A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Iniciaremos falando do conceito dos Jogos Cooperativos. A etimologia indica que a origem da palavra conceito é o latim conceptu, que significa concepção ou ato de germinação de um fruto, feto ou pensamento. Em outras palavras, um conceito é a explicação de uma ideia, obtida pela capacidade de conceber pensamentos. Em relação aos Jogos Cooperativos, o conceito explica a ideia de jogar sem priorizar a competição.

2 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
O conceito essencial dos Jogos Cooperativos está resumido nas palavras abaixo: Terry Orlick (1978): Jogos nos quais todos os participantes cooperam, vencem e nenhum deles perde; Brown (1994, p. 24): jogos que “são centrados na união e não no uns contra outros”.

3 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
A compreensão que devemos ter ao falarmos de Jogos Cooperativos é, de fato, bastante simples: Jogos (ou dinâmicas lúdicas) cuja estrutura apresenta predomínio de interações humanas cooperativas, expressas pelo trabalho em equipe para superação de desafios comuns a todos os envolvidos.

4 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Abordaremos agora as características dos Jogos Cooperativos. A etimologia aponta a origem da palavra característica para o grego kharaktéristikós, aquilo que é característico, que serve para distinguir, que particulariza. Em outras palavras, uma característica é uma particularidade marcante, capaz de distinguir algo ou alguém de seus semelhantes. Em relação aos Jogos Cooperativos, as características demonstram sua distinção de outros tipos de jogos.

5 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Terry Orlick (1978), um dos precursores dos Jogos Cooperativos, destaca quatro características: Características Aceitação Cooperação Divertimento Envolvimento

6 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Aceitação: os jogos elevam auto-estima pois cada um de nós tem um papel significativo a desempenhar, sendo parcialmente responsável pelo alcance dos objetivos. Ao ser aceito como parte da equipe, com condições de contribuir para o alcance dos objetivos, você certamente sentir-se-á valorizado, o que elevará sua auto-estima. Cooperação: os jogos desenvolvem habilidades positivas de interação social, como saber trabalhar em equipe. Os desafios apresentados a você e aos demais membros da equipe dificilmente serão superados sem que as melhores competências de cada um sejam utilizadas. A descoberta e valorização dessas competências gera formas de interação social construtivas, positivas, destacando as qualidades (e não as deficiências) alheias.

7 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Divertimento: os jogos precisam manter sua íntima relação com o prazer e a ludicidade. Em uma palavra, com o divertimento! Nada como um jogo sem diversão para afastar as pessoas, gerar irritação e provocar conflitos. Você se interessará mais pelo jogo na medida em que ele mostrar-se divertido. Você viverá plenamente a experiência lúdica se puder aproximar-se das pessoas, compartilhando aprendizagens e experiências. Envolvimento: os jogos estimulam o comprometimento das pessoas, fazendo com que se sintam parte essencial da equipe, envolvidas com os processos e com a busca pelos objetivos. Você perceberá que há uma incrível tendência de aumento do comprometimento.

8 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Inclusão Participação Eliminar agressão Liberdade para Criar Brown (1994), um dos mais respeitados pesquisadores latino-americanos dos Jogos Cooperativos, também aponta quatro características:

9 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Inclusão: os jogos são para todos, sem exceção. Se o grupo possui características heterogêneas, com demandas muito específicas, busca-se a criação de estruturas capazes de agregar a todos. Você participará, independente de nível de habilidade, idade, sexo, ou outra condição qualquer. Afinal, o desafio de incluir as diferenças é parte essencial do processo de jogar cooperativamente. Participação: os jogos necessitam da contribuição de todos para a busca pelos objetivos comuns, mas a decisão sobre o quanto e como cada um participa deve ser obtida pelo diálogo. Você terá voz ativa e dialogará com os demais quanto à intensidade de sua participação, o que contribui para o auto-conhecimento e o exercício da cidadania.

10 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Liberdade para criar: os jogos têm regras flexíveis, facilitando a adaptação a diferentes demandas, a inclusão e participação. Você dá asas a sua criatividade, propondo regras, sugerindo novas estruturas e desafios, experimentando possibilidades inovadoras. Eliminar agressão: os jogos combatem estruturas típicas do confronto, que podem levam à agressão verbal e/ou física. As diferenças precisam ser resolvidas pelo diálogo e pela busca de consensos, isto é, decisões boas para todas as partes envolvidas. Se o confronto levar à agressão verbal e/ou física, você certamente não desejará continuar participando. Ao eliminarmos as agressões, o rico processo de permanecer jogando se torna viável, e todos ganham!


Carregar ppt "CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google