//. retangulo. c - exibe um retangulo vermelho no vídeo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmo e Programação
Advertisements

Programação para Engenharia I
Linguagem C Estruturas de Seleção.
Linguagem de Programação
Linguagem de Programação
Introdução à Linguagem C
Declarando e Chamando Funções
 São utilizadas para dividir um código maior (mais complexo) em partes menores (mais simples).  Quando uma mesma tarefa é realizada várias vezes em um.
Aula prática 3 Aprofundando em Funções Parâmetros de uma função Uso do return Execução Variáveis Global, local e estática Monitoria de Introdução à.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013
Revisão Luis Antonio Tavares
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo IX Subprogramação e Recursividade.
Linguagem de Programação
30/8/2015(c) Dept. Informática - PUC-Rio1 INF1007: Programação 2 Módulos.
PRE 1002 Éverlin Marques 2015/1.
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C”
Introdução a Linguagem C Professor: Juliano Lucas Gonçalves
1 Aula 06 – Funções Prof. Filipe Mutz Colocar mais exemplos de funções simples no começo.
Respostas dos Exercícios. Lista 1 1.a) Escreva uma função que receba como parâmetro uma temperatura dada em graus Fahrenheit e retorna a temperatura.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
Algoritmos e Programação Prof. Marcos Saúde
Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas
Construção de Algoritmos AULA 05
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Aulas Práticas – 2017
Grupos de Slides No 7. Prof. SIMÃO
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Algoritmo e Estrutura de Dados I
Lógica de Programação I
Programação de Computadores
INF1007: Programação 2 2 – Alocação Dinâmica
Algoritmos e Estruturas de Dados I
INF1007: Programação 2 5 – Tipos Estruturados
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Estruturas de Repetição
Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
Linguagem C Para programadores Python
INF1007: Programação 2 9 – Tipos Abstratos de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Prof. Wellington Franco
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Algoritmos e Estruturas de Dados I
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Aulas Práticas
Fundamentos de Programação 1
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Algoritmos e Lógica de Programação
Programação de Computadores I – Arquivos
Algoritmos e Estruturas de Dados I
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Aulas Práticas
UNIDADE 7 Tipos estruturados
Programação de Computadores I – Ponteiros
Desenvolvimento de Sistemas
Aula 22 Modularização 22/10/08.
Fundamentos de Programação 1
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Programação de Computadores I – Arquivos
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Aulas Práticas
Fundamentos de Programação 1
Programação de Computadores I – Ponteiros
DHD – Desenvolvimento em Hardware
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Fundamentos de Programação 1
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Linguagem C Linguagem Imperativa
Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 02 – PROF. WELLINGTON TELLES.
DHD – Desenvolvimento em Hardware
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Fundamentos de Programação 1
Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 04 - PROF. WELLINGTON TELLES.
Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 05 - PROF. WELLINGTON TELLES.
Transcrição da apresentação:

//. retangulo. c - exibe um retangulo vermelho no vídeo //* retangulo.c - exibe um retangulo vermelho no vídeo */ #include <stdio.h> #include <conio.h> #include <time.h> void exibe (int c, int x, int y) { _gotoxy(x,y); putchar(c); } void retangulo (int x1, int y1, int x2, int y2, int c){ int x, y; _textcolor(c); exibe(218,x1,y1); _sleep(1); exibe(191,x2,y1); _sleep(1); exibe(192,x1,y2); _sleep(1); exibe(217,x2,y2); _sleep(1); for(x=x1+1; x<=x2-1; x++) { exibe(196,x,y1); _sleep(0.2); exibe(196,x,y2); _sleep(0.2); } _sleep(1); for(y=y1+1; y<=y2-1; y++) { exibe(179,x1,y);_sleep(0.2); exibe(179,x2,y);_sleep(0.2); } _textcolor(7); } int main (void) { retangulo(10,5,70,20,63); // 4 = vermelho _gotoxy(1,25); return 0;

/. São dadas duas provas (p1, p2) e dois trabalhos(t1, t2) /*São dadas duas provas (p1, p2) e dois trabalhos(t1, t2). Calcule a média considerando somente a maior nota da prova e a maior nota do trabalho*/ #include <stdio.h> float maior(float a, float b) { if ( a>b ) return a; else return b; } float media(float a, float b) { float c; c = (a+b)/2; return c; } int main(void) { float p1, p2, t1, t2, m; printf("provas: ?"); scanf("%f %f", &p1, &p2); printf("traqbalhos: ?"); scanf("%f %f", &t1, &t2); m = media(maior(p1,p2),maior(t1, t2)); printf(" \nMedia = %.1f\n", m); return 0; }

