A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO

2

3 COORDENAÇÃO SUBORDINAÇÃO

4 Período composto por subordinação
É o período em que as orações mantêm uma relação de dependência entre elas. Essa dependência é sintática e semântica. Sintática porque uma desempenha uma função em relação à outra; semântica porque o sentido de uma se completa com o sentido da outra: Ex.: As meninas queriam que o rapaz as levasse ao cinema. O filme que elas queriam ver não agradava ao rapaz. Embora o rapaz tivesse outros planos, levou as garotas ao cinema. Nos exemplos dados, em cada período, uma oração depende da outra para ter sentido ou para estar sintaticamente completa.

5 Oração principal É aquela que não exerce função sintática no período e vem sempre acompanhada de uma outra oração que lhe completa o sentido, ou que atribui uma característica a um de seus substantivos, ou ainda indica-lhe uma circunstância. A oração principal não apresenta conjunção ou pronome relativo: É necessário que se case. O homem que fuma vive pouco. Sopram os ventos, quando amanhece.

6 Oração subordinada É aquela que se liga à outra por meio de conjunção integrante, conjunção subordinativa ou pronome relativo. A oração subordinada sempre dependerá da principal para ser entendida. A oração subordinada: completa o sentido da oração principal: Eu peço que desistas. caracteriza o ser da oração principal: Deus, que é Pai, ajuda-nos. indica uma circunstância para a oração principal: Saímos, quando escureceu.

7 As orações subordinadas são classificadas de acordo com a função que desempenham em relação à oração principal: Quando exerce as funções próprias do substantivo, recebe o nome de oração subordinada substantiva. As funções do substantivo são: sujeito, objeto direto e indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto. Quando exerce a função própria do adjetivo, recebe o nome de oração subordinada adjetiva. A função do adjetivo é: adjunto adnominal. Quando exerce a função própria do advérbio, recebe o nome de oração subordinada adverbial. A função do advérbio é: adjunto adverbial.

8 COORDENAÇÃO SUBORDINAÇÃO

9 COORDENAÇÃO SUBORDINAÇÃO


Carregar ppt "COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google