A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3

2 O POR QUÊ DA REFORMA 2. Existência de parâmetros obrigatórios, tanto nos dispositivos legais como em orientações institucionais (UFSC). 1. 1. Existência de uma determinação legal que obriga a TODOS os cursos, Bacharelados e Licenciaturas, a reverem e reorganizarem seus currículos.

3 O Colegiado do Curso decidiu aprovar o relatório inicial da Comissão, definindo a estrutura nele proposta. PROCEDIMENTOS Em função dos dois itens anteriores, foi constituída, em 2002, uma Comissão de Reforma Curricular que tem analisado a atual estrutura do curso, considerando a opinião de professores do curso, outros professores dos Departamentos ligados ao curso, egressos e acadêmicos.

4 1) Lista de todos os dispositivos legais http://www.proto.ufsc.br/reforma/

5 2) Existência de parâmetros obrigatórios, tanto nos dispositivos legais como em orientações institucionais (UFSC): Não se trata apenas de uma reforma da grade curricular. A reforma deve atingir a concepção e atualização do curso. Deve ser, principalmente, uma reforma estrutural, filosófica e metodológica. 2) Existência de parâmetros obrigatórios, tanto nos dispositivos legais como em orientações institucionais (UFSC): Não se trata apenas de uma reforma da grade curricular. A reforma deve atingir a concepção e atualização do curso. Deve ser, principalmente, uma reforma estrutural, filosófica e metodológica. Deve ser elaborado um Projeto Pedagógico. Exigências relativas à carga horária. Deve ser elaborado um Projeto Pedagógico. Exigências relativas à carga horária.

6 Itens do Projeto Pedagógico a ser elaborado: perfil dos formandos nas modalidades bacharelado e licenciatura considerando os novos desafios da profissão; competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas; estrutura do curso; conteúdos básicos e complementares e respectivos núcleos; conteúdos definidos para a Educação Básica, no caso das Licenciaturas; formato dos estágios; características das atividades complementares; formas de avaliação. Itens do Projeto Pedagógico a ser elaborado: perfil dos formandos nas modalidades bacharelado e licenciatura considerando os novos desafios da profissão; competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas; estrutura do curso; conteúdos básicos e complementares e respectivos núcleos; conteúdos definidos para a Educação Básica, no caso das Licenciaturas; formato dos estágios; características das atividades complementares; formas de avaliação.

7 Exigência de atividades e carga horária: –TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) –ATIVIDADES DE EXTENSÃO (AE) –ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS (ACC) –PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PPCC) –ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ES) Exigência de atividades e carga horária: –TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) –ATIVIDADES DE EXTENSÃO (AE) –ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS (ACC) –PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR (PPCC) –ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ES)

8 DA DECISÃO DO COLEGIADO Curso com formação básica comum, com possibilidade de opção pelo Bacharelado, pela Licenciatura ou ambas DA DECISÃO DO COLEGIADO Curso com formação básica comum, com possibilidade de opção pelo Bacharelado, pela Licenciatura ou ambas

9 Características da proposta: Entrada única no vestibular. Possibilidade do aluno concluir apenas uma das habilitações. Possibilidade de retorno para complementação da outra habilitação. Possibilitar aos alunos uma preparação tanto para as atividades de ensino como de pesquisa, além de consultoria e outras. Características da proposta: Entrada única no vestibular. Possibilidade do aluno concluir apenas uma das habilitações. Possibilidade de retorno para complementação da outra habilitação. Possibilitar aos alunos uma preparação tanto para as atividades de ensino como de pesquisa, além de consultoria e outras.

10 levantamento da distribuição das cargas horárias das disciplinas obrigatórias por área e a comparação com cursos correlatos; estudo da forma de inserção das cargas correspondentes às exigências legais nas diferentes disciplinas do curso; levantamento da distribuição das cargas horárias das disciplinas obrigatórias por área e a comparação com cursos correlatos; estudo da forma de inserção das cargas correspondentes às exigências legais nas diferentes disciplinas do curso; O QUE ESTÁ SENDO FEITO AGORA? corte das disciplinas optativas que não vêem sendo oferecidas pelos Departamentos; análise dos pedidos de inserção de novas disciplinas optativas; acompanhamento das atividades institucionais, incluindo a avaliação das condições necessárias para a implementação da reforma curricular. corte das disciplinas optativas que não vêem sendo oferecidas pelos Departamentos; análise dos pedidos de inserção de novas disciplinas optativas; acompanhamento das atividades institucionais, incluindo a avaliação das condições necessárias para a implementação da reforma curricular.

