Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
Advertisements

Cartas do Novo Testamento
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
HISTÓRIA DA IGREJA.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Convertei-vos Clique....
Projeto de Artes.
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
Perguntas Bíblicas ATOS DOS APÓSTOLOS EBD Prof.Zazá Começar Jogo.
QUIZ DO SAULO CLASSE NAZIREU Iniciar Quiz.
Professor: José Edimilson Kober
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
Cristianismo, unidade e diversidade
Atos dos Apóstolos Justificando a existência da Igreja.
CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISE DE ROMA E ANTIGUIDADE TARDIA
A História de Deus Parte 3
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Igreja-Mãe.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Arte Cristã Primitiva.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Santo André, Apóstolo.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Tríduo em louvor á São João Batista
São Judas Tadeu.
ADVENTO A Caminho do Natal
1.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Panorama do Novo Testamento
Introdução ao Novo Testamento
Introdução ao Novo Testamento.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Catequese 2.
HISTÓRIA DA IGREJA A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.
Perguntas Bíblicas Começar Jogo ATOS DOS APÓSTOLOS CATEQUISTA : ANDRÉ
Cesar e Deus.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
BATISMO Na Bíblia e na História.
A verdadeira conversão
Virgem das Três Mãos “Eu não venero a matéria, mas o criador da matéria, que se fez matéria por mim e se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
Vimos a estrela e viemos
Epifania do Senhor Site 100% Católico:
Cristianismo A face humana de Deus.
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR
1.1 Poderes e Crenças – Multiplicidade e Unidade
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
4ª AULA PARA INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES Data:19/07/2015
Como o Império Romano chegou ao fim?
–como –caminho –espiritual –e pastoral Cuidar da vida.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
HISTÓRIA DA IGREJA.
Contexto. Império Romano caracterizou-se por: Roma + 46%templo + 14% + 60% tributo Exército Pax Conquistas tributo.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
A crise de Roma e o Império Bizantino
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011 HISTÓRIA DA IGREJA Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011

Werbson Beltrame Pereira HISTÓRIA DA IGREJA (Antiga 0 – 476) Werbson Beltrame Pereira

HISTÓRIA DA IGREJA Queda do Império Romano do Ocidente Tomada de Constantinopla pelos turcos Revolução Francesa

Preliminares – o que é preciso saber antes... História da Igreja é uma disciplina sublinhar da Teologia. Sendo assim, o olhar não é de um simples historiador. De outro vértice, supõe o dado da fé – Crer para compreender.

Porque estudar a “História da Igreja? A história é o lugar da revelação e da manifestação de Deus. Entender no decorrer dos períodos a importância da Tradição.

Afinal, de que Igreja falamos?

O evento Jesus Cristo Quando nasce Jesus, governa o mundo romano Otaviano Augusto e Herodes (o grande) era o rei da Palestina – cidade dependente de Roma.

População Saduceus Zelotas Outros Grupos Samaritanos Essênios

Os Fariseus observavam rigidamente a Lei (Escribas e alguns sacerdotes Os Fariseus observavam rigidamente a Lei (Escribas e alguns sacerdotes. Do aramaico = separados). Saduceus eram mais políticos do que religiosos. Agiam em oposição aos Fariseus (Sadok – remetia ao nome do sumo sacerdote hebreu do tempo de Salomão; ). Essênios formaram uma comunidade ascética fervorosa com uma elaborada regra de vida. O nome ‘essênio’ deriva talvez do aramaico “hasjâ” que quer dizer “santo, puro”. Os Zelotas eram observadores e muito ‘zelosos’ da Lei, rejeitando ao máximo a o paganismo. Se fosse preciso, combatiam com espadas contra a dominação estrangeira. Samaritanos eram descendentes dos habitantes do ex-reino de Israel eram muito discriminados. (habitantes da Samaria)

Os Fariseus observavam rigidamente a Lei (Escribas e alguns sacerdotes Os Fariseus observavam rigidamente a Lei (Escribas e alguns sacerdotes. Do aramaico = separados). Saduceus eram mais políticos do que religiosos. Agiam em oposição aos Fariseus (Sadok – remetia ao nome do sumo sacerdote hebreu do tempo de Salomão; ). Essênios formaram uma comunidade ascética fervorosa com uma elaborada regra de vida. O nome ‘essênio’ deriva talvez do aramaico “hasjâ” que quer dizer “santo, puro”. Os Zelotas eram observadores e muito ‘zelosos’ da Lei, rejeitando ao máximo a o paganismo. Se fosse preciso, combatiam com espadas contra a dominação estrangeira. Samaritanos eram descendentes dos habitantes do ex-reino de Israel eram muito discriminados. (habitantes da Samaria)

150 a. C. (?) A seita no deserto Os essênios se fixam em Qumran, às margens do Mar Morto. Esses, rejeitam as autoridades de Jerusalém, que eram complacentes com a helenização.

