A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?"— Transcrição da apresentação:

1 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
A questão apresentada anteriormente é de fundamental importância! Afinal, a proposição de dinâmicas lúdicas (jogos) com estrutura cooperativa inseridas nas sessões do SESI Ginástica na Empresa deve estar alinhada com as demais intervenções planejadas junto aos trabalhadores. Os Jogos Cooperativos podem contribuir, e muito, com o SESI Ginástica na Empresa. Vejamos, a seguir, alguns dos benefícios!

2 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
1º conjunto de benefícios Jogos Cooperativos desenvolvendo conteúdos procedimentais, incentivando o saber fazer (o trabalho corporal e o movimento em si) nas organizações. Jogos desenvolvendo: habilidades motoras (saltar, saltitar, passar, rebater, girar, agarrar etc), movimentos com ritmos (batendo palmas e/ou pés no chão, cadenciando a movimentação de segmentos corporais), habilidades sociais de comunicação (capacidade de expressão, comunicação não-violenta, formas de interação etc).

3 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
2º conjunto de benefícios Jogos Cooperativos desenvolvendo conteúdos conceituais, abordando o saber de fatos, dados e conceitos sobre estilo de vida ativo nas organizações. Jogos desenvolvendo: conhecimentos sobre o corpo (nomes dos músculos, nomes das articulações, fisiologia básica dos principais sistemas etc), conhecimentos sobre saúde e estilo de vida (como gerenciar o estresse, relação entre atividade física e manutenção do peso corporal, importância dos comportamentos preventivos etc).

4 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
3º conjunto de benefícios Jogos Cooperativos desenvolvendo conteúdos atitudinais, incentivando o saber ser e conviver nas organizações. Jogos desenvolvendo: valores (respeito, amizade, paciência, solidariedade, responsabilidade etc), atitudes (positivas/construtivas), normas (padrões de conduta compartilhados pelo grupo).

5 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Que tal um exemplo real de aplicação dos Jogos Cooperativos em sessão do SESI Ginástica na Empresa? Isso te ajudaria a visualizar melhor a utilização, certo? Então, vamos ao exemplo!

6 QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Imagine a seguinte situação: Turma com cerca de 25 alunos, homens e mulheres com média de 35 anos, operadores de linha de fabricação de produtos alimentícios em importante empresa industrial. Ao final do seu turno, após saírem das instalações fabris, têm sua sessão de ginástica em um pequeno espaço reservado. O professor planejou aulas com Jogos Cooperativos para as próximas duas semanas, e considerando o tempo de cada aula (10’) e o espaço limitado, selecionou o Jogo do Espelho para a aula seguinte. O jogo é simples, mas permite que o professor conduza os alunos/trabalhadores para o alcance de objetivos de aprendizagem relacionados a dois temas do Pentáculo do Bem Estar, e nas três dimensões dos conteúdos. Na próxima tela você verá um quadro com plano de aula e detalhes sobre o Jogo do Espelho:

7 JOGO DO ESPELHO Objetivos de aprendizagem Relacionamento Saudável
Exercitar sua comunicação não verbal para aprimorar relacionamentos saudáveis; Empenhar-se para exercitar sua comunicação não verbal, aprimorando relacionamentos saudáveis; Identificar e localizar os grupos musculares e articulações movimentados durante o jogo; Conteúdos Relacionamento Saudável Conceitual: (não serão trabalhados conteúdos conceituais de relacionamentos nessa aula) Procedimental: Exercício da comunicação (não verbal) Atitudinal: Comprometimento para com o exercício da comunicação (não verbal) Atividade Física Conceitual: Nome dos grupos musculares e articulações movimentados Procedimental: Localização dos grupos musculares e articulações movimentados Atitudinal: (não serão trabalhados conteúdos atitudinais de atividade física nessa aula) Estratégias Aquecimento: em círculo, movimentação das articulações de cintura escapular e pélvica, com prof. identificando músculos e articulações trabalhados; Parte principal: Jogo do Espelho – em duplas, posicionados de frente um para o outro. Um será o chefe, realizando movimentos (elevação do braço D, flexionamento do joelho E, giro da cabeça para D etc) enquanto sua dupla copia sua execução. Após alguns momentos, prof. solicita que invertam suas funções. As duplas serão misturadas após alguns minutos, recomeçando o jogo com novos parceiros. Na parte final do jogo, o desafio a ser superado por todos juntos: em círculo, todos devem expressar corporalmente os temas pedidos pelo prof. – tensão, cansaço, alegria, ansiedade, raiva, relaxamento. O desafio só será considerado vencido se todos conseguirem expressar corporalmente. Volta à calma: enquanto realizam massagem de relaxamento em círculo, prof. indaga sobre nome e localização dos músculos e articulações movimentados no jogo, e sobre as possíveis facilidades e dificuldades percebidas para expressar-se sem utilizar palavras, apenas com movimentos. Diário de Bordo Registros do professor (estar especialmente atento à capacidade dos alunos em nomear e determinar localização de músculos e articulações, à capacidade dos alunos de se fazerem entender através de movimentos, e ao empenho dos alunos em exercitarem sua comunicação corporal sem preguiça ou má vontade): Outras observações do professor:


Carregar ppt "QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google