A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Danças Africanas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Danças Africanas."— Transcrição da apresentação:

1 Danças Africanas

2 A origem e a importância das danças africanas:
A dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias. ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta.

3 O que é capoeira afinal de contas?
A Capoeira O que é capoeira afinal de contas? É uma arte, uma luta, uma cultura, uma dança, um esporte, um lazer, que veio da África, juntos com os Negros, explorados pelos Portugueses, quando chegaram ao Brasil. Sendo hoje considerada uma luta Afro-Brasileira. Sua cultura que foi subordinada e atacada pela alta sociedade, era proibida, por isso os negros tinham que praticar escondidos, este jogo é praticado em roda, dando para ver todos os lados, quando tinha algum perigo eles desfaziam a roda, passando eles voltavam.

4 Capoeira Regional Capoeira de Angola
Dividiu-se em duas partes: Capoeira de Angola e Capoeira Regional Capoeira de Angola: é um jogo mais lento, cheio de entradas e muita malícia onde o adversário marca e ataca o outro jogador, nesta não se tem acrobacias. Capoeira Regional: um jogo rápido, de entradas e saídas, cheias de marcações e golpes de acrobacias. Capoeira Regional Capoeira de Angola

5 Os Mestres mais conhecidos dentro desta arte aqui no Brasil são: Mestre Bimba e Mestre Pastinha, pioneiros e cultivadores da capoeira, fundadores das primeiras academias após sua liberação. Mestre Bimba Mestre Pastinha

6 Instrumentos musicais usados na capoeira:

7 Veja como se dança a capoeira:

8 Dança do Coco: O coco é um ritmo que vem da divisa de Alagoas com Pernambuco. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. Recebe várias nomes diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê. Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local.

9 Instrumentos musicais usados na Dança do Coco:
O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos. A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, se duvidar, o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas.

10 Existe uma hipótese que diz que o surgimento do coco se deu pela necessidade de concluir o piso das casas no interior, que antigamente era feito de barro. Existem também hipóteses que a dança surgiu nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco.

11 Legal a nossa aula de hoje não foi turma
Legal a nossa aula de hoje não foi turma? Aprendemos um pouco mais sobre a capoeira e a dança do coco, que são de origem africana. Tchau e até a próxima semana!


Carregar ppt "Danças Africanas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google