A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliando os Estilos de Paternidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliando os Estilos de Paternidade."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliando os Estilos de Paternidade

2 Avaliando Estilos de Paternidade
AMOR + Permissivo LIMITES -

3 Pais Permis-sivos CARACTERÍSTICAS
Não colocam limites no comportamento dos filhos. Tendem a deixá-los fazer o que querem, não por falta de interesse, mas para que o filho fique contente. Geralmente, permitem que tomem demasiadas decisões e escolhas sozinhos, sem sua guia e supervisão. Muito amantes e respeitosos das necessidades emocionais do filho. Escutam, se interessam e dão atenção ao filho. Pedem ao filho que mudem seu comportamento ou acreditam que mudará quando for maior.

4 Pais Permis-sivos POSSÍVEIS EFEITOS SOBRE O FILHO
O filho percebe que está no comando e aprende a manipular a seus pais. Cresce com um sentimento interior de insegurança por falta de limites. Pode ter baixa auto-estima por não ter aprendido a controlar-se Tem dificuldades de distinguir entre o certo e o errado, e tende a manipular as regras.

5 Avaliando Estilos de Paternidade
LIMITES - Negligente AMOR -

6 Pais Negli- gentes CARACTERÍSTICAS
Tendem a ser frios, distantes, des-preocupados e a não comprometer-se. Mantém relações por reação e não por princípios. Não corrigem seus filhos até ver-se obrigados e irritados. Inconsistente e imprevisível para disciplinar. Duro e abusivo quando está fora de controle. Reina no lar a atmosfera de NÃO ME AMOLE! Não toma tempo para escutar e animar os filhos.

7 Pais Negli- gentes POSSÍVEIS EFEITOS SOBRE OS FILHOS
Promessas velhas ou descuidadas provocam uma baixa auto-estima. O abandono e a dureza produzem rebelião. Poucos resultados por falta de motivação. Insegurança. Apoiam-se em seus amigos e companheiros, ou grupos anti-sociais.

8 Avaliando Estilos de Paternidade
LIMITES + Autoritário AMOR -

9 Pais Autoritários CARACTERÍSTICAS
Preocupados por submissão e obediência extremas. Inflexível. A obediência é mais importante que as relações. Insensível. Requer obediência sem considerar opiniões, sentimentos ou necessidade dos filhos. Dominador, severo, controle parecido com o militar. Fracassa no ensino de como escolher e tomar decisões. Não é sensível às tendências e traços de caráter dos filhos.

10 Pais Autoritários POSSÍVEIS EFEITOS SOBRE OS FILHOS
A rigidez deforma o espírito e se manifesta por uma atitude retraída ou aberta rebelião. Ao independer-se desafiam aos pais ou rechaçam seus valores e sua religião. Baixa auto-estima e pouca habilidade para ajustar-se à autoridade ou uma conformidade excessiva. Na adolescência tem a tendência de buscar amigos rebeldes.

11 Avaliando Estilos de Paternidade
AMOR + Com Autoridade LIMITES +

12 Pais Com Autoridade CARACTERÍSTICAS
Tem regras claramente definidas, limites e princípios claros. Consistente e flexível. Disposto a escutar as razões antes de tomar decisões. Manifesta amor e compreensão, expressando-o com afeto físico. Se preocupa com as necessidades dos filhos. Dedica-lhes tempo. Ensina os filhos a tomar decisões e a escolher. É amigo dos filhos. Produz uma atmosfera carinhosa no lar.

13 Pais Com Autoridade POSSÍVEIS EFEITOS SOBRE OS FILHOS
A relação cálida e carinhosa com limites tende a construir a auto estima. Alto nível de auto satisfação, pois sabem controlar-se. Saber e entender os limites da estabilidade emocional. Desenvolve a habilidade de tomar decisões independentes e positivas. Tem boa comunicação e mínima rebeldia.

14 Avaliando Estilos de Paternidade
AMOR + Permissivo Com Autoridade LIMITES - LIMITES + Negligente Autoritário AMOR -


Carregar ppt "Avaliando os Estilos de Paternidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google