A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO

2 PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Você conhecerá o modelo conceitual do SESI Lazer Ativo, que foi construído com conhecimentos das áreas de Educação, Lazer e Saúde. Essa estrutura está dividida em três aulas, cada uma delas abordando um pilar do SESI Lazer Ativo. O modelo conceitual possibilita que os trabalhadores da indústria sejam beneficiados com o que há de mais atual quanto a pesquisas, estudos científicos e boas práticas sobre estilo de vida ativo e saudável em ambientes laborais. Nesta aula você aprenderá sobre o Pilar Trabalhador que Aprende.

3 PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Para tornar a ideia de pilar conceitual bastante concreta, selecionamos como símbolo um pilar da arquitetura clássica greco-romana, como o mostrado na foto ao lado. Era o pilar que sustentava a estrutura dos templos e das grandes construções, assim como serão os pilares conceituais os responsáveis pela sustentação conceitual do SESI Lazer Ativo.

4 PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Trabalhador que Aprende Trabalhador que se Cuida Trabalhador que se Diverte SESI LAZER ATIVO

5 PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Trabalhador que Aprende SESI LAZER ATIVO Trabalhador que Aprende

6 TRABALHADOR QUE APRENDE
Vamos começar falando de educação. Afinal, se o trabalhador aprende, logo se deduz que alguém o está ensinando alguma coisa, portanto está ocorrendo um processo de ensino aprendizagem. Resumindo, está acontecendo o que chamamos de educação!

7 TRABALHADOR QUE APRENDE
A definição de educação presente no Caderno Metodológico SESI Lazer Ativo foi elaborada a partir das ideias de Brandão (1995): A educação é uma parte do modo de vida dos inúmeros grupos sociais, ocorrendo a todo momento, em qualquer lugar, sempre na busca de tornar comuns os saberes, as ideias, as crenças, enfim, tudo que precisa ser comunitário, transmitido de geração a geração para a própria existência dos indivíduos daquela cultura.

8 TRABALHADOR QUE APRENDE
Você percebeu que Brandão nos fala que a educação ocorre a todo momento, em qualquer lugar? Notou que busca tornar comuns a todos indivíduos uma série de saberes, de ideias e crenças importantes para a vida das pessoas?

9 TRABALHADOR QUE APRENDE
Empresa Outros Associações (de Bairro, Profissionais) Igreja Clube Universidade Escola Na sociedade em que vivemos, são inúmeros os espaços que podem ser considerados educativos, isso é, em que as pessoas ali presentes estão sendo educadas:

10 TRABALHADOR QUE APRENDE
Nas empresas, foco de interesse do SESI Lazer Ativo, a compreensão de sua existência como espaço educativo é recente, tendo sido despertada após trabalhos como o de Peter Senge, que na década de 1990 falava de “organizações que aprendem”.

11 TRABALHADOR QUE APRENDE
Atualmente as empresas percebem que: Trabalhadores com melhor nível educacional Trabalhadores com pior nível educacional Oferecem contribuições mais qualitativas à empresa e à sociedade Oferecem contribuições menos qualitativas à empresa e à sociedade

12 TRABALHADOR QUE APRENDE
É disso que fala o pilar Trabalhador que Aprende: como as empresas são locais onde as pessoas podem e devem aprender, que tal transformá-las em espaços educativos sobre estilo de vida ativo? Os trabalhadores das empresas industriais, ao participarem do SESI Lazer Ativo, estarão aprendendo conhecimentos, procedimentos e atitudes sobre estilo de vida ativo.

13 TRABALHADOR QUE APRENDE
O pilar Trabalhador que Aprende oportuniza aos trabalhadores das empresas industriais a construção e incorporação de conhecimentos sobre os 5 temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Saudável Atividade Física Comportamento Preventivo Gerenciamento do Estresse Relacionamentos

14 TRABALHADOR QUE APRENDE
Dessa forma, o SESI Lazer Ativo assume seu papel com os processos educativos e com o desenvolvimento do trabalhador da empresa industrial, cumprindo a missão da instituição no que se refere às relações entre qualidade de vida e educação.


Carregar ppt "PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google