Gerência de Configuração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GIT X SVN. GIT SVN GIT SVN DistribuídoCentralizado.
Advertisements

Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
Testando o sistema Teste funcional: o sistema integrado realiza as funções especificadas nos requisitos? Teste de desempenho: os requisitos não-funcionais.
Engenharia de Software
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Desenvolvimento Global de Software
Gerenciamento de Configuração
Professora: Aline Vasconcelos
Gerência da Configuração de Software
O que é ? Subversion (ou svn) é um sistema de controle de versão criado para substituir o CVS. Ele permite que você recupere versões antigas de seus arquivos,
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Configurando Subversion no Windows
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Controle de Versão SVN e Tortoise SVN
Configuração de manutenção
Gerência de Configuração de Software
Rational Unified Process
Gerenciamento de Configuração
O Fluxo de Implementação
Concurrent Versions System Leandro Augusto de Oliveira
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Gerenciamento de Versões de Páginas Web Marinalva Dias Soares Orientadora: Profª. Drª. Renata P. de M. Fortes Orientador substituto:
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Gestão de Configuração de Software
CMMI – Gerência de Configuração
Objetivos das Atividades de Implementação • Implementar as classes do modelo de projeto em termos de componentes (código fonte ou executável, etc.) •
Modelos de Processo de Software
Gerência de Configuração - GC
Configurando Subversion no Windows. TortoiseSVN Cliente gráfico para gerenciamento de repositórios usando SVN
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
7 - Criação de Páginas Web
Prognus Software Livre Airton Bordin Junior
Plano de Manutenção <RedMan>
Paulo Oliveira – phslfo Victor Acioli - vaca 11/05/2010.
TortoiseSVN + GoogleCode Versão 1 (em atualização) Fase 3 - PEE17.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Gerencia de configuração e mudança de software
S ISTEMA DE C ONTROLE DE V ERSÃO : B AZAAR Carolina Ramalho Priscilla Gonçalves.
Controle de Versão bitbuchet & mercurial Thiago e Rafael.
Controle de versão. Política trava-modifica-destrava Nessa política, o sistema de controle de versão permite que apenas um desenvolvedor por vez altere.
André Silva Rodrigues Diretor de Tecnologia. O que é subversion? Como subversion funciona? 12/4/2015WorkSet Indo 2 Introdução.
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Conceitos Básicos Introdução.
XI Jornada de Informática Controlando Projetos com Netbeans e Subversion.
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Concurrent Versions System (CVS) Alexandre Monteiro.
José de Arimatea - jarn José Luiz - jlcn 20/01/2013.
Gestão da Configuração do Software
1 Concurrent Versions System - CVS Pra que usar? Onde encontrar? Como configurar? Como usar? André Luís Moreira
Grid Versioning Service (GVS) left | Version Date:
Controle de Versão com SubVersion
CVS – Gerenciamento de Versões
Objetivos deste módulo
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Engenharia de Software
Gerenciamento de Configuração de Software
Gerência de Configuração Processo, Mantis, Plano e Auditoria.
Utilizando subversion como controle de versão
Felipe Buarque, Felype Santiago, Liliane Sheyla. Justificativa  Alguém já sobrescreveu o código de outra pessoa por acidente e acabou perdendo as alterações?
Metodologia de Desenvolvimento de Software Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro de Informática Universidade.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Análise de Desempenho dos sistemas de controle de versão SVN e Git
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Subversion- Treinamento Básico Controle de versões de Arquivos na Acropolis Atualizado em
Subversion- Utilização com Eclipse Utilização do Subversion com o Eclipse via plugin Subclipse Atualizado em
Transcrição da apresentação:

Gerência de Configuração Lílian Simão Oliveira

Itens de configuração O que é um item de configuração? “Os itens que compreendem toda a informação produzida como parte do processo de software são chamados coletivamente de configuração de software.”

Configuração Então, o que é configuração? “É a designação geral para o conjunto de itens de configuração de um projeto de software.”

Itens de Configuração de Software É a informação criada como parte do processo de engenharia de software. (Pressman, 2006) É a designação geral de qualquer artefato ou produto de software mantido sob gestão de configuração/mudança.

Itens de Configuração de Software Em geral é: Um produto de software ou Um produto de desenvolvimento de software Deve possuir uma identificação única Regras de Nomenclatura devem ser utilizadas

Itens de Configuração de Software Exemplos: um plano de projeto um cronograma uma especificação de caso de uso um modelo ou parte de um modelo código-fonte um módulo executável ou componente, um arquivo de help um script de teste

Itens de Configuração Muitas organizações colocam também ferramentas de software sob controle de configuração. Ex: Versões específicas de editores Compiladores Navegadores Outras ferramentas...