11 Exigência de atividades e carga horária TCC – mudança da forma atual para um estágio mais longo e integrado. AE – 10% do total da carga do curso. ACC – 240 h/aula (monitorias, participações em cursos e monitorias em congressos, etc.). ES – 480 h/aula (a partir da metade do curso) PPCC – 480 h/aula TCC – mudança da forma atual para um estágio mais longo e integrado. AE – 10% do total da carga do curso. ACC – 240 h/aula (monitorias, participações em cursos e monitorias em congressos, etc.). ES – 480 h/aula (a partir da metade do curso) PPCC – 480 h/aula

12 P P C C O que é ? Qual sua finalidade ? Como pode ser desenvolvida em cada disciplina ? O que não pode ser considerado PPCC. O que é ? Qual sua finalidade ? Como pode ser desenvolvida em cada disciplina ? O que não pode ser considerado PPCC.

13 O que é PPCC ? É pensar o conteúdo biológico de cada disciplina a partir da perspectiva do seu desenvolvimento em uma sala de aula do ensino fundamental, médio e outros espaços de educação não-formal na qual atuam os biólogos (parques, reservas, consultorias, projetos, dentre outros). É desenvolver atividades que instrumentalizem o futuro biólogo - professor ou não - a exercer o componente educativo presente nas atribuições profissionais. É pensar o conteúdo biológico de cada disciplina a partir da perspectiva do seu desenvolvimento em uma sala de aula do ensino fundamental, médio e outros espaços de educação não-formal na qual atuam os biólogos (parques, reservas, consultorias, projetos, dentre outros). É desenvolver atividades que instrumentalizem o futuro biólogo - professor ou não - a exercer o componente educativo presente nas atribuições profissionais. É dar oportunidade aos graduandos para que aprendam e pensem o conteúdo biológico como objeto de ensino nos espaços educacionais mencionados acima. É permitir que a formação dos graduandos aconteça orientada também para uma prática educativa que terão como profissionais quando formados. É trazer para nossos alunos discussões de como ocorre a difusão do conhecimento biológico que estamos ensinando em nossas disciplinas nos espaços de educação formal e não-formal. É dar oportunidade aos graduandos para que aprendam e pensem o conteúdo biológico como objeto de ensino nos espaços educacionais mencionados acima. É permitir que a formação dos graduandos aconteça orientada também para uma prática educativa que terão como profissionais quando formados. É trazer para nossos alunos discussões de como ocorre a difusão do conhecimento biológico que estamos ensinando em nossas disciplinas nos espaços de educação formal e não-formal.

14 Permitir que o aluno experimente desde a formação universitária elementos de prática pedagógica que serão seu instrumento de trabalho quando formado. Permitir que questões educacionais sejam debatidas pelo futuro biólogo. Permitir que o aluno experimente desde a formação universitária elementos de prática pedagógica que serão seu instrumento de trabalho quando formado. Permitir que questões educacionais sejam debatidas pelo futuro biólogo. Qual a finalidade das PPCC? Possibilitar uma formação pedagógica mais profunda e adequada para o graduando e compartilhada por todo o curso. Permitir e incentivar que professores das disciplinas de conteúdo biológico também possam contribuir na formação do futuro biólogo educador. Possibilitar uma formação pedagógica mais profunda e adequada para o graduando e compartilhada por todo o curso. Permitir e incentivar que professores das disciplinas de conteúdo biológico também possam contribuir na formação do futuro biólogo educador.

15 Como pode ser desenvolvida em cada disciplina ? Atividade de análise do conteúdo da disciplina nos livros didáticos de ensino fundamental e médio e em materiais paradidáticos. Atividade de produção de textos e outros materiais didáticos e paradidáticos (coleção de lâminas, modelos, jogos, coleções temáticas, material preservado, divulgação científica, sites de internet, dentre outros) para espaços formais e não-formais de educação. Atividade de análise do conteúdo da disciplina nos livros didáticos de ensino fundamental e médio e em materiais paradidáticos. Atividade de produção de textos e outros materiais didáticos e paradidáticos (coleção de lâminas, modelos, jogos, coleções temáticas, material preservado, divulgação científica, sites de internet, dentre outros) para espaços formais e não-formais de educação. Desenvolvimento de projetos temáticos envolvendo os alunos, a escola ou outros espaços não-formais da comunidade. Palestras de professores do ensino básico sobre questões importantes relativas ao conteúdo e à metodologia da disciplina em tela no ambiente escolar. Palestras e discussões com alunos que realizaram seus TCCs (possibilidade de atuação da Empresa Jr.) relacionados com o ensino ou difusão do conhecimento biológico na escola ou em espaços não-formais Desenvolvimento de projetos temáticos envolvendo os alunos, a escola ou outros espaços não-formais da comunidade. Palestras de professores do ensino básico sobre questões importantes relativas ao conteúdo e à metodologia da disciplina em tela no ambiente escolar. Palestras e discussões com alunos que realizaram seus TCCs (possibilidade de atuação da Empresa Jr.) relacionados com o ensino ou difusão do conhecimento biológico na escola ou em espaços não-formais

