Cristina Patriota Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

PRONOME RELATIVO É AQUELE QUE SUBSTITUI UM NOME JÁ MENCIONADO (ANTECEDENTE) COM O QUAL SE RELACIONA. EX: Ganhei um celular de meu pai. O celular está.
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
PRONOMES.
Período Composto por Subordinação
Características e empregos dos pronomes relativos – Profª Andréa
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Pronomes relativos variáveis
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
(que, quem, qual, onde, cujo)
Classe Gramatical da palavra QUE
Pronomes Relativos.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
DISCIPLINA: Português
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
Por que, por quê, porque, porquê
Classes fechadas de palavras
Pronomes 2. PRONOMES POSSESSIVOS
Orações Subordinadas Adjetivas
O pronome O pronome.
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações Subordinadas Reduzidas
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Língua Portuguesa Profª Joelma
Orações subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
PRONOMES RELATIVOS Pronome relativo é aquele que retoma um termo expresso anteriormente, chamado de antecedente. Ex.: Negro jardim onde violas soam Onde.
Pronomes Relativos Prof. Ulisses Coelho.
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
Pronomes Relativos.
Pronome relativo.
Professora: Narla Fontoura
PRONOME RELATIVO.
8as séries.  Enfim, chegou o momento _____ precisava tomar uma decisão ____ não me agradava, mas _____ resultado era importante. a- em que – que – cujo.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
QUANTIFICADORES (p.304 do manual)
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
SUBORDINAÇÃO 7.º ano. SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica.
Transcrição da apresentação:

Cristina Patriota Língua Portuguesa Pronomes Relativos Cristina Patriota Língua Portuguesa

DEFINIÇÃO: Aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas. Ex: O racismo é um sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros.

São pronomes relativos: O QUAL Esse é o juiz perante o QUAL testemunhei.

Este é o livro CUJAS folhas estão amarelas!

Fale tudo QUANTO quiser falar.

A garota a QUEM conheci ontem está na minha sala.

Roubaram a peça QUE era rara no Brasil.

Eu nasci onde você nasceu.

O pronome QUE é o relativo de mais largo emprego, sendo por isso chamado relativo universal. Pode ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais, quando seu antecedente for um substantivo. Ex: O trabalho que eu fiz refere-se à corrupção. (= o qual) A cantora que acabou de se apresentar é péssima. (= a qual) Os trabalhos que eu fiz referem-se à corrupção. (= os quais) As cantoras que se apresentaram eram péssimas. (= as quais)

 O QUAL, OS QUAIS, A QUAL e AS QUAIS são exclusivamente pronomes relativos: por isso, são utilizados didaticamente para verificar se palavras como "que", "quem", "onde" (que podem ter várias classificações) são pronomes relativos. Todos eles são usados com referência à pessoa ou coisa por motivo de clareza ou depois de determinadas preposições: Ex: Regressando de São Paulo, visitei o sítio de minha tia, o qual me deixou encantado.

O relativo "que" às vezes equivale a o que, coisa que, e se refere a uma oração. Ex: Não chegou a ser padre, mas deixou de ser poeta, que era a sua vocação natural.

O pronome "cujo" não concorda com o seu antecedente, mas com o consequente. Equivale a do qual, da qual, dos quais, das quais. Ex: Este é o caderno cujas folhas estão rasgadas.

"Quanto" é pronome relativo quando tem por antecedente um pronome indefinido: tanto (ou variações) etudo: Ex: Emprestei tantos quantos foram necessários.

Ex: É um professor a quem muito devemos.  O pronome "quem" refere-se a pessoas e vem sempre precedido de preposição. Ex: É um professor a quem muito devemos.

 "Onde", como pronome relativo, sempre possui antecedente e só pode ser utilizado na indicação de lugar. Ex: A casa onde morava foi assaltada.

Na indicação de tempo, deve-se empregar QUANDO ou EM QUE. Ex: Sinto saudades da época em que (quando) morávamos no exterior.

Podem ser utilizadas como pronomes relativos as palavras: - COMO (= pelo qual) Ex: Não me parece correto o modo como você agiu semana passada. - QUANDO (= em que) Ex: Bons eram os tempos quando podíamos jogar videogame.

Os pronomes relativos permitem reunir duas orações numa só frase. Ex: O futebol é um esporte. O povo gosta muito deste esporte. O futebol é um esporte de que o povo gosta muito.

Numa série de orações adjetivas coordenadas, pode ocorrer a elipse do relativo QUE. Ex: A sala estava cheia de gente que conversava, (que) ria, (que) fumava.