A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE

2 Esporte - Educação – Cultura
BASQUETE SOCIAL Esporte - Educação – Cultura O esporte representa um grande elemento de identidade nacional e importante meio de inclusão social, sendo comprovadamente uma ferramenta que, se utilizada adequadamente, auxilia a construção e aquisição de valores éticos e morais, permite o desenvolvimento intelectual, e facilita o convívio social de crianças e jovens, além da melhoria de seu bem-estar físico (saúde).

3 PROFESSOR EDUCADOR FORMADOR

4 PROFESSOR / EDUCADOR / FORMADOR
Deve sair do isolamento da quadra e compartilhar formas de enfrentamento de questões comuns e do interesse de todos, contribuições e reflexões sobre como pensar, decidir, comunicar-se e reagir. Trabalhar medos, emoções e incentivar o desenvolvimento da pessoa e de sua identidade.

5 PERFIL Por isso, deverá possuir determinadas características que influenciarão diretamente sua relação com as aulas, tais como: Liderança; Espontaneidade; Boa apresentação pessoal; Autocontrole; Sensibilidade; Entusiasmo; Comunicação; Organização; Criatividade.

6 FUNÇÃO Todo professor tem por objetivo maior fazer com que a criança absorva tudo o que é falado e feito durante as aulas. É importante educar no campo do pensar, perceber, elaborar e decidir. Falar uma linguagem simples e de fácil entendimento. Não precisa antecipar o tempo de aprendizagem, mas ensinar as capacidades motoras e cognitivas (elaboração das informações), respeitando as fases de aprendizagem.

7 FUNÇÃO A criança em idade de formação pouco conhece sobre movimentos que consegue fazer com o próprio corpo no espaço e no tempo, não possui a força necessária de arremesso, lançamento ou salto, não é rápido para decidir o que fazer, não é coordenado... É importante que a criança entenda o que está fazendo, que tipo de escolha deve fazer em uma determinada situação e que possa ter o direito de errar sem ser punido.

8 PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

9 PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

10 PLANEJAMENTO Entendemos que é necessário planejar? O que é planejamento? Qual a finalidade de se planejar o ano, o semestre, o bimestre, a semana e o plano de aula? CONCEITO Elaboração do plano de aula, (análise da estrutura, clima, condição social, psicológica, motora; Avaliação.

11 OBJETIVO Por quê? (Para adquirir conhecimento, resolver os problemas); Para quê? (Formar); O que ensinar? (Conteúdos da base motor e cognitivo); Como ensinar? (De forma lúdica); Como acompanhar? (Saber se estamos chegando onde desejamos); Como organizar a coletividade? (Regras, normas); Como registrar (Anotações, eventos).

12 ENSINAMENTO COMPLEMENTAR
Romper um modelo de esporte que seleciona os melhores e marginaliza os menos hábeis. Acolher crianças e jovens, envolvê-los com a disciplina, a preservação de valores universais como: solidariedade, justiça, ética e liberdade.

13 COMBINAÇÃO METODOLÓGICA
Organização dos exercícios em função de: Tempo/Espaço Agilidade/Equilíbrio Coordenação dos membros inferiores com os membros superiores Visão/Percepção/Concentração Controle de bola e finalização

14

15 FUNDAMENTOS Driblar; Passar e receber; Arremessar; Defender.

16 EMOCIONAL Motivação; Atenção ; Memória; Avaliações.

17 USAR OS QUATRO PILARES NA EDUCAÇÃO
PELO ESPORTE Aprender a ser; Aprender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a conviver.

18 • APRENDER A SER Ser você mesmo. Conhecer suas próprias forças e sentimentos.

19 • APRENDER A FAZER Atuar produtivamente, trabalhar em grupo, respeitar decisões, atitude.

20 • APRENDER A CONHECER Aprender com os erros, acertos, dificuldades e associando as vivências propiciadas pelo jogo com os fatos da vida fora das quadras.

21 • APRENDER A CONVIVER Conviver com as diferenças, cultivando novas formas de participação social. Consciência de si como indivíduo, e do outro, de seu espaço e direito, das regras de convivência coletiva.

22 FUNDAMENTOS

23 DRIBLE DESCOBERTA Com a mão direita Com a mão esquerda Parado
Caminhando Correndo CONHECIMENTO Troca de mão Troca de direção Troca velocidade USAR Situação de jogo Escolha

24 PASSAR E RECEBER DESCOBERTA Comunicação Colaboração Atenção
CONHECIMENTO Parado Em movimento Duas mãos Uma mão USAR Usar em jogo Escolha

25 ARREMESSAR DESCOBERTA Equilíbrio Pés/Pernas Perto/Longe Frente/Lateral
Concentração CONHECIMENTO Parado Em movimento Centro Esquerda Direita USAR Situação de jogo Marcado Livre

26 DEFESA DESCOBERTA Empenho Vontade CONHECIMENTO Adversário/Bola
Posicionamento USAR Situação de jogo Transição do ataque/defesa

27 Contato: FRANCISCO OLIVEIRA Departamento de Mini Basquete Confederação Brasileira de Basketball - CBB fone: celular: nextel: ID 55*12*32141


Carregar ppt "ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google