16 O que não pode ser considerado PPCC: apresentações dos alunos (seminários, textos, trabalhos, etc.) sem conexão direta com (ou não fazendo parte de) um planejamento que ligue diretamente a disciplina biológica específica com a prática pedagógica do futuro professor de ciências ou biologia,apresentações dos alunos (seminários, textos, trabalhos, etc.) sem conexão direta com (ou não fazendo parte de) um planejamento que ligue diretamente a disciplina biológica específica com a prática pedagógica do futuro professor de ciências ou biologia, atividades práticas das disciplinas biológicas específicas que não tenham seu foco no ensino daquele conteúdo,atividades práticas das disciplinas biológicas específicas que não tenham seu foco no ensino daquele conteúdo, apresentações dos alunos (seminários, textos, trabalhos, etc.) sem conexão direta com (ou não fazendo parte de) um planejamento que ligue diretamente a disciplina biológica específica com a prática pedagógica do futuro professor de ciências ou biologia,apresentações dos alunos (seminários, textos, trabalhos, etc.) sem conexão direta com (ou não fazendo parte de) um planejamento que ligue diretamente a disciplina biológica específica com a prática pedagógica do futuro professor de ciências ou biologia, atividades práticas das disciplinas biológicas específicas que não tenham seu foco no ensino daquele conteúdo,atividades práticas das disciplinas biológicas específicas que não tenham seu foco no ensino daquele conteúdo, atividades de extensão não relacionadas a processos de ensino desenvolvidos pelo graduando,atividades de extensão não relacionadas a processos de ensino desenvolvidos pelo graduando, a contagem de horas de ministração de conteúdo biológico específico desvinculado de questões e problemas educacionais/escolares, sob a justificativa de que forma-se o professor com o domínio do conteúdo específico, o que é verdade, mas não suficiente.a contagem de horas de ministração de conteúdo biológico específico desvinculado de questões e problemas educacionais/escolares, sob a justificativa de que forma-se o professor com o domínio do conteúdo específico, o que é verdade, mas não suficiente. atividades de extensão não relacionadas a processos de ensino desenvolvidos pelo graduando,atividades de extensão não relacionadas a processos de ensino desenvolvidos pelo graduando, a contagem de horas de ministração de conteúdo biológico específico desvinculado de questões e problemas educacionais/escolares, sob a justificativa de que forma-se o professor com o domínio do conteúdo específico, o que é verdade, mas não suficiente.a contagem de horas de ministração de conteúdo biológico específico desvinculado de questões e problemas educacionais/escolares, sob a justificativa de que forma-se o professor com o domínio do conteúdo específico, o que é verdade, mas não suficiente.

17 Carga horária atual - Bacharelado

18 Carga horária atual - Licenciatura

19 Carga horária comparativa entre universidades.

20 Perguntas aos Departamentos do CCB Os pré-requisitos hoje existentes para as disciplinas do Departamento são necessários? São eficazes? Detalhar a nova proposta. Qual o seqüenciamento proposto para as disciplinas do Departamento? Os pré-requisitos hoje existentes para as disciplinas do Departamento são necessários? São eficazes? Detalhar a nova proposta. Qual o seqüenciamento proposto para as disciplinas do Departamento? Quanto, em quais e como (atividades previstas) a PPCC e as AE serão desenvolvidas nas disciplinas obrigatórias do Departamento? Qual a ementa e programa de cada uma das disciplinas do Departamento para o novo currículo? Quanto, em quais e como (atividades previstas) a PPCC e as AE serão desenvolvidas nas disciplinas obrigatórias do Departamento? Qual a ementa e programa de cada uma das disciplinas do Departamento para o novo currículo?


Carregar ppt "Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google