A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos."— Transcrição da apresentação:

1 2012

2 QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Verificar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

3 QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar. O ENADE avalia a IES, o curso de graduação e o desempenho dos estudantes: -A avaliação das IES ocorre por meio da identificação do perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. - A avaliação dos cursos de graduação objetiva identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático- pedagógica. - A avaliação do desempenho dos estudante ocorre por meio da comparação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação.

4 CURSOS PARTICIPANTES: O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de Coordenação e Supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE em cada área é trienal. Em 2012, por meio da Portaria Normativa Nº. 6, de 14 de março de 2012, serão avaliados estudantes dos cursos de: ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

5 DAS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES : 1. Do INEP: 1.1 Definição das diretrizes para as provas. As Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral definirão as competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE 2012. 1.2 Divulgação de instruções para o cadastramento eletrônico de estudantes habilitados ao ENADE 2012. 1.3 Divulgação da lista de estudantes selecionados para o ENADE 2012. A lista dos estudantes obrigados à participação no ENADE 2012 será divulgada por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br e pelo site da FIBRA.http://www.inep.gov.br 1.4 Divulgação dos locais de realização das provas. Os locais onde serão aplicadas as provas do ENADE 2012 serão objeto de informação ao estudante obrigado à participação no Exame, em atividade sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante.

6 DAS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DO INEP 1.5 Divulgação do relatório dos estudantes em situação regular. O Inep tornará disponível, a partir do dia 18 de dezembro de 2012, por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br, o Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012. Tal documento subsidiará o registro da situação regular do estudante em relação ao Enade, no respectivo histórico escolar, devendo acompanhar o processo de registro de diplomas. 1.6 Registro da situação de dupla graduação. a) Concluinte/Concluinte: Os estudantes nesta situação deverão optar por uma das provas. Sendo conferido a situação de dispensa para o curso em que o estudante não tenha participado da prova na mesma condição de concluinte habilitada ao ENADE 2012. b) Ingressante/Concluinte: Os estudantes não poderão optar por uma das avaliações, haja vista a dispensa da participação na prova na condição de ingressante, conforme Portaria Normativa nº. 6/2012. Nesse caso, a obrigação está restrita à situação de concluinte.

7 DAS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES 2. DA IES : 2.1- Enquadramento dos cursos nas áreas de abrangência no Enade 2012: Identificar os cursos da IES avaliados na Portaria Normativa nº. 6/2012 e dos anos anteriores. 2.2- Inscrição de estudantes Nos termos da legislação vigente, todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados ao Enade 2012 deverão ser inscritos pela IES para participação no Exame. São dispensados da participação da prova a ser aplicada em 18/ 11/ 2012: Os estudantes ingressantes de cursos avaliados pelo ENADE 2012. Os estudantes concluintes que colarem grau até 31 de agosto de 2012. 2.3 - Alterações de dados cadastrais de estudantes inscritos. 2.4 - Atualização cadastral de cursos. 2.5 - Divulgação da lista dos estudantes selecionados para o Enade 2012. 2.6 - Registro da regularidade junto ao Enade 2012.

8 3 DO ESTUDANTE: 3.1 - Pela verificação da própria inscrição, por meio de consulta pública viabilizada pelo INEP, no período de 21 a 31 de Agosto de 2012. 3.2 – Pela emissão do cartão de informação do estudante. 3.3 – Pela identificação de estudantes em situação de dupla graduação. 3.4 - Na realização das provas. 3.5 - No preenchimento do Questionário do estudante. 3.6 - Acesso ao Boletim de desempenho do estudante. 3.7 - Atendimento especial. DAS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES:

9 CRONOGRAMA 11 a 29 de Junho –Inscrição de estudantes IRREGULARES de anos anteriores 25/Junho a 10/Julho- Atualização cadastral junto a Secretaria Acadêmica Até 10 de Agosto– Definição de diretrizes para a prova 16 de Julho a 17 de Agosto – Inscrições de estudantes avaliados pelo ENADE 2012 21 a 31 de Agosto – Divulgação pública dos estudantes inscritos: verificação por parte do estudante habilitado ao Exame 20 de Setembro – Divulgação eletrônica da lista dos estudantes inscritos e obrigados a participação no ENADE 2012 15 de Outubro a 18 de Novembro – Preenchimento do Questionário do Estudante, de caráter obrigatório e consulta ao local de prova 18 de Novembro – Aplicação de provas 18 de Dezembro – Previsão de divulgação do Relatório de Presença

10


Carregar ppt "2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google