A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)"— Transcrição da apresentação:

1 E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)
O NOVO TESTAMENTO E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)

2 OS PRIMEIROS CRISTÃOS ANUNCIAVAM JESUS CRISTO COM OS LIVROS DO A. T
OS PRIMEIROS CRISTÃOS ANUNCIAVAM JESUS CRISTO COM OS LIVROS DO A.T., POIS O N.T. AINDA NÃO EXISTIA Jesus não deixou nada escrito … Os Apóstolos começaram a pregar dizendo quanto Jesus tinha feito e ensinado. Surgiram assim uma série de resumos que circulavam nas comunidades. Estes resumos serviram de base, mais tarde, para os Evangelhos.

3 SÃO CHAMADOS EVANGELHOS SINÒPTICOS
MATEUS Era do grupo dos doze MARCOS Não era do grupo dos doze LUCAS Não era do grupo dos doze MATEUS – MARCOS - LUCAS SÃO CHAMADOS EVANGELHOS SINÒPTICOS Postos em colunas paralelas dizem as mesmas coisas com algumas diferenças nos pormenores JOÃO era do grupo dos doze Não segue a mesma ordem dos Sinópticos

4 A SERVIÇO DA COMUNIDADE
OS EVANGELHOS: 4 RELATOS DE CATEQUESE DAS COMUNIDADES A SERVIÇO DA COMUNIDADE

5 Evangelho de São Mateus Apóstolo
É representado pela figura de um homem porque começou o seu Evangelho com a genealogia de Jesus Cristo (ver…) É o Evangelho mais cumprido e é o 1º da lista porque fala do cumprimento das escrituras do AT em Jesus Cristo, Filho de Deus. O texto original em aramaico foi escrito pelos anos Bem cedo foi traduzido em língua grega (anos 62-70) Dirige-se principalmente aos judeus convertidos. Citando o A.T., tem o cuidado de mostrar como Jesus é o herdeiro das promessas feitas por Deus a David, o Messias prometido pelos profetas.

6 O Evangelho de S. Mateus: Em Jesus revela-se o amor fiel de Deus
Jesus é o «novo Moisés» que cumpre as promessas do Antigo Testamento. Jesus é o Messias, o Filho de Deus que com palavras e obras,que cumpre as Escrituras. Jesus apresenta-se como o «Emanuel» o Deus «próximo», que fala à sua Igreja e a envia em missão, mas com uma certeza: «estarei convosco até ao fim dos tempos».

7 Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Mc 1,1)
O Evangelho de São Marcos Marcos é representado por um leão porque começou o seu Evangelho no deserto, onde moram as feras. Tinha uma casa em Roma, onde a comunidade se reunia. Escreveu o seu Evangelho a partir da pregação de São Pedro, nos anos Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Mc 1,1) Os milagres de Jesus revelam a Sua bondade e a divindade. Sublinha os sofrimento de Jesus, a Sua paixão dolorosa e morte na cruz. O seu Evangelho dirige-se aos cristãos convertidos vindos do paganismo, gregos ou romanos.

8 O Evangelho de S. Marcos: Jesus é o Filho de Deus, o Messias sofredor
Jesus é o Filho de Deus (Mc 1,1). Deus amou-nos com um amor custoso. Ele encarnou em si próprio a Vontade do Pai, até as últimas consequências, aceitando a Paixão e a morte na cruz. O Cristo é vivo, ressuscitou, é glorioso, mas antes passou pela cruz, o preço da nossa libertação.

9 O Evangelho de São Lucas
É representado pelo touro porque começou o seu Evangelho falando do Templo, onde se imolavam os bois. São Lucas era médico, não conheceu Jesus, mas foi discípulo de São Paulo. Converteu-se por volta do ano 40. Ele escreveu, depois “de ter investigado diligentemente tudo, desde o princípio” (Lc 1,3) Jesus, Filho de Deus, revela o rosto de Deus, Pai misericordioso. É o evangelista que nos fala do nascimento de Jesus, acolhendo o testemunho de Maria, mãe de Jesus Ele quer fortalecer a fé dos cristãos, vindos do paganismo, gregos ou romanos.

