A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE TRABALHO DOCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA ?

2 Plano de Trabalho Docente
É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades pedagógicas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto da sua revisão e adequação no decorrer do processo.

3 IMPORTÂNCIA DO P.T.D. Deve ser um trabalho consciente e sistematizado;
Não se restringe ao espaço da sala de aula; Está diretamente ligado a exigências sociais e à experiência dos alunos; Está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais; Não pode ser apenas o cumprimento de uma exigência administrativa;

4 IMPORTÂNCIA DO P.T.D. Contém a previsão das ações docentes, fundamentadas em concepções e tendo como referência permanente as situações concretas (problemática social, econômica, política cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, a comunidade, os pais ).

5 Elementos que compõem o P.T.D.
Objetivos; Justificativa; Conteúdos (Estruturantes, Básicos e Específicos); Encaminhamento Metodológico; Avaliação ou Critérios de avaliação; Recursos ( humanos, tecnológicos, didáticos...); Referências Bibliográficas.

6 O que expressa o P.T.D. ? O POSICIONAMENTO FILOSÓFICO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO E PROFISSIONAL; A COERÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE : PARA QUE ENSINAR? O QUE ENSINAR ? A QUEM ENSINAR ? COMO ENSINAR ? POR QUE AVALIAR ?

7 P.T.D. RÍGIDO OU FLEXÍVEL ? O P.T.D. Não pode ser um documento rígido, pois o processo de ensino está sempre em movimento; Deve considerar a objetividade, ou seja, corresponder à realidade; Deve conter previsões possíveis; Flexível : permite a sua reorganização; Deve ser colocado em prática.

8 OBJETIVOS ESTÃO LIGADOS ÀS NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE TODOS OS ALUNOS; JUSTIFICATIVA Deve responder à seguinte pergunta: qual a importância da disciplina ou conteúdo a ser ensinado ?

9 Encaminhamento Metodológico
É o componente do P.T.D. Que dará vida aos objetivos e aos conteúdos; Indica os procedimentos que o professor e os alunos desenvolverão no decorrer das aulas; Não é suficiente pois, “passar” o conteúdo; é preciso problematizá-lo para que os alunos investiguem, procurem as causas, as possíveis soluções e atinjam a aprendizagem e sistematização.

10 Avaliação e Critérios de Avaliação
É uma tarefa necessária e permanente do trabalho docente e desempenho do discente; É o indicador dos progressos e dificuldades de aprendizagem e de ensino; Fornece dados que devem ser interpretados não para “classificar” ou “marcar” - bons ou ruins ( e outros adjetivos...).

11 Dimensão Legal Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB nº 9394/96 como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor. Isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente.

12 Edital de concurso para o magistério
Descrição das atividades genéricas dos professores de 5ª a 8ª séries do Ensino fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná: Contribuir para o desenvolvimento da Proposta Pedagógica Curricular dos estabelecimentos de ensino em que atuar;

13 Elaborar o Plano de Trabalho Docente
E trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional.

14 Estrutura do P.T.D. TEMPO DO P.T.D. : DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA; ORGANIZADO DE FORMA: Mensal; Bimestral; Trimestral; Semestral.

15 1. Conteúdos Estruturantes
São saberes – conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas - que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento (Arco – Verde, 2006)‏

16 Desdobramento dos Conteúdos Estruturantes em Conteúdos Específicos
Será feito pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola; O professor deve dominar o conteúdo escolhido em sua essência, de forma a tomar o conhecimento em sua totalidade e em seu contexto, o que exige uma relação com as demais áreas do conhecimento;

17 Processo de Contextualização
Esse processo de contextualização visa a atualização e aprofundamento do conteúdo pelo professor, possibilitando ao aluno estabelecer relações e análises críticas sobre o conteúdo. - A contextualização do conteúdo não se faz pelo desenvolvimento de projetos.

18 2. Objetivos (Justificativas)‏
Referem-se às intenções educativas. Expressam as intenções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural; Estão voltados aos conteúdos e não às atividades; Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política, educativa e formativa.

19 3. Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos/tecnológicos
Conjunto de determinados princípios (regras, preceito, teoria) e recursos para chegar aos objetivos, o processo de investigação teórica e de ação prática.

20 4. Critérios de avaliação
Definem os propósitos e a dimensão do que se avalia; Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar; Refletem de que forma vai se avaliar; Deve constar proposta de recuperação de estudos.

21 5. Referências Bibliográficas
Permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo; Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo portanto o livro didático o único recurso.

22 OBSERVAÇÃO: Os docentes fazem o Plano de Trabalho Docente por série / disciplina; As especificações quanto aos demais encaminhamentos que variam de turma para turma, devem constar no Livro Registro de Classe.


Carregar ppt "PLANO DE TRABALHO DOCENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google