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A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.

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Apresentação em tema: "A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva."— Transcrição da apresentação:

1 A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva de uma formação integral. Para atender todas as especificidades desse público, é necessária a formação de professores que atuem nessa área, fundamentada nos interesses específicos dos alunos EJA, de modo que os conteúdos, os métodos de ensino e o material didático, dentre outras coisas, não afastem esse aluno novamente da escola. Análise do Documento Base do PROEJA; Revisão bibliográfica da produção acadêmico-científica da área; e Dados obtidos através de questionário aplicados a alunos concluintes da Especialização em Proeja EaD - IFES pólo Santa Teresa. A maioria dos alunos souberam da especialização através de amigos ou internet; A média de idade da turma era de 35 anos entretanto, a faixa etária dos alunos era bem diversificada indo de 23 a 52 anos de idade; Em relação à formação acadêmica e a área de atuação, observa-se que a maioria dos alunos leciona a disciplina na qual são formados, sendo poucos os que assumem cargos administrativo. Grande parte dos estudantes cursistas da pós - graduação são formados em cursos relativos às Ciências da Natureza e a Letras; A formação continuada dos docentes intervém na prática cotidiana do professor e o encontro dos educadores que atuam nessa esfera propicia troca de experiências e reflexões que contribuem para mudanças efetivas nos trabalhos realizados em sala de aula. VIVÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM PROEJA: NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA O IFES - fundado em 1909 - visava inicialmente atender aos pobres e desvalidos da sorte. Ao longo dos anos a instituição foi elitizando-se e, na prática, tornando-se fechada aos alunos oriundos de classes populares. Em 2001, com a criação do EMJAT a instituição passa a receber novamente os excluídos pelo sistema. Em 2006 é implementado o PROEJA no IFES campus Vitória. Dos desafios enfrentados, podemos destacar: a elaboração de uma proposta curricular que integrasse a educação básica com a educação profissional e a formação de um quadro de professores preparados para atender aos objetivos do programa. A presença dos sujeitos do PROEJA no IFES afetou drasticamente as práticas pedagógicas e a cultura escolar da instituição, sendo necessária a formulação de uma nova proposta pedagógica para atender a esses sujeitos. A elaboração do Projeto Político–Pedagógico (PPP) dos cursos técnicos integrados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos ofertados pela instituição trouxe mudanças no currículo vigente e avanços em relação à concepção da oferta desses cursos. A fim de gerar conhecimento acerca do programa, ocorre semanalmente na instituição a reunião da formação continuada, onde se reúnem professores, pedagogos e alunos. Conhecer as especificidades do PROEJA e refletir sobre a importância e a necessidade da oferta da formação continuada para os profissionais que nele atuam. 73% dos entrevistados relataram que o motivo que os levaram a procurar essa especialização foi necessidade de aprender a ensinar na EJA. Os números acima revelam que a oferta da especialização pelo IFES é de fundamental importância para que progressos continuem ocorrendo na EJA, pois ampliando o quadro de professores especialistas nessa modalidade estaremos aumentando, também, os conhecimentos produzidos nessa área. Esses dados mostram que a capacitação modifica a concepção e a prática pedagógica do professor reforçando - assim - a importância da oferta desse tipo de especialização.


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