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PublicouAntônio Frances Alterado mais de 11 anos atrás
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Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Profa. Kátia Aquino Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco
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Ensino fundamental e suas bases legais
4 anos LDB n° 4024/61 8 anos LDB n° 5692/71 Manteve os 8 anos e acenou para 9 anos LDB n° 9394/96
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A ampliação do ensino fundamental
Em 2005 foi promulgada a primeira lei específica do Ensino Fundamental de nove anos (11.114/05) tornando obrigatória a matrícula da criança aos seis anos de idade no Ensino Fundamental. Enquanto esta lei modifica a idade de ingresso neste nível de ensino, outra lei a de n° /06 trata da duração do Ensino Fundamental, ampliando-o para nove anos, com matrícula obrigatória aos seis.
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Fundamental em nove anos e as práticas pedagógicas
A organização didática impõe certos desafios aos professores como, por exemplo, a adequação dos diferentes conteúdos no tempo escolar, de modo que todas as disciplinas tenham a mesma importância e se estabeleçam interações entre as mesmas.
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A saída do Ensino Fundamental para o Ensino médio: o que muda?
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LDB 9394/96 artigo 35° I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
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Estudante ativo Reformulação do Ensino Médio LDB 1996 Conselho Nacional De Educação PCN
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Necessidade de um instrumento de avaliação
Reformulação do Ensino Médio Necessidade de um instrumento de avaliação Fornecer imagem realista e atualizada da educação brasileira
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP) Exame Nacional do Ensino Médio ENEM 1998
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Interdisciplinaridade
Eixo metodológico do ENEM Interdisciplinaridade Contextualização Situação-problema
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ENEM: Uma avaliação de competências e habilidades
As habilidades correspondem aos modos como o indivíduo utiliza suas competências, ou seja, como ele mobiliza seus recursos, toma decisões e cria sistemas de procedimentos relacionados à compreensão que alcançou a cada situação proposta pelo exame, possibilitando nova reorganização das competências. As habilidades são manifestações de competências. Capacidade de levantar todas as possibilidades para resolver um problema, a capacidade de formular hipóteses, combinar todas as possibilidades e separar as variáveis para testar a influência de vários fatores, o uso do raciocínio hipotético dedutivo; aspectos de interpretação, análise, comparação, e argumentação, e a generalização a diferentes conteúdos.
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Sistema Seriado de Avaliação (SSA)
O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é o único no Estado de PE, realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) desde o ano de É um sistema de avaliação continuada.
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SSA 1° ano 2° ano 3° ano
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Os exames e o que se ensina nas escolas
O mundo atual, com avanços científicos e tecnológicos, não mais permite que o ensino médio seja apenas preparatório para um exame de seleção, onde o estudante é treinado em resolver questões que exigem sempre a mesma resposta padrão. O mundo atual exige que o estudante se posicione, julgue e tome decisões.
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Novos e bem sucedidos paradigmas educacionais
Mudanças são necessárias nas escolas Escola: Novos e bem sucedidos paradigmas educacionais Gestão escolar Sintonia de professores, alunos e responsáveis Capacitação de professores; atualização profissional Identifica dificuldades do aluno; coordena ações culturais e/ou sociais; incentiva o conhecimento científico
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Sala de aula Aluno ativo na construção do conhecimento
Problemas do cotidiano: contextualização; realidade do aluno Pesquisa: interdisciplinari-dade Uso de avanços tecnológicos e/ou científicos
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Desafios para o ensino médio · o conhecimento integrador e inovador, · o desenvolvimento da auto-estima/auto-conhecimento, · a formação do aluno-empreendedor · a construção do aluno-cidadão
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OBRIGADA!
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