A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo (MT 26,28). A expressão “Novo Testamento” foi usada inicialmente por São Paulo ( 2 Cor 3,6.14) para caracterizar as disposições novas e definitivas inauguradas por Cristo, que regem as relações entre Deus e seu povo.

3 A partir do II século passou a designar o conjunto dos escritos neotestamentários. Já no final do I século os livros do NT gozavam na igreja de autoridade igual à das Sagradas Escrituras do AT ( 2 Pd 3,15-16). Isso não se compreende sem a autoridade de Jesus Cristo e de seus ensinamentos, expressos pela pregação apostólica.

4 Nos primeiros decênios da Igreja os ditos e fatos relacionados com Jesus foram conservados e transmitidos oralmente pelos apóstolos. Guiados pelo Espírito Santo, na pregação eles testemunhavam sua fé em Jesus Cristo como Messias, Salvador, Ressuscitado, Filho de Deus e juiz dos vivos e dos mortos. Preocupavam-se também em transmitir com fidelidade o que Jesus tinha dito e feito, procurando entender o sentido de tudo para a vida da comunidade.

5 As necessidades da catequese levaram a organizar esquemas, conjuntos de parábolas, de milagres e de palavras de Jesus, que mais tarde seriam incluídas nos evangelhos. De grande importância eram também as reuniões litúrgicas. Nelas reinterpretavam-se textos das Sagradas Escrituras à luz da fé pascal da comunidade nascente, recordava-se a última ceia, a paixão, a morte e a ressurreição do Senhor.

6 Dentro da Igreja, portanto, não só eram conservados, mas inclusive reelaborados os materiais dos futuros evangelhos. Esta elaboração era conduzida pelo Espírito Santo e condicionada pelos fatos vividos pela Igreja, como no-lo recordam os Atos dos Apóstolos: a criação dos diáconos, a perseguição da Igreja e o martírio de São Estevão, a pregação do Evangelho na Samaria, o batismo do pagão Cornélio, a pregação do Evangelho entre os pagãos por obra de Paulo e Barnabé, o Concílio dos Apóstolos que abriu as portas da Igreja aos pagãos e regulamentou a convivência destes com os Judeus- Cristãos.

7 Os primeiros escritos a surgirem foram as epístolas (cartas) de S. Paulo, a partir do ano 50. Nelas Paulo procura dar uma resposta aos problemas peculiares de cada comunidade, que ele orienta, instrui e exorta.

8 Quando morrem os primeiros apóstolos, as testemunhas oculares da vida, morte e ressurreição do Senhor, surge a necessidade de escrever os ensinamentos deles recebidos, ensinados e vividos no seio das comunidades. Assim começa a redação dos Evangelhos e demais escritos do NT.

9 Pelo final do I século a coletânea dos 27 livros está completa e pode ser assim dividida: Mateus os quatro Evangelhos Marcos, - Livros Históricos: Lucas e João e os Atos dos Apóstolos; - Livros Didáticos : as catorze epístolas ( cartas) de São Paulo e as sete epístolas “ católicas”; - Livro Profético: Apocalipse.


Carregar ppt "Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google