Gestão de Configuração de Software Controla os itens de configuração

Versionamento Versionamento é a disciplina através da qual são preservadas as versões de um artefato, de modo sistemático e seguro, não limitado em número de versões. A cada alteração consolidada no repositório uma nova versão do item deve ser gerada. Todas as versões devem ser armazenadas e identificadas. Revisões = versões individuais de cada item.

Versionamento Versão: Estado definido de um objeto num dado momento. “Fotografia” do objeto.

Versionamento

Árvore de Versionamento

Versionamento Deve ser possível recuperar versões anteriores de um item. Além de artefatos, podemos versionar configurações completas ou parciais de um software É, portanto, aceitável falar-se em: Versão de um artefato (documento, cronograma, modelo, programa, etc) Versão de um sistema

Repositório

Repositório

Repositório É o conjunto de mecanismos e estruturas de dados que permite a uma equipe de software gerir modificação de modo efetivo É um local sob controle de acesso onde são armazenados os itens de configuração

Repositório Deve permitir: Pistas de auditoria das modificações Controle de acesso O versionamento dos elementos Representar marcos de projeto ou versões de produção específicas Pistas de auditoria das modificações O que, quando, quem e por que.

Ferramentas de Controle de Versão Existem diversas ferramentas de mercado: Rational ClearCase CVS (Concurrent Versions System) Subversion (SVN) Git

Espaço de Trabalho (workspace)

Workspace Um lugar onde o desenvolvedor possa trabalhar isoladamente sobre os seus artefatos enquanto ele finaliza uma tarefa sem interferências externas. Utilizado para: Criação/edição de artefatos Operações de gerenciamento Consultas

Workspace

Funções: Centralizado Distribuído Descrição checkout clone criação da cópia de trabalho/repositório commit envia alterações para o repositório, criando uma revisão update atualiza a cópia/área de trabalho em uma revisão pull importa revisões feitas em outro repositório push envia revisões locais para outro repositório

(1) Duas cópias de trabalho são criadas a partir do comando checkout (1) Duas cópias de trabalho são criadas a partir do comando checkout. As duas iniciam no mesmo estado.

(2) Os dois desenvolvedores executam modificações nas suas cópias de trabalho, mas Aline publica antes no repositório.

(3) Roberto tenta publicar suas alterações, mas o controle de versão recusa justificando que as alterações foram baseadas em arquivos desatualizados. No caso, um ou mais arquivos alterados por Roberto já haviam sido alterados por Aline antes

(4) Na atualização da cópia de trabalho, o controle de versão já mescla automaticamente as revisões.

(5) Após conferir se a atualização e a mesclagem produziram o resultado desejado, Roberto envia as mudanças ao repositório. Enquanto isso, Aline já trabalha em outra tarefa, executando novas alterações.

Baseline É uma configuração formalmente aprovada para servir de referência para o desenvolvimento posterior do sistema. “Uma especificação ou produto que foi formalmente revisto e aprovado, o qual daí em diante serve como base para o desenvolvimento futuro e que pode ser modificado apenas por meio de procedimentos formais de controle de modificação.“ (IEEE Std no. 610.12-1990)

Baseline

Subversion (SVN) The essential Subversion lifecycle is the following: Check out a project (a directory path) from a repository.In that project directory, create or edit files and subdirectories. Update your local copy from the repository, picking up changes your team members may have made since your last update. Go to step 2. If you're ready to commit your changes, go to step 5. Commit your changes to the repository. Go to step 2.

SVN – Alguns Conceitos Trunk: É o repositório de trabalho dos desenvolvedores, nele fica armazenado a versão “suja” de desenvolvimento, onde a qualquer momento podem acontecer mudanças, caracteriza-se pela versão menos estável. Mas a partir do Trunk geramos Branches e também Tags detalhadas a seguir. Branches: São ramificações do seu projeto, ou seja, antes de iniciar o desenvolvimento de um novo módulo, é recomendado que seja criado um Branche, para separar essas modificações até que elas estejam estáveis o suficiente para serem integradas ao Trunk, usando o recurso de Merge.

SVN – Alguns Conceitos Tags: São na teoria versões estáveis do software, as tags podem ser originadas de um branche ou do trunk, a nomenclatura para as Tags seguem um padrão do tipo “1.2.3″, isso corresponde a: 1.2.3: Versão reescrita na integra do projeto, entre uma versão 1.0 e 2.0 necessariamente deve ter sido reconstruído partes significativas do software. 1.2.3: Corresponde a implementação de novos módulos. 1.2.3: São versões de correção de bugs ou pequenos ajustes.