Exercício 1 – passagem de parâmetro por valor Crie uma função (que você criou) para receber dois valores reais (a,b) e devolver o valor a^b( a elevado a b). Use esta função para calcular e mostrar a ^b onde (a,b) são dois parâmetros locais que devem ser lidos pelo programa principal. Teste para a=1 e b=1; a=1 e b=2; a=2 e b=1; a= 3e b=2; a=4.37 e b= 2.5. #include <stdio.h> #include <math.h> float a_pot_b(float a, float b) { // coloque aqui os cálculos da função } int main(void) { /* coloque aqui: a entrada de dados; o uso da função e a saída de dados. */ return 0; }

Exercício 2 – passagem de parâmetro por referência Faça uma função para receber: altura, largura e o comprimento (a, l, c) de um paralelepípedo. Calcular e fornecer: o volume (a.l.c) e a área total (2.a.l + 2.a.c + 2.b.c). Esta função deve pirâmide quadradade um cone e fornecer . #include <stdio.h> void a_vol(float a, float b, float c, float *area, float *volume) { /*coloque aqui o cálculo da área e volume*/ } int main(void) { //defina as varáveis e tipos //Faça a leitura das três dimensões do paralelépípedo a_vol(x,y,z, &area, &volume); printf("Area = %.2f Volume = %.2f\n", area, volume); return 0;

Exercício 3- Estrutura de registro: typedef Crie uma estrutura registro clima para armazenar hora (int) e temperatura (float). Leia dois registros com suas temperaturas e horas correspondentes. Informe qual a maior temperatura e a que horas ocorreu. #include <stdio.h> typedef struct {float temperatura; int hora;} clima; clima temp_dia[2]; int main(void) { int i, imax; for (i=0; i<=1; i++) {printf("\nDigite temperatura e hora"); scanf("%f%d", &temp_dia[i].temperatura, &temp_dia[i].hora); } for (i=0; i<=1; i++) {printf("\n%.2f%d\n", temp_dia[i].temperatura, temp_dia[i].hora); } if ( temp_dia[0].temperatura > temp_dia[1].temperatura ) imax=0; else imax=1; printf("\n t max = %.1f\n",temp_dia[imax].temperatura); return 0; }

Exercício 1- solução #include <stdio.h> #include <math.h> float a_pot_b(float a, float b) { return pow(a,b);} int main(void) { float x=3.2, y=1.4, z; z=a_pot_b(x,y); printf("%.2f^%.2f=%.2f\n", x,y,z); return 0; }

Exercício 2 – passagem de parâmetro por referência-solução #include <stdio.h> void a_vol(float a, float b, float c, float *area, float *volume) { *area = 2*(a*b+a*c+b*c); *volume = a*b*b;} int main(void) { float x=1, y=1, z=1, area, volume; a_vol(x,y,z, &area, &volume); printf("Area = %.2f Volume = %.2f\n", area, volume); return 0; }

Macros e Funções. Processos envolvidos na IDE .h .lib Pre-processador Compilador Linkeditor .exe Prog.c .obj

Pelles C Pelles C  IDE (Interface Development Environment): Edita; compila; liga; executa. Arduino  IDE com HW e SW integrados

Fases para execução de um programa Edição do programa: código-fonte; Pre-processador: Inclusão de bibliotecas (#include e #define). Compilador: Tradução do código-fonte em forma intermediária de linguagem (.obj); Linkeditor: Inclusão de funções de biblioteca e transformação em programa executável. O Pre-processador tem capacidade de executar alterações ao programa fonte através de diretivas embutidas no código-fonte:

Formas de uso das diretivas #include A diretiva include quando executada pelo pré-processador, faz com que uma cópia do arquivo seja incluída no programa. 1 - #include <arquivo_do_compilador> Uma cópia do arquivo_do_compilador é incluída no programa. Exemplo: #include <stdio.h> Inclui cópia do arquivo stdio.h existente no compilador

Formas de uso das diretivas #include 2 - #include “arquivo_do_programador” Uma cópia do arquivo_do_programador é incluída no programa. Exemplo: /* "port.h" */ #define algoritmo int main(void) #define inicio { #define fim } #define exiba(mensagem) puts(mensagem) Crie o arquivo e salve como port.h : Save as; Na opção Tipo, escolha: Include File (tipo .h)

Faça um programa que defina pi = 3,14 Faça um programa que defina pi = 3,14. Receba o raio e calcule a área de um circulo: s=pi * raio raio #include <stdio.h> #include <conio.h> #define algoritmo int main(void) #define inicio { #define fim } #define exiba(mensagem) puts(mensagem) #define PI 3.14 float r, area; algoritmo inicio exiba("Digite o raio: "); scanf("%f", &r); area=PI*r*r; exiba("Area = "); printf("%f\n", area); fim

Uso de #include “port.h” /* arquivo port.h */ #define algoritmo int main(void) #define inicio { #define fim } #define exiba(mensagem) puts(mensagem) #define PI 3.14 //salvar o arquivo com extensão .h

Criação de arquivo de biblioteca .h

Cont. Crie o arquivo fonte portugues2.c. Salve com a extensão .c #include <stdio.h> #include "port.h" algoritmo inicio exiba("alo"); fim