A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Engenharia de Software II – Professor Luiz Clivatti Carlos Rafael Hasselmann Forbeck Everton do Amaral Curitiba/2012

2 Definição Envolve os processos necessários para assegurar que os elementos do projeto serão coordenados adequadamente; Identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os processos e atividades de gerenciamento de projetos; Necessidade de integração surge nas situações em que os processos individuais interagem.

3 Gerenciamento de Integração

4 Estimativa de custos para um plano de contingência
Por exemplo: Estimativa de custos para um plano de contingência Integração dos processos de planejamento de gerenciamento de custos, de tempo e de riscos do projeto Gerente de projetos = Integrador

5 Processos de gerenciamento da integração
Desenvolver o Termo de Abertura do projeto; Desenvolver o Plano de Gerenciamento do projeto; Orientar e gerenciar a execução do projeto; Monitorar e controlar o Trabalho de projeto; Controle integrado de mudanças; Encerrar projeto ou fase.

6

7 Iniciação

8 Desenvolver o termo de abertura do projeto
Entradas (o que será transformado e insumos) Um contrato é uma entrada se o projeto estiver sendo realizado por um cliente externo; Declaração do trabalho do projeto. Ferramentas (o que se usa para transformar) Outras unidades/setores dentro da organização; Consultores; Partes interessadas (stakeholders). Saídas (o que se espera e resultado com valor agregado) Termo de abertura do projeto.

9 Desenvolver o termo de abertura do projeto
Autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto  Documento; Concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

10 Termo de Abertura do projeto
Publicado por diretor/gerente; Autoriza formalmente a existência do projeto; Ampla publicidade no âmbito da organização; Identifica linhas de reporte e atribuições do gerente; Justificativa, objetivos, premissas e restrições. Algo assumido como verdadeiro Executadas conforme o planejado Motivação que sustenta a realização do projeto (oportunidade ou demanda) Fatos concretos que limitam as opções da equipe Resultados esperados Entregas importantes

11 Iniciação

12 Desenvolver a declaração de escopo preliminar do projeto
Fornece uma descrição de alto nível do escopo; Definição do que precisa ser realizado no projeto; Aborda e documenta as características e limites do projeto e seus produtos e serviços associados.

13 Desenvolver a declaração de escopo preliminar do projeto
Entradas Termo de abertura do projeto; Declaração do trabalho do projeto. Ferramentas Metodologia de gerenciamento de projetos; Sistema de informações do gerenciamento de projetos; Opinião especializada. Saídas Declaração do escopo preliminar do projeto.

14 Planejamento

15 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
Entradas Termo de abertura do projeto; Saídas dos processos de planejamento. Ferramentas Partes interessadas (stakeholders); Associações profissionais e técnicas; Grupos industriais e acadêmicos; Especialistas. Saídas Plano de gerenciamento de projeto.

16 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
Documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto.

17 Execução

18 Orientar e gerenciar a execução do projeto
Entradas Plano de gerenciamento de projeto; Solicitações de mudanças aprovadas. Ferramentas Sistema de informações do gerenciamento de projetos. Saídas Entregas; Informações sobre o desempenho do trabalho.

19 Orientar e gerenciar a execução do projeto
Execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os requisitos definidos na declaração do escopo. Entre as principais atividades, destacam-se: Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto; Criar entregas do projeto; Gerenciar riscos e implementar atividades de respostas a riscos; Coletar e documentar as lições aprendidas e implementar as atividades de melhorias nos processos aprovados.

20 Monitoramento e Controle

21 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Entradas Plano de gerenciamento de projeto; Relatório de desempenho. Ferramentas Opinião especializada. Saídas Atualizações do plano de gerenciamento de projeto; Solicitações de mudanças aprovadas.

22 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Monitoramento e controle dos processos usados para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto para atender aos objetivos de desempenho. O processo está associado a: Comparação do desempenho real do projeto com o Plano de Gerenciamento do Projeto; Avaliação do desempenho para determinar se são indicadas ações preventivas ou corretivas; Manutenção de uma base de informações precisas relativas aos produtos do projeto e a sua documentação; Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual.

23 Monitoramento e Controle

24 Controle integrado de mudanças
Entradas Plano de gerenciamento de projeto; Informações sobre o desempenho do trabalho. Reuniões de controle de mudanças. Atualizações do andamento das solicitações de mudança; Atualizações do plano de gerenciamento de projeto.

25 Controle integrado de mudanças
Revisão de todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e controle de mudanças nas entregas e nos ativos de processos organizacionais. _ Identificação de que uma mudança precisa ocorrer ou ocorreu; _ Documentação do impacto total nas mudanças solicitadas; _ Revisão e aprovação das mudanças solicitadas; _ Revisão e aprovação de todas as ações preventivas e corretivas recomendadas; _ Controle e atualização do escopo, custo, orçamento, cronograma e requisitos de qualidade, com base nas mudanças.

26 Encerramento

27 Encerrar o projeto Entradas Plano de gerenciamento de projeto;
Entregas aceitas. Opinião especializada. Procedimento de encerramento administrativo.

28 Encerrar o projeto Finalização de todas as atividades em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos para encerrar formalmente o projeto ou uma de suas fases.


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google