SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Frase: constituintes da frase e funções sintáticas
Advertisements

FUNÇÕES SINTÁTICAS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Dicionário Terminológico
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
GRUPOS CONSTITUINTES DA FRASE
SINTAXE Funções sintáticas
Conto Contigo 8 Conceição M. Neto, Laura Guimarães, Olga Brochado, R. M. Amaral, Susana Nunes.
Funções sintáticas.
Funções sintáticas.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 24. As Orações Subordinadas Substantivas AULA DIGITAL.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Classes de palavras: o verbo
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções Sintáticas da Frase
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Complemento do nome.
PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRETO
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Classes de palavras: o advérbio
Sintaxe.
Professora: Raysa Ferreira
do grupo verbal (predicado)
Orações Subordinadas Substantivas
Classes de palavras: o pronome e o determinante
Constituintes frásicos
Constituintes frásicos
O = SN + SV + SP + SP Geração de frases.
Orações subordinadas substantivas
Funções sintáticas - 1.
Orações Subordinadas Substantivas.
Subordinação (manual, pp. 330, 331)
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Classes de palavras: o verbo
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Coordenação e subordinação
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Funções sintáticas.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Funções sintáticas Exercícios.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Conto Contigo 8.
Funções sintáticas.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Quando não usar a vírgula
Complmento OblÍquo e Predicativo do Sujeito
Estrutura da frase em português.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Coordenação e subordinação
Vírgula.
Classes abertas de palavras
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Período Composto Mais de uma oração;
Classes do verbo pp
Escrita e CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA
Funções sintáticas Porto Editora.
Grupos frásicos Porto Editora.
Classes de palavras: o verbo
Prof. Rafael Santos Setembro de 2018
Coordenação e subordinação
Subordinadas Substantivas e Adjetivas
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu chegava tarde. - Tipos de sujeito: simples – Ele saiu. composto – O Inês e tu entraram no concerto. subentendido – Os One direction vieram a Portugal e (eles) atuaram no Porto. (eles) indeterminado – Dizem que os bilhetes esgotaram. (Há pessoas que… há quem…) expletivo - Há muitos carros estacionados nos passeios. (Verbos impessoais – chover, trovejar, nevar… e haver com sentido de existir).

PREDICADO Predicado – é a função sintática desempenhada pelo grupo verbal, que é formado pelo verbo ou complexo verbal, complementos, predicativos e modificadores. Exemplo: O Diário Secreto de Adrian Mole, Idade 13 3/4 é um dos livros mais fascinantes da geração dos anos 80. Funções sintáticas externas ao predicado: - sujeito e o vocativo.

VOCATIVO Função sintática do constituinte que é utilizado em situações de chamamento ou invocação. Surge normalmente em frases - imperativas - interrogativas - exclamativas. É separado por vírgulas. Exemplos: - Francisco, vem ver os patos a tomar banho no lago! - Quando tenho eu esse abraço, Benedita?

Funções sintáticas Internas ao grupo verbal COMPLEMENTO DIRETO É uma função sintática que pode ser desempenhada por um grupo nominal ou por uma oração. Quando grupo nominal, pode ser substituído pelo pronome pessoal o, a, os, as; quando oração, pode ser substituído por um pronome demonstrativo (o ou isso). Exemplos: - Dou uma flor. – Dou-a. - Penso que é uma macieira. – Penso isso.

Funções sintáticas Internas ao grupo verbal COMPLEMENTO INDIRETO Representado por um grupo preposicional, inicia-se frequentemente pela preposição a; pode ser substituído pelo pronome pessoal lhe/lhes. Exemplos: - Oferecemos à Inês um poemário. – Oferecemos-lhe um poemário. - Disse-lhe sempre a verdade. - A quem deste a flor? - Ela obedeceu à mãe.

Funções sintáticas Internas ao grupo verbal COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA É a função sintática desempenhada, numa frase passiva, por uma expressão iniciada normalmente pela preposição por, precedida de um verbo na passiva. Exemplo: Novos estudos foram publicados pelos investigadores. SER – verbo auxiliar de formação da passiva

Funções sintáticas Internas ao grupo verbal COMPLEMENTO OBLÍQUO É uma função sintática desempenhada por um grupo preposicional, por um grupo adverbial ou pela coordenação dos dois. Não pode ser substituído por lhe/lhes e a sua supressão pode causar agramaticalidade. Exemplos: - Venho de tua casa. - Concordo com a sua opinião. Alguns verbos que selecionam complemento oblíquo: acabar com beneficiar de olhar por participar em renunciar a viver de (…)

Funções sintáticas Internas ao grupo verbal PREDICATIVO DO SUJEITO Os verbos copulativos tais como ser, estar, parecer, ficar, permanecer e continuar obrigam à colocação de um grupo frásico à direita, que desempenha a função sintática de predicativo de sujeito. Exemplos: - Este pôr-do-sol é único! - A água está gelada. - A Ana está de bom humor. - Aquela pessoa não é quem tu pensas. - Os convidados eram sete.

Funções sintáticas InternaS ao grupo verbal MODIFICADOR (DO GRUPO VERBAL) É uma função sintática desempenhada por um grupo preposicional, adverbial ou forma de oração (orações subordinadas adverbiais temporais, causais, finais e as orações subordinadas substantivas relativas sem antecedente – introduzidas por onde). Não é selecionado pelo verbo e caracteriza-se pela sua grande mobilidade. Exemplos: - Aos domingos, o grupo de amigos faz uma corrida à beira-mar. - Ouviam o vento com receio. - Telefona-lhe quando chegares.

MODIFICADOR DO NOME – RESTRITIVO É uma função sintática desempenhada por um grupo adjetival, preposicional ou forma de oração (oração subordinada adjetiva relativa restritiva). Limita a referência do nome. Exemplos: - Os livros interessantes estão em cima da mesa. - Os livros do Rui estão lá em cima. - Os livros que já li estão arrumados na estante.

MODIFICADOR DO NOME – APOSITIVO É uma função sintática desempenhada por um grupo nominal, adjetival, preposicional ou forma de oração (oração subordinada adjetiva relativa explicativa). O modificador fornece informações adicionais sobre o nome. Na escrita, o modificador do nome apositivo é sempre separado por vírgulas do nome que modifica. Exemplos: - Os livros do José, que emprestei à Sara, são fantásticos! - Camões, escritor do século XVI, escreveu peças de teatro.