Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
- LIMITES - DELIMITADORES DA TAREFA ESCOLAR Na relação dos pares educativos: Professor / Aluno; Pais / Filhos; Família / Escola Tânia Franck Garcia- SOE/2009
2
Professor / Aluno Limite de restrição N Ã O
3
Professor / Aluno Todos podem aprender!? S I M
4
Professor / Aluno Dar e tomar competência relacional
O brincar é ação indispensável para que a criança aprenda a viver Dar e tomar competência relacional
5
não são sempre iguais, e não são para sempre.
Limites de restrição não são sempre iguais, e não são para sempre.
6
A educação é arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por
várias gerações. KANT, I. .
7
Família - mundo Aprendizagem Escola
8
Qual é o meu limite? Qual é o seu limite? Os terrenos avizinham-se, mas não são o mesmo. É preciso haver respeito mútuo.
9
A cegueira do conhecimento: o erro e a ilusão
11
Professores pensam que alunos são adultos, mestres, sabedores.
Alunos pensam que o professor é da turma, da galera. Alunos desrespeitam a autoridade do professor. Professores e alunos ficam mais próximos.
12
Vivemos uma crise de autoridade e
F R O N T E I A S Vivemos uma crise de autoridade e de autores; de pensamento e de ação; de responsabilidade; de compromisso...
13
F R O N T E I A S Também vivemos a possibilidade de nos aproximarmos; de nos ajudarmos; de nos entendermos em nossa igualdade humana e em nossa diversidade pessoal, cultural, e histórica.
14
LIMITE DE SUPERAÇÃO
15
De idade, de tempo, de espaço, de habilidades e outros... L I M T E S
M SUPERADOS: De idade, de tempo, de espaço, de habilidades e outros...
16
É preciso, também, criar marcas a serem superadas.
17
...mas é muito chato !!! Todo mundo tem!!! ...eu quero agora!
Linha que marca o fim de uma extensão – superação. ...mas é muito chato !!! Todo mundo tem!!! ...eu quero agora! Geração Delivery
18
A criança explica o adulto
Limite que pode... inspirar confiança: A criança explica o adulto
19
Que tempo eu tenho de Educar?
20
Depois eu vejo... Depois eu faço... Depois te ligo...
Depois te pego... Depois eu faço... Depois eu vejo...
21
Novos Tempos... Nova Organização da Família Modelo... TV Tempo Sossego
22
A criança se constrói Em/na relação
Funcionamento Família...cada um tem uma!
23
Funcionamento Família...cada um tem uma!
24
A modernidade líquida em que
vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos BAUMAN, Z. 2004
25
determinam a construção
O Eu e o Outro e suas diferenças e inter-relações determinam a construção do Eu e das aprendizagens wallon
26
QUEM ORGANIZA? QUEM Laura Monte Serrat Barbosa
QUEM DÁ AS REFERÊNCIAS? QUEM ORGANIZA? QUEM Laura Monte Serrat Barbosa
27
Construção da identidade
28
Expectativa da escola .
29
Tempo...atenção... Currículo Burocracia Sistema Desconhecimento
Estresse Desinteresse Planejamento Currículo Tempo...atenção...
30
A sala de aula é um espaço democrático
31
Queixa CULTO AO “LAUDO”!
32
APRENDIZAGEM “Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se...Crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis..” Alícia Fernandéz, 2001.
33
Agir expressivamente favorece as aprendizagens
34
ESCUTA...ATENÇÃO! As crianças sofrem de falta de
atenção por não receberem atenção! Dr. Outeiral, 2003 ESCUTA...ATENÇÃO!
35
As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção. Dr
As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção! Dr. Outeiral, 2003
36
“Cuidado...seu filho pode acreditar em você” Nathaniel
37
LIMITEs Um organizador
38
O limite que despotencializa é diferente do limite que organiza.
39
Auto-estima é um sentimento desenvolvido durante toda a vida
e decorrente da qualidade das relações interpessoais que a pessoa estabelece
40
Os sentimentos constituem se a partir das relações afetivas que a criança estabelece
41
A falta de limites gera dificuldades COM a aprendizagem
42
A criança precisa acreditar em si mesma para aprender
43
Uma avaliação criativa
Avaliar para intervir Intervir para modificar Uma avaliação criativa
44
possibilidade de poder construir e reconstruir pessoas e formas
Ser professor é viver a possibilidade de poder construir e reconstruir pessoas e formas diferentes e competentes de viver e conviver. Isabel Parolin
45
Educar é um ato de amor e dedicação e requer tempo e disponibilidade.
46
Quem tem tempo de educar?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.