Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro.
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Profa.:Rita de Cássia Dias
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
RADIOATIVIDADE FENÔMENO EM QUE NÚCLEOS INSTÁVEIS EMITEM RADIAÇÕES : PARTÍCULAS (MATÉRIA) E ONDAS (ENERGIA MATÉRIA - PARTÍCULAS ALFA E BETA ENERGIA.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
Comparação entre os tipos de reações:
Fontes e formas de energia
FENÔMENOS NUCLEARES ARTIFICIAIS
Fusão termonuclear controlada
FONTES DE ENERGIA.
Reações Nucleares Artificiais
Aplicações da Radioatividade
ENERGIA NUCLEAR.
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
Campina Grande, Dezembro de 2008
Aplicações de plasmas - 1
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
Estrutura Atômica Aula 1.
Equipe: Leonardo Assis Maria Sueli
Professor: Luciano Fontes Aluno: Allen Talma Ferreira Silva
Usinas NUCLEARES JACÓ IZIDRO DE MOURA.
Energia Renovável e Não Renovável
RADIOATIVIDADE.
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
Fusão Nuclear.
(UFSCar/06) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Fusão e Fissão Nuclear: uma breve introdução
Prof.: Raphael Carvalho
Bomba Atômica Resumo: Um pouco de história Fissão Nuclear
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
Energia Nuclear.
FONTES DE ENERGIA.
ENERGIA NUCLEAR.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Noções de Física Nuclear
Alunos: João Pedro; Sávio
ENERGIA NUCLEAR.
Energia Termoelétrica
Energia Termoelétrica
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
Queima de Combustíveis fósseis
QÚIMICA NUCLEAR.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
Docente : Joelma Saravy
A ESTRUTURA DA MATÉRIA E O ÁTOMO
Nomes: Carolina de Oliveira
Professor: Robinho AULA 4 – QMC E Radioatividade II.
PIBID Seminários de Física
Usinas Nucleares TE033 – Centrais Elétricas
Consumo energético e meio ambiente
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Universidade Federal de Itajubá
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www. quimica Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html

O que é Radioatividade? O problema energético do Brasil.... Prós e contras o uso da energia nuclear! As partículas que formam o núcleo dos átomos (handrons) não são ‘indivisíveis’. Elas são formadas por entidades ainda mais fundamentais, os quarks

Em uma Usina Hidroelétrica, converte-se em eletricidade a energia de movimento de correntes de água. O dispositivo é formado por um turbina acoplada a um gerador.

Se as pás forem movidas por passagem de vapor, obtido por aquecimento da água, como se fosse uma grande chaleira, tem-se então uma Usina Termoelétrica.

Fissão nuclear 235U92 + 1n0  140Ba56 + 93Kr36 + 3 1n0 Reação em cadeia

Urânio enriquecido  A Cada 1000 átomos de urânio, 7 são Urânio 235 e 993 urânio 238  Para que seja possível uma reação de fissão nuclear, deve-se passar a concentração de U-235 de 0,7 % para 3,2 %.  Concentrações maiores de 90 % de U-235 provocam reações em cadeia muito rápidas, de difícil controle, passando a constituir-se uma explosão: é a bomba atômica! Urânio 238: 92 prótons e 146 nêutrons. Sua massa é de 238 Urânio 235: 92 prótons e 143 nêutrons. Sua massa é de 235 Fissão com nêutrons de baixa energia cinética Fissão com nêutrons de elevada energia cinética 238U92 + 1n0  239U92 239U92  239Np93 + 0-1 239Np93  239Pu94 + 0-1

Controle da reação de fissão nuclear Alguns elementos químicos, como o boro, na forma de ácido bórico ou de metal, e o cádmio, em barras metálicas, têm a propriedade de absorver nêutrons, porque seus núcleos podem conter um número de nêutrons superior ao existente em seu estado natural.

A grande vantagem de uma central térmica nuclear é a enorme quantidade de energia que pode ser gerada, ou seja, a potência gerada. E energia liberada da fissão aquece a água sob pressão (160 atm) a qual, com o seu vapor, faz movimentar as turbinas.

Um reator nuclear não pode explodir como uma bomba atômica.

Contaminação x irradiação

Radiação ionizante e a vida

Fusão Nuclear (uma alternativa???) Os gases estão na forma de plasma O campo magnético evita que o plasma atinja as paredes do recipiente, que seriam imediatamente fundidas pela altíssima temperatura.  Em novembro de 1991, o reator JET-Torus, fabricado por um consórcio europeu, conseguiu produzir 2.000.000 de watts, durante 2 s, usando uma mistura de 14 % de trítio e 86% de deutério.

A política nuclear brasileira está sendo redesenhada Fragmentos da entrevista com Aldo Rebelo, ministro da Coordenação política, dada à revista Nuclear Brasil. “... a geração hidráulica é altamente dependente de chuvas, como podemos sentir durante o racionamento de energia em 2001 e 2002. “As energias eólica e solar são pontuais; não são capazes de movimentar um parque industrial”. “... a retomada de Angra 3 é uma questão de Estado brasileiro e não apenas deste governo”. “... em maio...“... cria um grupo de trabalho responsável pelo parecer sobre a continuidade das obras. “... O grupo tem prazo de 180 dias para se manifestar”.

James Lovelock*: energia nuclear é solução para aquecimento global Autor da “Teoria de Gaia” Fragmentos da entrevista dada à revista Nuclear Brasil em setembro/outubro de 2004 “O aquecimento global é o problema mais sério que o mundo enfrenta hoje” “A energia nuclear é hoje um procedimento de engenharia bem estabelecido e está disponível imediatamente”. “A energia nuclear está disponível, é a mais segura, deixa menor rastro e tem combustível para milhares de anos”. Não é a solução ideal (energia nuclear), mas pode nos levar a um mundo melhor onde ela não seja mais necessária, como se fosse uma terapia”.

... e depois de ouvir tudo isso, qual é sua opinião ?

Dicas para leituras na Web  QMCWeb – Revista Eletrônica de Química – UFSC http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/nuclear/index.html  Radioactivity in Everyday Life Vol. 74 No. 5 May 1997 - Journal of Chemical Education http://www-envirinfo.llnl.gov/Everyday_radioactivity.pdf  CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear Apostilas didáticas http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas.asp  Raios X e Radioativiade QNEsc – Áttico Chassot http://sbqensino.foco.fae.ufmg.br/uploads/443/historia.pdf Carbono 14, datando o passado Textos Interativos – NAEQ - Emiliano Chemello http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_29.htm  Marie Curie e a Radioatividade http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/e-museu_quimica_01.htm Dicas de leitura Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www.quimica.net/emiliano Oppenheimer e a Bomba Atômica em 90 min – Paul Strathern - Editora Jorge Zahar, 1998. Revista Brasil Nuclear – Ano 4 – Número 27 – Setembro/Outubro 2004