A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis"— Transcrição da apresentação:

1 Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
  Festas do Brasil Boi Bumbá  Carnaval Festas Juninas  Maracatu Folia de Reis

2 Boi Bumbá Entre os meses de junho e julho, o Maranhão celebra a festa popular mais antiga do estado. A festa do Bumba-meu-boi (ou Boi-Bumbá) acontece em todos os cantos da capital São Luís . A tradição de festejar o boi se mantém desde o século XVIII e, conta a lenda, começou quando o escravo Pai Francisco teve que ressucitar o boi mais bonito que tinha sido morto por ele mesmo a fim de satisfazer o desejo de sua grávida companheira. A ressurreição virou brincadeira, que virou festa, e foi durante muito tempo perseguida pela polícia, a mando da elite, já que era exclusiva dos negros. Hoje há liberdade para dançar, brincar e celebrar a história do país, ao som da velha congada africana.

3

4 Carnaval Acontece no Brasil inteiro durante uma mesma época – quarenta dias antes da Páscoa – e dura quatro dias. Trazida pelos italianos, a comemoração da vida (ninguém sabe ao certo a origem nem o propósito do carnaval) é celebrada de várias formas em todos os cantos do país. O desfile mais tradicional é o do Rio de Janeiro, onde escolas de samba preparam seus enredos e fantasias ao longo do ano para uma única apresentação no famoso sambódromo carioca.

5

6 Festas Juninas Existem duas explicações :A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial . Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

7

8  Maracatu O Maracatu, ainda hoje, é uma das mais tradicionais festas populares que ocorre principalmente em Pernambuco, mas também em outros estados do nordeste, como o Ceará. As festas ocorrem especialmente durante o Carnaval. Acredita-se que os primeiros grupos de maracatu tenham surgido no Brasil com a chegada dos primeiros escravos trazidos da África. Para manter os negros na senzala sob controle, os colonizadores portugueses instituíram reis e rainhas para serem os responsáveis pelos demais. Eles eram coroados em cerimônias festivas embaladas pelos instrumentos de percussão. Esses reis e rainhas eram protegidos pelas irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, tidos como os primeiros santos protetores dos negros no Brasil.

9

10 Folia de Reis Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico “Natal”, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país,fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares.

11


Carregar ppt "Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google