10 Jesus revela a Misericórdia de Deus
O Evangelho de S. Lucas: Jesus revela a Misericórdia de Deus Jesus, com palavras e obras, revela que Deus é Pai, um Pai misericordioso. No capítulo 15 encontramos as três parábolas da misericórdia. Jesus convida a imitar a misericórdia do Pai: «sejais misericordiosos como Vosso Pai celeste». Mesmo no alto da cruz tem palavras de misericórdia: «Pai perdoa porque não sabem o que fazem».

11 O Evangelho de São João É representado por uma águia pelo elevado estilo do Seu Evangelho, que fala da Humanidade e Divindade de Jesus Cristo. Contém a revelação mais completa do Mistério da SS. Trindade e do Mistério da Presença real de Jesus na Eucaristia. João era o mais novo dos Apóstolos, tinha apenas 19 anos quando recebeu o chamamento de Jesus. Foi único Apóstolo que ficou aos pés da Cruz, com Maria, Mãe de Jesus. Escreveu por volta dos anos 90. Quer confirmar na fé os cristãos vindos do paganismo. Escreveu também 3 cartas.

12 4 relatos que revelam o Amor de Deus
Os Evangelhos: 4 relatos que revelam o Amor de Deus Deus encheu-nos com o Seus Amor derramando o Espírito Santo em nossos corações. Um amor que chama à conversão: * em Marcos é um amor sofredor; * em Lucas, um amor misericordioso; * em Mateus um amor fiel; * em João é um amor filial. Deus chama-nos a uma relação íntima com Ele, até nos tornarmos “filhos de Deus” em plenitude.

13 O Livro dos Actos dos Apóstolos
Foi escrito por São Lucas. É, de facto, a continuação do 3º Evangelho. Pode ser chamado o Evangelho do Espírito Santo. Nos cap fala de São Pedro Nos cap de São Paulo (16 cap.) Lucas era médico, recolheu as informações … mas tendo acompanhado o Apóstolo São Paulo escreveu como testemunha direito utilizando o “nós” Foi escrito nos anos Fala da experiência da Igreja primitiva … não tem conclusão … “Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» (At 1,8)

14 SÃO PAULO: O PRIMEIRO ESCRITOR DO N.T.
No NT encontramos 14 cartas de São Paulo, dirigidas às comunidades por onde ele passou anunciando o Evangelho. A primeira é a 1ª Carta aos Tessalonicenses (ano 50 d.C.) Foram escritas para responder aos problemas que iam surgindo nas comunidades. Contudo, S. Paulo era um rabino, e, convertido ao cristianismo, como profundo conhecedor do AT, sublinhou a grande novidade do cristianismo. Sou Israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim (Rom 11,1)

15 As 7 cartas “católicas” Tg – 1Pt – 2Pt – 1Jo – 2Jo – 3Jo - Jd
Chamam-se assim porque não são dirigidas a uma comunidade particular, mas sim a Igreja. A palavra “Católica” significa “Universal”

16 O Livro do APOCALIPSE Caracteriza-se por imagens grandiosas e simbólicas, constituídas por elementos da natureza, apresentadas em forma de visões e “explicadas” ao vidente por um anjo. Responde a questão: Quem manda no mundo? Os tiranos, os senhores da terra, ou o Senhor do Céu?

17 A BÍBLIA É UM LIVRO RELIGIOSO
Contém a “catequese” que nos leva à Vida Eterna Não é um livro de história ou de geografia, tampouco é um livro cientifico … Os autores humanos escreveram por inspiração do Espírito Santo. Escreveram segundo seus próprios conhecimentos e culturas, mas sempre fieis à Palavra que Deus queria dizer aos homens. Eis que renovo todas as coisas. Escreve porque estas palavras são verdadeiras. Eu sou o Alfa e o Ómega, o principio e o fim. A quem tem sede, darei a beber da fonte da água viva (Ap 21,5-6)

18 A nossa carta sois vós, uma carta escrita nos corações, conhecida e lida por todos os homens. Vós sois a carta de Cristo, confiada ao nosso ministério, escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne que são os vossos corações. (2Cor 3,2-3) FIM


Carregar ppt "E o Verbo (a Palavra) fez-se homem e veio habitar connosco. (Jo 1,4)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google