A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
DROGAS ·    Qualquer substância que, quando consumida, modifica uma ou mais funções do corpo. DEPENDÊNCIA DE DROGAS ·    É um estado mental, e muitas vezes físico, que resulta da interação entre um organismo vivo e uma droga. Caracteriza-se por uma compulsão de tomar a droga por experimentar seu efeito psíquico e, às vezes, evitar o desconforto provocado por sua aus6encia (OMS/1974). DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA ·      Qualquer droga capaz de causar dependência física ou psíquica. DEPENDÊNCIA FISÍCA ·     É um estado de adaptação do corpo, manifestado por distúrbios físicos quando o uso da drogas é interrompido.

2 DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA
·      Estado cognitivo e comportamental que resulta da interação entre o indivíduo e algum objeto, atividade ou pessoa. ·    É a condição na qual uma droga produz um sentimento de satisfação e um impulso psicológico que requerem o uso periódico ou contínuo da droga, para produzir prazer ou evitar desconforto  (compulsão dirigida ao objeto, em cuja ausência o indivíduo freqüentemente experimenta desconforto). CARACTERÍSTICAS: ·    O indivíduo tem dificuldade em dizer não, enquanto o objeto desejado estiver disponível; ·     O indivíduo é influenciado por pressões contrárias ou incentivos para reduzi-la; ·     O padrão comportamental continuar ocorrendo, mesmo quando houver pressão para que seja reduzido ou eliminado (A característica mais marcante é a continuidade do comportamento, a despeito da pressão para que cesse)

3 DIMENSÕES DA DEPENDÊNCIA
·        Alguns especialistas salientam que a característica crucial da dependência é um estado emocional negativo, ou seja um afeto negativo que o indivíduo sente quando está longe do objeto da dependência. GRAU DE DEPENDÊNCIA (pode ser equacionado com a quantidade de afeto negativo) ·        Vai desde o leve desconforto até a extrema aflição; ·        Grau de dificuldade de ficar sem o objeto da dependência; (para se compreender a dependência psicológica, deve-se voltar a atenção para a poderosa atração e necessidade do objeto e para a aflição causada por sua ausência) MOTIVOS PARA OS PRIMEIROS USOS DA DROGA (OMS/1974- as razões variam de acordo com os interesses individuais, formação, padrões motivacionais e curiosidade)

4 · Satisfazer a curiosidade a respeito dos efeitos da droga;
( Dependentes de drogas geralmente tem prazer em falar sobre as drogas e seus efeitos com descrições de prazer fora do comum. As reações do não iniciado incentivam ou encorajam o exagero e embelezamento. O resultado é que o não abusador sente necessidade ficando motivado a experimentar a droga e vivenciar os efeitos descritos. Muitas vezes é isso que motiva o primeiro uso)   Conseguir uma sensação de fazer parte; (A dependência de droga geralmente envolve um linguajar especial, um certo número de habilidades, novos conhecimentos, etc. para alguns pertencer a um grupo desses, é fator motivador dos primeiros abusos. Os que têm pouco ou nenhum vínculo grupal parecem ser mais sensíveis a esse fator) ·    Expressar independência e as vezes hostilidade (Pode ocasionalmente, o abuso inicial, ser motivado por hostilidade contra os pais ou outras figuras de autoridade, (por envolver substância e atividade ilegais). Ainda, o abuso inicial, às vezes é motivado pela necessidade de expressar independência); ·    Ter experiências agradáveis, novas e emocionantes (Às vezes por motivação em fazer algo excitante, perigoso e agradável (motocicleta)). ·    Melhorar a "compreensão" ou criatividade ·    Favorecer uma sensação de tranqüilidade e relaxamento

5 Outros motivos para se iniciar o abuso de drogas:
Escapar de algo (fuga de estados aversivos) Outros motivos para se iniciar o abuso de drogas: Pressão dos companheiros (sobre os membros não iniciados. Adolescentes que com seu grupo de mesma faixa etária, lutam para aceitação e identificação são mais suscetíveis) ·    Necessidade de realização (Indivíduos que acreditam que as drogas são capazes de propiciar estados ou atributos internos que normalmente só ocorrem através de esforço, luta e outras dificuldades) ·    Conseguir apoio psicológico (Para lidar com fadiga, evitar tomar decisões, reduzir intimidades ou conseguir privacidade, evitar pressões para ser bem sucedido, obter habilidade para enfrentar problemas e resolver conflitos de amadurecimento). Dohner considera que todos esses motivos originam-se de uma necessidade geral de apoio e de algo para enfrentar a vida.

6 QUANDO SE DESENVOLVE A DEPENDÊNCIA
·   Rebelar-se contra algo (quando existe na família uma privação emocional crônica, o uso de drogas pode ser motivado pela rejeição dos valores paternos e por uma tentativa de obter o reconhecimento de outras pessoas ou grupo). O abuso de drogas não é essencialmente diferente do vandalismo do roubo ou outra contravenção. ·  Obter efeito afrodisíaco (crença que a maconha, por exemplo, melhora o desempenho sexual, contudo, não há comprovação científica). QUANDO SE DESENVOLVE A DEPENDÊNCIA ·   Quando há aumento da quantidade e a freqüência da droga; ( meio social, início) ·   Preocupação com as drogas; (o indivíduo fantasia a respeito da droga favorita, organiza e elabora planos para consegui-la. Nessa altura o abusador tem que desenvolver seu próprio comportamento para conseguir a droga.

7 CARACTERÍSTICAS COMUNS
·   Quando se abusa de substância que causam adição, os fenômenos do aumento da dosagem e da preocupação associam-se à tolerância de drogas. SINAIS DA DEPENDÊNCIA CARACTERÍSTICAS COMUNS · Redução dos efeitos iniciais da droga; · Necessidade da droga; · Estabilização da dose; (nível para se sentirem "normais"). ·    Período de abstinência; ·    Recaída. ( Termo usado para designar o restabelecimento da dependência, após um período de abstinência). Adição: termo utilizado para se referir à dependência física Tolerância: Tentativa do corpo de resistir e compensar os efeitos da droga. Tolerância Cruzada: condição em que a tolerância a uma droga resulta em uma diminuição na resposta a uma outra droga ( mistura). Dependência Cruzada: condição em que uma droga impede os sintomas de retirada causados por uma droga diferente. ·      


Carregar ppt "DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google