A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relação professor/aluno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relação professor/aluno"— Transcrição da apresentação:

1 Relação professor/aluno
A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento...O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse publico; na medida em que o percebe enquanto desejo e se sente enriquecido por ele (Einstein)

2 Relação professor/aluno
O ensino é uma prática social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas éticas e políticas. A sala de aula é um espaço de relações interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenômenos psicológicos.

3 Relação professor/aluno
O ato pedagógico não pode deixar de considerar as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relações interpessoais. Ser professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações ambíguas, incertas, conflituosas.

4 Ensinar exige: Habilidade em comunicar-se com os estudantes de modo a aumentar a motivação, o prazer e o aprendizado autônomo; Estimular a motivação e a satisfação, promovendo relacionamentos; Promover emoções positivas, observando respeito aos estudantes como indivíduos capazes

5 Ensinar implica em: Relações interpessoais com os estudantes;
Solicitar feedback dos alunos; Liderança indireta em sala de aula; tratando os alunos individualmente.

6 Postura pedagógica do professor/aprendizagem
Dimensão de relacionamento - a forma como o professor percebe o ensino e administra as diferentes situações comportamentais na relação professor-aluno. Dimensão cognitiva - aspectos intelectuais e técnico-didáticos, que tornam o conhecimento do conteúdo acessível ao aluno.

7 Dimensão de relacionamento
Perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos; Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré-conceitos de natureza pessoal.

8 Dimensão de relacionamento
Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade; Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participar do planejamento da disciplina, assegurando que não seja prejudicado o cumprimento da ementa e o nível de aprendizagem definido nos objetivos da disciplina.

9 Relações interpessoais
Exige desenvolver a inteligência interpessoal; Aprender a lidar com o outro nas situações conflitantes; Ética / Respeito / Valorização

10 Relações interpessoais
perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré-conceitos de natureza pessoal

11 Relações interpessoais
Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade Assumir postura de liderança e não de autoritarismo

12 Postura ética Educar é essencialmente formar
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distancia de uma rigorosa formação ética ao lado da estética. Paulo Freire


Carregar ppt "Relação professor/aluno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google