OS BONS ESPÍRITAS Simone Nardi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM APRENDIZADO QUE EU TIVE DO 11/09
Advertisements

“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
Batismo no Espírito Santo (parte V)
VI- O CRISTO CONSOLADOR
OBJETO: CONDIÇÕES PARA OBTER BENS MATERIAIS E ESPIRITUAIS
OBJETO: A PERFEIÇÃO RELATIVA *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
19 de Julho de 2009 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
Cântico da liturgia judeo-espanhola
DOMINGO IV Páscoa B 2009 O “Surrexit pastor bonus” de Mendelsshon, cantado pela escolanía de Montserrat, faz-nos sentir a presença do PASTOR.
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
A oração cristã e sua prática
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Ezequiel 36, A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Filho do homem, os da casa de Israel estavam morando em sua terra. Mancharam-na.
Como ser religioso sem ser adorador.
Felizes vós, que sois tão verdadeiros,
Oração é simplesmente falando com nosso Pai(Deus).
JULGAMENTO AUTO - IMPOSTO
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
O homem no mundo Um Espírito Protetor Sede Perfeitos Capítulo XVII
Tema: discipulado com propósito
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
O SEGREDO DA FELICIDADE
Ginástica Espiritual.
Palavra de Vida Abril de 2014.
Música Judeo-espanhola 4’50
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
“Se perdoardes aos homens as faltas que cometeram contra vós, também vosso Pai Celestial vos perdoará os pecados, mas se não perdoardes aos homens quando.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque receberão misericórdia”
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Educação Cristã vs Relativismo
O REI E O SÚDITO.
O AMOR SACRIFICIAL.
SINAIS DA ESPERANÇA.
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
A força do cristão é a sua capacidade de amar. Amar especialmente aqueles que lhe fazem mal, aqueles que o odeiam. Não é um instinto natural, mas é.
"Eu, porém, vos digo...".
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
O Senhor é o meu Pastor, Isto é relacionamento!. Um jeito diferente de olhar para o Salmo 23 (Nova Versão Internacional)
Impressões de Otimismo
Transformando o mundo I João
Atos 4:9-12.
GINÁSTICA DE RELAXAMENTO Entregue ao Pai Celestial todas as tuas cargas, preocupações e tristezas. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos,
V Domingo do Tempo Comum
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
Atos 3:1-26.

Caracteres do Homem de Bem
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Lei de justiça, amor e caridade
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Os 7 Dons do Espírito Santo
ESTUDANDO A BÍBLIA QUEM É UM CRISTÃO?.
Provérbios de Salomão, capítulo 8
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
AS VISÕES DOS EUROPEUS SOBRE OS INDÍGENAS E AS
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
Ciclo C VI Domingo da Páscoa 5 de Maio de Música: “Resonemus” (3’24) Da Liturgia Cristã primitiva.
“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.” Salmo 23.6.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Ciclo A Ciclo A Domingo XVII do Tempo Comum 27 de Julho de 2014.
Transcrição da apresentação:

OS BONS ESPÍRITAS Simone Nardi

CAPÍTULO XVII, SEDES PERFEITOS O BONS ESPÍRITAS CAPÍTULO XVII, SEDES PERFEITOS Caracteres da perfeição O homem de bem Os Bons espíritas Parábola do Semeador; instruções dos espíritos: O Dever, a Virtude; Os superiores e os inferiores- O homem no Mundo: Cuidar do corpo e do espírito.

Caracteres da Perfeição Amai aos vossos inimigos ... A perfeição absoluta é possível? Apenas uma perfeição relativa: Ser Bom, ou seja: « Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? - Se nicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? - Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial.. »

O Homem de Bem O Verdadeiros Homem de Bem é Aquele que Pratica a Justiça de amor e caridade em sua maior pureza. Ele é bom, é humano e benevolente, a caridade é seu guia. Respeita seus semelhantes

OS BONS ESPÍRITAS O que é ser bom espírita?

