A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?"— Transcrição da apresentação:

1 O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?

2 Certezas 1. As músicas mais populares dessa cultura são:
*Hip Hop – é um movimento construído através dos anseios vivenciados por grupos socialmente e racialmente excluídos de seus direitos tendo em sua estrutura uma cultura, que causa o entretenimento dessa classe ao mesmo tempo em que garante a oportunidade de expor seus pensamentos expressados na mais pura arte afros periférica. *Samba – é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação

3 2. As danças típicas populares dessa cultura são:
Samba - é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação * Capoeira - é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.

4 3. A literatura mais popular dessa cultura destaca-se:
* Carnavalesca - na literatura carnavalesca são citados dois livros mais populares: O Carnaval das Letras e o Último Entrudo.

5 4. As religiões mais seguidas nessa cultura são:
Candomblé - é uma das Religiões Afro-Brasileiras praticadas principalmente no Brasil mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela. Umbanda - é uma religião, ou seja, é composta de elementos Divinos (Orixás e Guias);

6 Dúvidas Qual o tipo de arte dessa cultura? E quando veio para o Brasil? Quais são os ritmos musicais mais populares da Cultura Afro ? Qual é o tipo de culinária da Cultura Afro? Qual é a origem da Cultura Afro? Existe artistas ou pessoas famosas que são descentes da Cultura Afro no Brasil?Quais são elas ? Quais são os instrumentos musicais Afro Brasileiros?

7 1. Qual o tipo de arte dessa cultura? E quando veio para o Brasil?
A arte africana é repleta de histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido como matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.  Nesse tipo de arte, está envolvida pinturas que relatam a cor negra, como pinturas de escravos, ou que relatam a história da Abolição da Escravidão, Artesãos, Grécia Antiga, enfim, pinturas relacionadas a isso.

8 2. Quais são os ritmos musicais mais populares da Cultura Afro?
Samba - é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso. Axé music -  é um movimento musical popular surgido no estado da Bahia na década de 80, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador. Pagode - no sentido de folia, divertimento, festa, pagodeira. Xote -  é dançado devagar, é encostar a cabeça no ombro do parceiro, fecha os olhos, e dois pra lá e dois pra cá, é uma dança bem chão, ou seja pés no chão.  Lambada - é a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. Baile funk - são produzidos eletronicamente por um aparelho denominado sampler e locutados por pessoas que criam de improviso frases com dizeres de linguagem vulgar, muitas vezes utilizando expressões consideradas como obscenas pela população, além de códigos eróticos.

9 3. Qual é o tipo de culinária da Cultura Afro?
A  cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicos da culinária afro-brasileira. A Feijoada é o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos, carne suína e farofa. Começou como um prato português que os escravos negros modificaram.

10 4. Qual a origem da cultura Afro?
Os africanos mandados para o Brasil pertenciam principalmente a dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantu. Os bantu, nativos de Angola, Congo e Moçambique foram mandados em larga escala para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e para a zona da mata do Nordeste. Os Sudaneses, nativos da Costa do Marfim e de influência muçulmana foram mandados em grande número para a Bahia. Outro grupos étnicos menores vindos da África são os, Yoruba, Fon, Achate, Ewe, e outros grupos nativos de Gana, Benim e Nigéria. Em décadas recentes muitos negros africanos estão vindo para o Brasil, especialmente de paises que falam português como Cabo verde e São Tomé e Príncipe, contratados como trabalhadores.

11 5. Existe artistas ou pessoas famosas que são descentes da Cultura Afro no Brasil?Quais são elas ?
Futebol: Pelé Ronaldinho Robinho Dida Cafu Denílson Rivaldo Na ginástica artística: Daiane dos Santos Nas artes maciais: Anderson Silva.  No basquete: Leandro Barbosa; Janeth Arcain. No Atletismo : Jardel Gregório; Nelson Prudêncio. Na Luta de Wrestling: Zuluzinho Lutador de Wrestling. Nas Literaturas: Grande Otelo; Abdias do Nascimento; Taís Araújo; Seu Jorge; Milton Gonçalves. Nas músicas populares destacam-se : Gilberto Gil; Milton Nascimento; Tim Maia; Djavan;

12 6. Quais são os instrumentos musicais Afro Brasileiros?
O agogô é um instrumento musical de metal usado no candomblé e na capoeira e no samba. O nome vem de akokô, palavra nagô que significa "relógio" ou "tempo", assim como um som extraído de um instrumento metálico. O atabaque é de origem africana, usado em quase todos rituais afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e de outros estilos relacionados e influenciados pela tradição africana. O Berimbau é um instrumento de percussão usado tradicionalmente em cerimônias do Candomblé no Brasil e também na Capoeira, para marcar o ritmo da luta. O  tambor é um instrumento musical do tipo membranofone, consistindo de uma membrana esticada sobre um tubo ou caixa de ressonância que pode ser de vários formatos (cilíndrico, cônico, esférico entre outros). O xequerê é instrumento musical feito de uma cabaça cortada ao meio em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. O Afoxé é um instrumento musical composto de uma cabaça pequena redonda, recoberta com uma rede de bolinhas de plástico parecido com o Xequerê sendo que o afoxé é menor.

13 Conclusão     Bom, nesse projeto nós tínhamos como objetivo esclarecer toda as nossas dúvidas e confirmar as nossas certezas que tínhamos em desenvolvimento, com ajuda de todas os integrantes dos grupos conseguimos alcançar todos os  nossos objetivos.             Desenvolvemos  esse projeto, expondo tudo o que já sabíamos e pesquisamos o que ainda não tínhamos certeza. Com isso, conseguimos atingir todos os nossos objetivos e com certeza aprendemos muito com este projeto.         

14 Integrantes do Grupo Deise Ceppli; Gabriela Pereira;


Carregar ppt "O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google