A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
Nomes: Bettina, Iolanda, Lucas, Nathália.

2 Um pouco da historia e cultura da capoeira
Utilizada pelos escravos que perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Como os capitães do mato e os senhores dos engenhos proibiram os escravos de lutar. Daí eles começarão a utilizar o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta, surgiu então a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

3 Como a prática da capoeira era proibida no Brasil em 1930, por acharem muito violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Então um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getulho Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro

4 Três estilos da capoeira e seus mestres
ANGOLA REGIONAL CONTEMPORÂNIA

5 CAPOEIRA ANGOLA: as principais características deste estilo é o ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. CAPOEIRA REGIONAL:caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. CAPORIERA CONTEMPORÂNEA: une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

6 Mestre Bimba Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba, iniciou-se na capoeira aos 12 anos de idade. Teve como Mestre o africano Bentinho, capitão da Cia De Navegação Baiana. Aprendeu com ele a capoeira Angola e ensinou esta modalidade durante muito tempo. Bimba tornou - se famoso por criar, na década de 30, a Capoeira Regional, batizada por ele como Luta Regional Baiana e por desenvolver uma metodologia de ensino para a capoeira. Fundou, a primeira academia de capoeira, chamada Centro de Cultura Física Regional Baiana, a ter autorização oficial para o ensino da capoeira em 1937.

7

8 Mestre Pastinha Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, Começou a aprender a capoeira aos 08 anos de idade com um africano chamado Benedito. Deu baixa em 1910 e começou a ensinar capoeira. Para sobreviver, trabalhou no Diário da Bahia. Fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Publicou o livro "Capoeira Angola". Logo depois lançou um disco com toques e cantigas de capoeira. Foi à África, representar o Brasil no I festival de Arte Negra, em Dakar. O Mestre Pastinha foi o maior representante da capoeira Angola, de todos os tempos.

9

10 Referências tes/historia_da_capoeira.htm es/grandes.htm

11 MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO! 


Carregar ppt "Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google