A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004."— Transcrição da apresentação:

1 ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004

2 OBJETIVOS avaliar o desenvolvimento de competências dos estudantes; oportunizar maior amplitude quanto aos objetivos educacionais; articular-se aos demais instrumentos que compõem o SINAES.

3 CONCEPÇÕES ênfase nas expectativas em relação ao perfil profissional que se deseja formar em cada curso; foco de avaliação no desenvolvimento de competências, para além dos conteúdos programáticos previstos.

4 CARACTERÍSTICAS GERAIS aplicação anual (a um conjunto de cursos pré-selecionados); utilização de procedimentos amostrais;utilização de procedimentos amostrais; aplicação de dois instrumentos: uma prova e um questionário.aplicação de dois instrumentos: uma prova e um questionário.

5 SOBRE A PROVA (1) investiga habilidades, saberes e competências fundamentais da área profissional; considera as Diretrizes Curriculares; evidencia: conhecimentos que compõem o perfil profissional, articulação teoria e prática, desenvolvimento do processo pedagógico.

6 SOBRE A PROVA (2) final do primeiro anoa mesma prova é aplicada aos estudantes do final do primeiro ano (7 a 22%) e do último ano (80%) (7 a 22%) e do último ano (80%); valor agregado a comparação dos resultados permite analisar o valor agregado adquirido durante a formação.

7 SOBRE A PROVA (3) Composta de duas partesComposta de duas partes : Primeira parte Primeira parte (componente comum): aplica-se a todos os cursos; avalia aquisição de competências gerais. Segunda parte Segunda parte (componente específico): contempla a especificidade de cada curso no domínio das competências.

8 SOBRE A PROVA (4) Formato da prova: Formato da prova: explora níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão; elabora estudo de caso, questões abertas, situações problemas, contextualizadas; propicia respostas por meio de: escala de respostas, Verdadeiro (V), Falso (F) e Não Sei (NS), múltipla escolha com alternativas problematizadoras.

9 SOBRE A PROVA (5) Formato da prova: Formato da prova: abrangência total do currículo não é exigida; complexidade em níveis diferenciados para estudante de 1º ano.

10 SOBRE A PROVA (6) Formato da Prova: Formato da Prova: enunciados claros, sem abuso de terminologia excessivamente técnica; identidade temática da área assegurada; rigor da avaliação.

11 SOBRE O QUESTIONÁRIO busca informações sócio-econômicas dos alunos e de seus familiares; contempla função social da profissão e aspectos fundamentais da formação profissional.

12 RESULTADOS Âmbito Interno à IES Espaço de Interlocução sobre o processo formativo: Estudante: visibilidade sobre a sua formação; Estudante: visibilidade sobre a sua formação; Professores e Coordenação do curso: avaliação e reflexão sobre o curso; Professores e Coordenação do curso: avaliação e reflexão sobre o curso; Dirigentes da IES: programas e ações comuns de interesse a vários cursos ou específicos. Dirigentes da IES: programas e ações comuns de interesse a vários cursos ou específicos.

13 Âmbito Externo à IES Subsídios aos processos avaliativos do SINAES; Subsídios aos processos avaliativos do SINAES; Componente do SINAES que subsidia a formulação de políticas públicas para a educação superior e o ensino médio. Componente do SINAES que subsidia a formulação de políticas públicas para a educação superior e o ensino médio. RESULTADOS

14 ENADE 1 o Ano do Curso 1ª Parte: 2ª. Parte 1ª Parte 2ª. Parte: Mensuração do Valor Agregado: Valor Agregado VA1 Valor Agregado VA2 ComparabilidadeInter-Cursos Subsídios para a Avaliação dos Cursos de Graduação e Avaliação Institucional SINAES Subsídios para o Ensino Médio Subsídios Educação Continuada ENADE Final do Curso ENADE: Desenho Operacional

15 ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004


Carregar ppt "ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google