresentação individual; Clássico em grupo – estudo em grupo (4 a 6 membros), define responsabilidades e a exposição do tema por um ou por todos; Em grupo – todos os elementos da classe participam. Estuda-se o tema geral, e após, cada grupo aprofunda a parte escolhida.

8 Roteiro para Elaboração do Seminário
Para Andrade(2006) bastam 4 reuniões, sendo: Primeira Reunião: a) definição das responsabilidades; b) definição do tema e delimitação do assunto; c) plano de pesquisa; d) distribuição de tarefas a serem executadas.

9 Roteiro para Elaboração do Seminário
Segunda Reunião: a) apresentação das tarefas executadas; b) avaliação do material coletado; c) análise dos dados e distribuição de tarefas; d) planejamento para a reunião seguinte.

10 Roteiro para Elaboração do Seminário
Terceira Reunião: a) apresentação dos fichamentos, para interpretação e discussão dos dados levantados; b) verbalização, cada membro expõe o que conseguiu; c) ordenação do assunto; d) elaboração do roteiro do seminário.

11 Roteiro para Elaboração do Seminário
Quarta reunião: a) redação do trabalho e das fichas-guia para apresentação oral; b) organização do material de ilustração; c) revisão crítica do conteúdo; d) critérios para a apresentação oral.

12 SEMINÁRIO – Normas para apresentação
1. aspectos do conteúdo: a) domínio do conteúdo; b) clareza nos conceitos expostos; c) seleção qualitativa e quantitativa do material coletado; d) adequação da extensão do relato ao tempo disponível; e) encadeamento das partes (seqüência discursiva).

13 SEMINÁRIO – apresentação – cont.
2. aspectos exteriores: a) autocontrole; b) boa dicção (entonação, timbre, altura); c) vocabulário simples e adequado; d) postura correta; e) empatia com a classe.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google