L’ebraico ‘anawim’ significa “umili” o “poveri” Outros Grupos Outros Grupos Dentre os grupos judeus existiam outros grupos ‘menos importantes’ de pouco influência política e social. A maioria formavam a categoria dos “Anawim” eram os que representavam aquela parte da população que viviam a Lei com simplicidade e fidelidade com uma forte recordação do espírito profético. Dentre os grupos judeus existiam outros grupos ‘menos importantes’ de pouco influência política e social. A maioria formavam a categoria dos “Anawim” eram os que representavam aquela parte da população que viviam a Lei com simplicidade e fidelidade com uma forte recordação do espírito profético. L’ebraico ‘anawim’ significa “umili” o “poveri”

Onde? Como e quando nasce a Igreja?

Os cristãos estavam amedrontados diante da situação que se encontravam

Diante de Jesus Revelação Incredulidade Rejeição Fé

Proximidade do Jesus Histórico e dos Apóstolos A novidade do cristianismo: conversão e adoção de um outro estilo de vida – um novo “caminho”. Somos gente da esperança, que caminha rumo ao pai. Somos povo da aliança que já sabe aonde vai..

Testemunhar a fé em “radicalidade evangélica” O martírio como ‘perfeição da vida cristã’: uma sublime identificação com Cristo. Martírio de Estevão – Influência na conversão de Paulo

Pedro e Paulo: duas colunas da Igreja Concílio de Jerusalém: Paulo retorna da Antioquia com Barnabé onde informa a comunidade os resultados de suas pregações entre os pagãos. cristãos Étnico Judeu

Jesus Cristo e a proveniência do Novo Testamento

Batismo e Eucaristia

Em 64 Roma “foi incendiada” . Nero e a perseguição aos Cristãos Nero foi o primeiro imperador que perseguiu declaradamente o cristianismo. O mesmo comandou a morte de um grande número de cristãos para dar como espetáculo ao povo. Em 64 Roma “foi incendiada” .

Neste período da história, a precariedade caracteriza a situação dos cristãos neste perigo de a qualquer momento serem denunciados Ser reconhecido e chamado de cristão nesta época é motivo de perseguição.

O significado do culto aos mártires e relíquias O significado do culto aos mártires e relíquias. Dentre os mártires temos até mesmo um papa: Fabiano, romano, eleito em 236 e morto mártire em 250 enquanto celebrava a Eucaristia. O governo era do Imperador Décio.

Santo Atanásio

Da política de tolerância a oficialização do Cristianismo E 260 Valeriano se torno prisioneiro do rei da Pérsia e seu filho Juliano, não só estabeleceu a paz com os cristãos, mas restituiu os bens confiscados. Em 311 foi publicado um edito de tolerância. 324 Constantino assume o império. Se converte ao cristianismo e reconhece oficialmente o cristianismo como religião do Império

Uma nova forma de vida e testemunha diante da sociedade Nascimento da organização Eclesiástica. Nascem as dioceses e paróquias. Bispos Presbíteros Diáconos Pouco a pouco a Igreja vai sendo reconhecida oficialmente pelo Estado com características políticas, jurídicas privilegiadas. Com isso o imperador acaba assumindo o papel de representante terrestre da majestade divina.

Surgimento do Monaquismo – forma inicial da Vida Religiosa Cristã. Surge na Igreja um martírio incruento: os consagrados da “Santa Rebeldia” (após 313 d.C). Surge a época dos grandes concílios...e das grandes heresias... Surgimento do Monaquismo – forma inicial da Vida Religiosa Cristã. Anacoretismo Cenobitismo Monaquismo: vem de monos = sozinho. Eremitas: do grego “eremos” deserto. Anacoreta: do grego “anakorein” retirar-se. Cenobitismo ( vida comum).

Em torno dos mosteiros emergem pólos de irradiação evangélica: “o ministério do aconselhamento espiritual”.

O pastoreio como fonte espiritual – As contribuições originais dos Santo Padres (ou padres da Igreja): João Crisóstomo (+407) sensibilidade social. No oriente Agostinho de Hipona (+430). Ardente busca pela verdade e do sentido existencial. Promove a vida em comum de seus clérigos. No ocidente São chamados “Padres da Igreja” os escritores eclesiásticos que uniram em si características de uma vida santa e de sabedoria do fim da época apostólica até o século VIII