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O TRABALHO COM PROJETOS
E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
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O TRABALHO COM PROJETOS
O Trabalho com Projeto propicia condições para o desenvolvimento e aprendizagem da criança porque: Envolve a criança como uma totalidade, tanto no desenvolvimento da sensibilidade emocional, moral e ética como na construção de conhecimentos; A criança aprende sobre o que está próximo e o distante, sobre a vida; Pressupõe o protagonismo da criança, seu poder de escolha e negociação;
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O TRABALHO COM PROJETOS
Projeta a criança para além do seu próprio nível de desenvolvimento e fortalece a zona de desenvolvimento proximal; Admite a flexibilidade de ação (professor e criança), permite o acolhimento da diversidade e a compreensão pela criança de sua realidade pessoal e cultural; Permite a criança aprender a dividir tarefas, a compartilhar seus conhecimentos, a fortalecer o sentimento de pertencer ao grupo; Permite o envolvimento contínuo da criança em situações significativas;
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O TRABALHO COM PROJETOS
Favorece aprendizagens de: Saberes - aprende novas informações sobre objetos e pessoas, alarga os horizontes culturais e humanos; Disposições - capacidade de imaginar, de prever, de explicar, de pesquisar e questionar; aprende a ser persistente, reflexiva e aberta a novas idéias, aprende a gostar de aprender;
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O TRABALHO COM PROJETOS
Competências - aprende a cooperar, a fazer trabalho em equipe, a descobrir as potencialidades do seu valor pessoal; a manusear instrumentos científicos de observação e coleta; aprende competências básicas referentes às áreas do conhecimento e às várias formas de expressão e comunicação; Sentimentos - aprende a aceitar-se de forma positiva e aos outros, a lidar com sucesso e insucesso, a partir de erros e dúvidas;
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O TRABALHO COM PROJETOS
O que é importante garantir no desenvolvimento de projetos: O protagonismo da criança durante todo o processo; A escolha de assuntos contextualizados; O tratamento interdisciplinar (auxílio de diversas áreas ou disciplinas); O processo de trabalho em equipe onde todos têm lugar e papel e onde se aprende a conviver de forma solidária; A ênfase na avaliação como instrumento de reconstrução e tomada de consciência do aprendido.
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O TRABALHO COM PROJETOS
Papel da criança Sugere e discute os aspectos a serem abordados no projeto (planejamento do tempo e das atividades); Busca informações, assume como próprio o tema do projeto e aprende a tratar e situar-se frente às informações; Participa da elaboração e decisão de ação; Aprende a negociar sua participação; É co-responsável pelo trabalho, aprende a ouvir sim e não e a decidir com fim determinado; É incluído na análise e na decisão de questões que lhe dizem respeito;
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O TRABALHO COM PROJETOS
Papel do professor Coordena sua ação com a necessidade de propiciar a construção de autonomia pela criança; Preocupa-se em incluir de forma paritária os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais; Propicia diferentes tipos de interação e preocupa-se com a motivação de todos; Preocupa-se em diversificar a área de conhecimento central do projeto promovendo uma situação de não deixar predominar a área de sua preferência.
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O TRABALHO COM PROJETOS
Etapas do projeto (Hernàndez) Determinação conjunta da temática a ser estudada e os princípios norteadores; Definição das etapas: planejar e organizar as ações (divisão dos grupos, definição dos assuntos a serem pesquisados, procedimentos e delimitação do tempo de duração); Socialização periódica dos resultados obtidos nas investigações (identificação de conhecimentos construídos);
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O TRABALHO COM PROJETOS
Estabelecimento com o grupo dos critérios de avaliação; avaliação de cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários;
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