CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO
Advertisements

Verbos – Prova Bimestral
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Gênesis 22,1-19 Naqueles dias, Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
O discurso directo e indirecto
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
CHAMANDO DEUS DE PAI.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
ESTOU PRONTO AGORA !.
Mulher perdoa sempre...(?!) CLIQUE Música: Three times a lady (Três vezes uma dama!) Composição: Texto: autor desconhecido.
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Só piadas.
A BONECA.
A mulher e a logomarca.
Um Irmão Especial.
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
Aladim e a lâmpada maravilhosa
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Mulher não trai Vinga-se...
Verbo Língua Portuguesa.
João e Mário ..
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Discurso direto, indireto e indireto livre
ESTUDO DOS VERBOS.
Chegou o outono Bom dia, meninos!
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
PAI, EU SEI QUE O TEU SILÊNCIO SÓ ME BASTA QUE O TEU CALAR DIZ MAIS DO QUE PALAVRAS MAS SABES NO MOMENTO QUE EU PRECISO OUVIR, OUVIR TUA VOZ PAI, EU SEI.
A CASTANHA CAROLINA.
Discurso Directo Indirecto.
Os dois amigos.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
A c u c a r By Jorge Corrêa.
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
Na cidadezinha, bem na divisa Brasil/Argentina, a igreja enche para a missa das 10h. Argentinos, brasileiros, prefeito, etc... O padre começa o sermão:
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Discurso Directo e Discurso Indirecto
SIM. É CLARO QUE VOU LHE DESEJAR UM FELIZ NATAL...
Ride's & Slides Apresenta.
Marcin Krzysztof Wlodek Discurso Indirecto. Marcin Krzysztof Wlodek O discurso indirecto é introduzido pela conjunção que ou se e pela preposição para:
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
Sei lá, acho que estou finalmente começando a me sentir uma bad girl.
Prof.ª.: Profº. da STE:JUNIOR
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
TIPOS DE DISCURSO REDAÇÃO – PROF. ª SARAH.
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
Discurso direto e discurso indireto
Apresentam UMA FAMÍLIA CHAMADA BRASIL AUTOMÁTICO.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Tipos de discurso Prof. Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE ASSUNTO: TIPOS DE DISCURSOS NO TEXTO NARRATIVO: DISCURSO DIRETO: Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho: - Deixe o meu gato em paz! DISCURSO INDIRETO Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho que deixasse o gato dela em paz.

DISCURSO INDIRETO LIVRE (não aparece verbos dicendi) A voz do narrador se confunde com a do personagem: Ex: A irmã ouviu o miado do gato. Deixe o meu gato em paz.

DISC. DIR. DISC. IND. V. NO PRES. DO INDICATIVO Ex: - Suspeito de todos - informou o policial. V. NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO (ação não concluída no passado) Ex: O policial informou que suspeitava de todos.

DISC. DIR. DISC. IND. – Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre... Estendeu a chave. (verbos no presente/ verbo no presente/ verbo dicendi) O gerente do hotel disse (verbo dicendi) que estava bem, que não ia atrapalhar. Falou ainda que era o de sempre. Então, estendeu a chave. (verbos no pret. imperfeito/ verbo no pret. imperfeito/ verbo discendi)  

DISC. DIR. DISC. IND. – Já saiu, seu Isidoro? Perguntou o gerente do hotel. (verbo no presente) O gerente do hotel perguntou (verbo dicendi) se seu Isidoro já saíra(havia saído). (verbo no pret.imperfeito)

DISC. DIR. DISC. IND. - Até domingo que vem, seu Isidoro – disse o gerente. O gerente disse a seu Isidoro que até o domingo seguinte.  

DISC. DIR. DISC. IND. - Não sei se virei – respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía. (verbos no presente/futuro do presente) Samuel respondeu (verbo dicendi) que não sabia se viria, olhando pela porta; ...

DISC. DIR. DISC. IND. – Por que não vem almoçar? Indagou a esposa. (verbo no presente do indicativo) A mulher perguntou (verbo dicendi) por que ele não ia almoçar.

DISC. DIR. DISC. IND. – Voltarei de noite. Respondeu o marido. (verbo no futuro do presente) O esposo respondeu (verbo dicendi) que voltaria de noite. (verbo no futuro do pretérito)

DISC. DIR. DISC. IND. – Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje? Friozinho bom este, não é? (verbo no pretérito perfeito/adv. de tempo/pronome demonstrativo em primeira pessoa) Samuel indagou/perguntou (verbo dicendi) se seu Isidoro chegara mais cedo naquele dia. Ainda disse que friozinho bom aquele. (verbo no pretérito mais-que-perfeito /pronome demonstrativo na terceira pessoa)

DISC. DIR. DISC. IND. – Aqui meu bem! – uma das mulheres gordas gritou, e riu: um cacarejo curto.(pronomes em primeira pessoa) Uma das mulheres gordas gritou (verbo dicendi) que estava ali seu bem e riu: um cacarejo curto. (pronomes em terceira pessoa)  

VERBO NO VERBO NO DISC. DIR. DISC. IND. 1. Presente do indicativo Ex: Eu corro/ Eu canto 2.Pretérito perfeito do indicativo Ex: Eu corri 3. Futuro do presente do indicativo Ex: Nós correremos 4. Imperativo Ex: corramos 1. Pretérito imperfeito do indicativo Ex: Ele(a) corria,/Ele(a) cantava 2. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo Ex: Ele(a) correra 3. Futuro do pretérito do indicativo Ex: Nós correríamos 4. Imperfeito do subjuntivo Ex: Que nós corréssemos

ADV. NO ADV. NO DISC. DIR. DISC. IND. 1. aqui 2. hoje 3. agora 4. no próximo final de semana 1. ali, lá 2. naquele dia 3. naquele momento 4. no final de semana seguinte

PRON. NO PRON. NO DISC. DIR. DISC. IND. 1. meu 2. este 3. esta 4. minha 1. seu, dele(a) 2. aquele 3. aquela 4. dela

ATENÇÃO!!!! Não podemos mudar o tempo verbal dos verbos dicendi (dizer, falar, contar, perguntar, indagar, sussurrar, gritar, murmurar etc.) que aparecem na fala do narrador na transposição do discurso direto para o indireto e vice-versa. Ex: Carlitos opinou sem se virar para o pai: Ex2: Em seguida, a mãe falou com raiva: Ex3: Naquele momento, a menina cruzou os braços e indagou: