A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento do escopo do projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento do escopo do projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento do escopo do projeto
PMBOK 4ª Edição III Gerenciamento do escopo do projeto

2 Gerenciamento do escopo do projeto
No contexto do projeto, o termo escopo pode se referir a Escopo do produto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. Escopo do projeto. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

3 Gerenciamento do escopo do projeto
5.1 Coletar requisitos 5.2 Definir escopo 5.3 Criar EAP – Estrutura Analítica do Projeto 5.4 Verificar escopo 5.5 Controlar escopo

4 5.1 Coletar Requisitos Cada projeto exige um balanceamento cuidadoso de ferramentas, fontes de dados, metodologias, processos e procedimentos e de outros fatores, para garantir que o esforço gasto nas atividades de determinação do escopo esteja de acordo com o tamanho, complexidade e importância do projeto. A equipe de gerenciamento de projetos documenta essas decisões, que descreve como a equipe irá definir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada, definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto, verificar e controlar o escopo do projeto.

5 5.1 Coletar requisitos Entradas .1 Fatores ambientais da empresa
.2 Ativos de processos organizacionais .3 Termo de abertura do projeto .4 Declaração do escopo preliminar do projeto .5 Plano de gerenciamento do projeto

6 5.1 Coletar requisitos Ferramentas e técnicas .1 Opinião especializada
.2 Modelos, formulários, normas Podem incluir modelos da estrutura analítica do projeto, do plano de gerenciamento do escopo e formulários do controle de mudanças no escopo do projeto.

7 5.1 Coletar requisitos Saídas
.1 Plano de gerenciamento do escopo do projeto Com base na sua declaração do escopo preliminar, aumenta seu nível de detalhamento. Permite a criação da EAP a partir dessa declaração do escopo detalhada e que determina como a EAP será mantida e aprovada. Especifica como serão obtidas a verificação e a aceitação formais das entregas do projeto terminadas Este processo está diretamente ligado ao de controle integrado de mudanças.

8 5.2 Definir o escopo Necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas são analisados e convertidos em requisitos. As premissas e restrições são analisadas para garantir que estejam completas, adicionando-se mais premissas e restrições conforme necessário.

9 5.2 Definir o escopo Entradas .1 Ativos de processos organizacionais
.2 Termo de abertura do projeto .3 Declaração do escopo preliminar do projeto .4 Plano de gerenciamento do escopo do projeto .5 Solicitações de mudança aprovadas

10 5.2 Definir o escopo Ferramentas e técnicas .1 Análise de produtos
.2 Identificação de alternativas .3 Opinião especializada .4 Análise das partes interessadas

11 5.2 Definir o escopo Saídas .1 Declaração do escopo do projeto
Descreve em detalhes as entregas do projeto e o trabalho necessário para sua criação, bem como fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas. Permite que a equipe do projeto realize um planejamento mais detalhado, orienta o trabalho durante a execução e fornece a linha de base para avaliar solicitações de mudanças ou trabalho adicional e verificar se estão contidos dentro ou fora dos limites do projeto.

12 5.2 Definir o escopo Saídas .2 Mudanças solicitadas
.3 Plano de gerenciamento do escopo do projeto (atualizações)

13 5.3 Criar EAP – Estrutura Analítica do Projeto
A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. A EAP organiza e define o escopo total do projeto, subdivide o trabalho em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição mais detalhada do trabalho do projeto. É possível agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho planejado contido nos componentes de nível mais baixo da EAP, denominados pacotes de trabalho.

14 5.3 Criar EAP – Estrutura Analítica do Projeto
Entradas .1 Ativos de processos organizacionais .2 Declaração do escopo do projeto .3 Plano de gerenciamento do escopo do projeto .4 Solicitações de mudança aprovadas

15 5.3 Criar EAP – Estrutura Analítica do projeto
Ferramentas e técnicas .1 Modelos da estrutura analítica do projeto Embora cada projeto seja exclusivo, uma EAP de um projeto anterior pode freqüentemente ser usada como um modelo para um novo, pois alguns projetos se assemelham até certo ponto a outro anterior.

16 Figura 5-6. Exemplo de estrutura analítica do projeto com alguns ramos decompostos até o nível de pacotes de trabalho.

17 5.3 Criar EAP – Estrutura Analítica do Projeto
.2 Decomposição A decomposição é a subdivisão das entregas do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, até que o trabalho e as entregas estejam definidos até o nível de pacote de trabalho. O nível de pacote de trabalho é o nível mais baixo na EAP e é o ponto no qual o custo e o cronograma do trabalho podem ser estimados de forma confiável. O nível de detalhe dos pacotes de trabalho irá variar de acordo com o tamanho e complexidade do projeto.

18 5.3 Criar EAP – Estrutura Analítica do Projeto
Saídas .1 Declaração do escopo do projeto (atualizações) .2 Estrutura analítica do projeto .3 Dicionário da EAP .4 Linha de base do escopo .5 Plano de gerenciamento do escopo do projeto (atualizações) .6 Mudanças solicitadas

19 5.4 Verificar escopo Obtenção da aceitação formal pelas partes interessadas do escopo do projeto terminado e das entregas associadas. A verificação do escopo do projeto inclui a revisão das entregas para garantir que cada uma delas foi terminada de forma satisfatória. A verificação do escopo difere do controle da qualidade porque trata principalmente da aceitação das entregas, enquanto o controle da qualidade visa o atendimento aos requisitos de qualidade especificados para as entregas.

20 5.4 Verificar escopo Entradas .1 Declaração do escopo do projeto
.2 Dicionário da EAP .3 Plano de gerenciamento do escopo do projeto .4 Entregas

21 5.4 Verificar escopo Ferramentas e técnicas .1 Inspeção
A inspeção inclui atividades como medição, exame e verificação para determinar se o trabalho e as entregas atendem aos requisitos e aos critérios de aceitação do produto. As inspeções recebem vários nomes, como revisões, revisões de produto, auditorias e homologações. Em algumas áreas de aplicação, esses vários termos possuem significados específicos e restritos.

22 5.4 Verificar escopo Saídas .1 Entregas aceitas
Documenta as entregas terminadas que foram aceitas e as que não o foram, juntamente com as razões da não aceitação. Inclui a documentação de apoio recebida do cliente ou patrocinador e o reconhecimento da aceitação das entregas do projeto pelas partes interessadas. .2 Mudanças solicitadas .3 Ações corretivas recomendadas

23 5.5 Controlar escopo Entradas .1 Declaração do escopo do projeto
.2 Estrutura analítica do projeto .3 Dicionário da EAP .4 Plano de gerenciamento do escopo do projeto .5 Relatórios de desempenho .6 Solicitações de mudança aprovadas .7 Informações sobre o desempenho do trabalho

24 5.5 Controlar escopo Ferramentas e técnicas
.1 Sistema de controle de mudanças .2 Análise da variação .3 Replanejamento .4 Sistema de gerenciamento de configuração

25 5.5 Controlar escopo Saídas
.1 Declaração do escopo do projeto (atualizações) .2 Estrutura analítica do projeto (atualizações) .3 Dicionário da EAP (atualizações) .4 Linha de base do escopo (atualizações)

26 5.5 Controlar escopo Saídas .5 Mudanças solicitadas
.6 Ações corretivas recomendadas .7 Ativos de processos organizacionais (atualizações) .8 Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)


Carregar ppt "Gerenciamento do escopo do projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google