A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dr. Thomé E. Tavares Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dr. Thomé E. Tavares Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Dr. Thomé E. Tavares Filho
A PRÁTICA EDUCATIVA Dr. Thomé E. Tavares Filho

2 DEFINIÇÃO Atividade de ensino direcionada à determinado público alvo.
Atividade pedagógica aplicada ao desenvolvimento humano. Atividade educacional que visa o desenvolvimento profissional e social . Atividade prática, que aprimora a individualidade.

3 A Prática Educativa como Variável
Uma Variável Multidisciplinar que se aplica aos diversos Saberes das Ciências Exatas, Físicas, Químicas, Ambientais, Animais, Sociais, Educacionais etc. Uma Variável Multimensional que envolve os fatores cognitivos, motivacionais, afetivos, emocionais, e condutuais.

4 Concepção da Natureza Humana
Concepção Mecanicista; Concepção Reducionista. Concepção Fenomenológica.

5 Determinantes da Prática Educativa
Organização Curricular; Definição das Faixas Etárias; Reconhecimento do contexto sócio-cultural do aprendiz; Condições Cognitivas do Aprendiz; Reformulações Curriculares; Promoção da Pesquisa para efeito da Prática Pedagógica; Transposição Didática dos conteúdos pedagógicos.

6 A Função Social da Prática Educativa
A Prática Educativa é promotora da Função Socializadora; Função de Integração Social; Função de Inclusão Escolar; Função da Autonomia Social; Função Formativa para a Emancipação Social; Função do Controle Social; Função da Mudança Social; Função da Mobilidade Social;

7 A função Educativa aplicada ao aprendiz
Função de Ajustamento Individual; Função de Prevenção contra o desvio social; Função de Enfrentamento contra o desvio social. A função do desenvolvimento profissional e da qualidade de vida no trabalho. A função Educativa aplicada ao aprendiz No aproveitamento do conhecimento prévio; Na promoção do conflito cognitivo; Na mudança conceitual; Na identificação do conceito científico; No alinhamento dos fundamentos teóricos; No alinhamento dos fundamentos epistemológicos Na definição dos Paradígmas; Na quebra dos paradígmas; Na renovação e inovação científica.

8 A intervenção da Prática Educativa
A Intervenção através do contexto histórico-estrutural; A Intervenção através da Sociologia da Educação; A intervenção através da Psicologia da Educação; A Intervenção através da Filosofia da Educação: A Educação Tradicional; A Educação da Nova Escola; A Educação dos Estudos Crítico dos Conteúdos. A Educação da Tecnologia do Ensino; A Educação Libertária.

9 Intervenções Históricas da Prática Educativa
A Educação Especial; A Educação Popular; A Educação Inclusiva; A Educação da Escola que Protege.

10 A Função Educativa como base do desenvolvimento profissional
A formação continuada de capacitação profissional; As medidas ergonômicas no ambiente de trabalho; A promoção da Saúde Mental; O ambiente educacional das boas relações interpessoais; O combate ao stréss no ambiente acadêmico; A definição da formação e da identidade do educador. A promoção da Pesquisa no meio educacional. A promoção da Ética e dos Valores Morais no contexto pessoal e social.

11 Redação em Duplas: Os determinantes da Prática Educativa: curricular, organizacional e contextual. A dimensão ético social e didática da Prática Educativa. A função social da Educação: Contradições e paradoxos na Sociedade Pós-Moderna. A Função Educativa: reconstrução do conhecimento e da experiência na problemática do conhecimento educativo. Diferentes perspectivas da interpretação e intervenção da Prática Educativa.

12 “A função básica da Prática Educativa é de se criar, conservar, e de multiplicar valores”.
Thomé Tavares


Carregar ppt "Dr. Thomé E. Tavares Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google