VIII Curso de Metodologia Científica para residentes do IMIP

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Transcrição da apresentação:

VIII Curso de Metodologia Científica para residentes do IMIP Acesso à literatura para trabalhos em saúde Carminha Duarte mcduarte@imip.org.br Recife, maio de 2009

Para que ter acesso à literatura? Formação e atualização do profissional Resolução de um problema clínico Educação continuada Preparação de conteúdo didático

O CRESCIMENTO DA INFORMAÇÃO Os artigos são uma importante forma de divulgação de conhecimento . Cerca de 2,5 milhões de artigos científicos são publicados anualmente. CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Saúde baseada em evidências Avaliação de determinadas práticas em saúde. Áreas básicas: Epidemiologia clínica, bioestatística e informática. Quatros passos da SBE 1. Formular uma questão objetiva. 2. Procurar artigos relevantes na literatura. 3. Avaliar sua validade e utilidade. 4. Implementar os achados na prática clínica.

Formas de atualização Material de propaganda Guidelines

Mecanismos de busca Lilacs SciELO PubMed / Medline Bireme Cochrane Clinical Evidence Artigos originais Sínteses de evidência com revisão pelos pares

Conjunto de registros organizados sistematicamente BASE DE DADOS Conjunto de registros organizados sistematicamente GOOGLE?

BIREME (www.bireme.br) LILACS: Literatura de Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe SciELO: Scientific Electronic Library on line (BibliotecaCientífica Eletrônica em Rede). Periódicos nacionais on line. MEDLINE: Base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) BIBLIOTECA COCHRANE: Consiste de uma coleção de fontes de informação atualizada sobre saúde baseada em evidências

CONTEÚDO LILACS: artigos de revistas, teses e documentos não convencionais na área de saúde. SciELO: periódicos nacionais on line, com artigo completo, gratuito. MEDLINE: artigos de revista. Na maioria das vezes só o resumo. COCHRANE: revisões sistemáticas e ensaios clínicos randomizados.

Base de dados LILACS: Registro por Tipo de Publicação

Projeto SciELO SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Rede) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet http://www.scielo.org Visa a promoção das revistas científicas e a sua divulgação integral via INTERNET. Proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal à literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida".

A plataforma SciELO Países participantes – Brasil – Chile – Cuba – Espanha – Costa Rica – México – Venezuela – Colômbia – Argentina – Peru – Portugal

A plataforma SciELO Acesso gratuito ao texto integral de 300 revistas científicas. Assuntos: Biologia; Botânica; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Educação; Engenharia; Geociências; Letras; Nutrição; Psicologia; Química; Ciências da Saúde; Saúde Materno-Infantil; Saúde Pública; Veterinária e Zootecnia; Zoologia; Odontologia; Psiquiatria; Ciências Exatas. Disponibilização de indicadores de utilização e de impacto.

PUBMED (www.pubmed.gov) RECURSOS DESENVOLVIDOS PARA FACILITAR A PESQUISA DE ARTIGOS A National Library of Medicine, a maior biblioteca médica do mundo.

TIPOS DE PESQUISA PUBMED Pesquisa básica Pesquisa avançada Pesquisa clínica

Descritores Inclusão dos assuntos na base de dados: Palavras chave, unitermos, keywords, descritores, termo MeSH ou termos DeCS. O objetivo é representar o conteúdo temático (assunto) dos documentos/artigos inseridos nas bases de dados bibliográficas. Na BVS, o vocabulário controlador é o DeCS-Descritores em Ciência e Saúde. Na PUBMED, o vocabulário controlador é o MeSH.

PESQUISA EM BASE DE DADOS MEDLINE Maioria dos artigos em inglês Títulos de idiomas diferentes é traduzido para o inglês Os descritores representam o assunto em português LILACS Maioria dos artigos e documentos em português ou espanhol Os descritores representam o assunto em português

DESCRITORES Tipos de pesquisa BIREME - BVS (DeCS – português) PUBMED (MeSH – inglês) Tipos de pesquisa Livre Básica/avançada Conceitos simples/compostos Assunto Autores Tipo de publicação Ano Limites Idiomas

PESQUISA EM BASE DE DADOS Identifique as palavras significativas para compor a expressão da pesquisa. Não use palavras de ligação: artigos, preposições, conjunções e verbos. Não há necessidade de usar letras maiúsculas. A palavra não precisa ser acentuada.

PESQUISA EM BASE DE DADOS RECURSO DE TRUNCAMENTO ($) Possibilita incluir variações de palavras ampliando as possibilidades de recuperação EXEMPLO: epidemiol$ (usar após o radical) epidemiologia epidemiologic epidemiological epidemiologicos epidemiologico

PESQUISA EM BASE DE DADOS OPERADORES BOOLEANOS São operadores lógicos de pesquisa. São palavras que permitem combinar de diferentes formas as palavras And; or; and not

OPERADORES BOOLEANOS Indica a recuperação de documentos que têm as duas palavras ocorrendo simultaneamente (restringe a pesquisa) Exemplo: homicídio and arma de fogo 1 2 3 4 4 5 6 7 1 2 3 6 4 7 5 O documento 4 contem as palavras homicídio e arma de fogo

OPERADORES BOOLEANOS Indica a recuperação de documentos que têm pelo menos uma das palavras indicadas ou as duas (amplia a pesquisa) Exemplo: homicídio or arma de fogo Os documentos de 1 a 7 contêm as palavras homicídio e/ou arma de fogo. 4 5 6 7 1 2 3 4 1 2 3 6 4 7 5

OPERADORES BOOLEANOS Indica a exclusão de documentos que possuem determinadas palavras indicadas Exemplo: homicídio and not arma de fogo Os documentos 1, 2 e 3 contêm a palavra homicídio. 1 2 3 4 4 5 6 7 1 2 3 6 4 7 5

ETAPAS DA ESTRATÉGIA DE BUSCA Tópico geral da pesquisa Conhecimento básico sobre os instrumentos de busca Formulação provisória da estratégia de busca

ETAPAS DA ESTRATÉGIA DE BUSCA Compreensão da lógica dos conjuntos de termos Eliminação de termos indesejados Especificação dos parâmetros relevantes para a execução da busca

Endereços importantes www.bireme.br www.centrocochranedobrasil.org.br www.scielo.br www.pubmed.gov www.ncbi.nlm.nih.gov www.google.com.br www.evidencias.com www.periodicos.capes.gov.br www.mdconsult.com www.who.int/en/ www.biblioteca.epm.br/ www.brasil.gov www.ibge.gov.br www.freemedicaljournal.com www.cdc.gov www.saude.gov www.opas.org.br www.unicamp.br/bc/ www.usp.br/sibi/ www.bmj.com/search.dtl

Garimpando nas montanhas de informação…

Como aprendemos melhor? Taxa média de retenção1 Ensinando outros 80% Praticando fazendo 75% Discussão em grupo 50% Demonstração 30% An intermezzo…you undoubtedly recognize this slide where different educational tools have been compared according to the amount of knowledge students remembered later on… you can see that practicing by doing and teaching/telling others score best Audiovisual 20% Leitura 10% Palestra 5% 1 National Training Laboratories, Bethel, Maine, USA

Integration in medical curricula Faculty of Medicine Universiteit Maastricht

OBRIGADA !