Atualmente Anos 70 Campina Grande mantém em seus monumentos, estátuas e construções os principais aspectos de sua história, estes que rememoram nossas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

história da salvação A História da Salvação
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
COLATINA, nosso município
Os lugares que formam o mundo
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
A indepêndencia do Brasil
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Madre Teresa de Calcutá
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 55.
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
Campina Grande Rumo Aos 150 Anos
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 33.
Colégio Imaculada Conceição-CIC
Campina Grande, Rumo aos 150 anos...
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 03.
As referências da sociedade de Campina Grande
Em novembro de 1822, os imigrantes portugueses estiveram por aqui
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
PROFECIAS VINDA DO REINO DE DEUS.
Campinas.
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
História da Paróquia Sagrada Família.
ATENÇÃO AS IMAGENS DESTA APRESENTAÇÃO ESTÃO DISPONIVÉIS NO BLOG:
HAGOP GARAGEM APRESENTA OSASCO ANTIGA PARTE VIII.
São Paulo, março de São Paulo, março de
Tudo Mudou avanço manual
BRASÍLIA Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Melhor visualizado no Power Point 2000
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Luisa de Marillac Instituto São José: Apresentação de religião religião
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
A despoluição do rio Jundiaí
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 23.
Os primeiros povos a habitar a Península Ibérica
Salvador Bahia.
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – UNIMINAS
JOANÓPOLIS.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
As diversas formas de organização da coletividade.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
O Rio que eu não conheci. Parte 5 By Búzios Slides.
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Introdução à Filosofia Aula 10
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Referências na educação em Campina Grande
Da queda da monarquia à formação da URSS.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
- São Paulo: Minha Cidade! -
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Transcrição da apresentação:

Atualmente Anos 70 Campina Grande mantém em seus monumentos, estátuas e construções os principais aspectos de sua história, estes que rememoram nossas origens tal como o cotidiano de nosso antepassados. Podemos destacar o monumentos “Os Pioneiros da Borborema” como o principal deles. Composto por três estátuas, mostra os três grupos que foram fundamentais na urbanização e no desenvolvimento de Campina: O índio, representando os nativos desta terra; A catadora de algodão, representando a força da mulher concatenada ao êxito do mercado algodoeiro na cidade; e o Tropeiro, que representa os comerciantes, que com suas tropas, foram fundamentais para a memória desta cidade.

Anos 60 A Praça da Bandeira remonta muitos eventos históricos da cidade de Campina Grande, local central, era o ponto de chegada de viajantes e onde boa parte dos moradores do centro viviam seus cotidianos. É conhecida por terem vários pombos que ficam no local. Palco de festas no passado, a praça ainda hoje abriga shows e festivais da cidade. Pode-se destacar como ponto de concentração de várias revoltas populares, desde sua criação, até os dias de hoje

O Colégio Imaculada Conceição foi fundado no dia 1º de março de 1931, instalado na Praça da Bandeira onde funciona até hoje. O nome remete à santa padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. As fundadoras foram as irmãs  Dominique, Alice, Livine e Martina, da Congregação das Damas da Instrução Cristã. A casa das irmãs “era pobre, de biqueira, sem água e sem luz. Um antigo depósito de algodão ao lado, foi dividido com tabiques onde funcionaram as primeiras salas de aula”.  Anos 40 Anos 70

Anos 50 O Colégio das Damas em seus 80 anos, participou ativamente na formação social da Cidade de Campina Grande, sendo parte importante de sua história. Feras 1986

A história da Maçonaria está diretamente ligada com a história do município. Várias decisões e posicionamentos políticos da cidade foram tomadas nas dependências desta. Em setembro de 1932, a Maçonaria teve a honra de inaugurar o primeiro hospital da cidade, o Hospital Pedro I . Depois de investir na saúde, o próximo passo da Maçonaria seria à educação, com o advento da Escola Antônio Vicente, ainda hoje em atividade no bairro do José Pinheiro. Em 1935, um maçom da Regeneração Campinense seria governador do Estado, seu nome: Argemiro de Figueiredo. O inesquecível político foi iniciado na Maçonaria em 24 de fevereiro de 1925, sendo um dos responsáveis pela criação do regimento da organização.

A primeira rádio FM de Campina Grande foi a 93 A primeira rádio FM de Campina Grande foi a 93.1, conhecida como “Campina Grande FM”, fundada em 1978 por Hilton Carneiro Motta. A fundação da rádio foi marcante para a população campinense, e Campina sempre foi referência na modernidade da radiofonia, com aparelhos altamente tecnológicos, tanto hoje como antigamente. Hilton Motta

Anos 40 Atualmente(abandonado) “O Cine São José – Na década de 40 na Rua Lino Gomes, no bairro São José, começou a construção do Cine São José e que foi inaugurado em 1945, com a exibição do filme “Sempre no Meu Coração”. Logo no inicio a pesada cortina de veludo vermelha, começava a deslizar se abrindo para mostrar a tela branca em que se projetava, em seguidas vinham os trailers das futuras atrações. Parte da população do bairro assistia aos filmes exibidos no cinema. A divulgação dos filmes se dava por meio do serviço de cartazes espalhados pelos bairros e no centro da cidade. As sessões aconteciam todos os dias e nas sextas feiras exibiam um seriado.”

“A construção do Açude Velho de Campina Grande, obra de grande vulto para a época, foi iniciada em 1828 e concluída no ano de 1830, motivada que foram pela grande seca que assolou o Nordeste a partir de 1824. Custou inicialmente aos cofres públicos um conto de réis. Mais tarde, o Ministro do Império enviou dois contos e trezentos mil reis para a sua conclusão.” Século 19 1938

Cine Capitólio e Cine Babilônia (atualmente e data desconhecida)

O Algodão tem fator decisivo na história de Campina Grande O Algodão tem fator decisivo na história de Campina Grande. Através do chamado “Ouro Branco”, a cidade tornou-se conhecida nacionalmente, a ponto de rivalizar até com grandes cidades internacionais. A SANBRA era uma firma especializada em produtos como o agave, óleo e artigos comestíveis, além de trabalhar com o próprio algodão. Instalou-se em Campina Grande em 1935, sendo filial da empresa argentina “Bunge Y Born”, criada em 1884.  Fábrica da SANBRA, 1957

Construção da Pirâmide do Parque do Povo, "Evidentemente que ao chegar aqui, a Sanbra representou um marco na vida econômica da cidade. A Sanbra investiu não só no setor de comercialização do algodão, mas no setor de transformação trabalhando com a fabricação de óleo de caroço de algodão e pasta para gado. Ela não era apenas um depósito. Era uma grande empresa que ofereceu muitos empregos. De todas as Sanbras da rede distribuída por todo Nordeste, a maior era a de Campina Grande”, disse o historiador Gervásio Batista Aranha em reportagem do Diário da Borborema. O império do algodão em Campina Grande ruiu com a praga do bicudo, que devastou toda plantação. A economia da cidade entrava em declínio, a solução encontrada foi tornar a cidade uma anfitriã de grandes eventos, criando o conhecido “Maior São João do Mundo”. Construção da Pirâmide do Parque do Povo, Palco do “Maior São João do Mundo”

Referências Bibliográficas Blog Retalhos CG (http://cgretalhos.blogspot.com.br/) Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Campina_Grande) História de Campina (http://saojoaocampinagrande.com.br/historia/) Brasil Escola (http://cidadebrasileira.brasilescola.com) Grupo João Neto Pereira Tássio César Luciano Júnior Marcos Vinicius Savyo Rodrigues Lis Cordeiro