1492- Descobrimento da América

1492- Descobrimento da América Cristovan Colombo busca por novas terras. Encontra-se com terras que desconhecia : América Latina

Des-cobrimento ou En-cobrimento? O que se entende por Des-Cobrimento? Houve na verdade o En-cobrimento da América Latina

COLONIZAÇÃO Houve dois tipos de colonização: Exploratória Povoamento América do Norte : povoamento América Latina: exploratória

En-Cobrimento da América Latina Povos Ameríndios; milhares de pessoas habitavam a América Latina. Riquezas em ouro, prata e pedras preciosas. Muitos povos pacíficos

Selvagens ou Homens Para os espanhóis aquelas « pessoas » eram apenas selvagens, « índios » desprovidos de alma. Arquétipo de ser humano: Europeu. Branco. Cristão (católico).

GUERRA JUSTA Junan Ginés de Sepúlveda: “É sempre justo e de acordo com o direito natural que tal tipo de gente bárbara se submeta ao império de príncipes e nações mais cultas e humanas, de modo que graças à virtude dos últimos e a prudência de suas leis, eles abandonem a barbárie e se adaptem a uma vida humana e ao culto da virtude. (SEPULVEDA, apud LAS CASAS, 2001,p.23)”

GUERRA JUSTA Junan Ginés de Sepúlveda: DIREITO NATURAL “ E se recusarem o poder de tal império lhes pode ser imposto por meio das armas, e tal guerra será justa segundo o direito natural” ( SEPULVEDA, apud LAS CASAS, 2001,p.23)

GUERRA JUSTA Junan Ginés de Sepúlveda: DIREITO NATURAL “Em suma: é justo, conveniente e conforme a lei natural que os varões probos, inteligentes, virtuosos e humanos dominem todos os que não têm estas qualidades. ( SEPULVEDA, apud LAS CASAS, 2001,p.23) ...conveniente e conforme a lei natural.

BONS CRISTÃOS !? Entre 1492 e 1600: 80 milhões 70 milhões de ameríndios foram exterminados e seus territórios demarcados para facilitar o saque de suas riquezas. 2000 mil línguas foram extintas Entre 1492 e 1600: foram exterminados homens, mulheres, crianças e animais

Ego Vox Clamantis in Deserto Eu sou uma voz [...] no deserto desta ilha[...] todos estais em pecado mortal, e nele vivereis e morrereis, pela crueldade e tirania que usais com estas inocentes vítimas . Dizei-me, com que direito e baseados em que justiça, mantendes em tão cruel e horrível servidão os índios? Com que autoridade fizestes estas detestáveis guerras a estes povos que estavam em suas terras mansas e pacíficas e tão numerosas e os consumistes com mortes e destruições inauditas?

Ego Vox Clamantis in Deserto Como os tendes tão oprimidos e fatigados, sem dar-lhes de comer e curá-los em suas enfermidades? Os excessivos trabalhos que lhes impondes, os faz morrer, ou melhor dizendo, vós os matais para poder arrancar e adquirir ouro cada dia... Não são eles acaso homens? Não tem almas racionais? Vós não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Será que não entendeis isso? Não o podeis sentir?» Missa do 4º domingo do advento, 21 de Dezembro de 1511

LAS CASAS “[...] com certeza e sem medo de errar que os espanhóis jamais tiveram uma guerra justa contra os índios” (LAS CASAS, 2008, p.17)”.

LAS CASAS Para Las Casas nenhuma dominação é justa, nenhuma descaracterização cultural em nome de qualquer interesse, seja ele de quem for, é justa, mesmo sob o pensamento de que cabe a cultura dominante se impor à mais atrasada, fato esse que geralmente surge marcado por extrema violência do superior sobre o inferior.

MODO PENSAMENTO Estaria o pensamento relativo a descoberta da América e seu violento processo de colonização atuando nos dias atuais ? Arquétipo de hoje: Humano. Racional. Capaz se dominação.

ANIMAIS Qual a nossa relação e a nossa justificação para que tenhamos, para com os animais, o mesmo tipo de barbárie que os espanhóis tiverem para com os ameríndios? “É sempre justo e de acordo com o direito natural ...que tal tipo de gente bárbara se submeta ao império de príncipes e nações mais cultas e humanas, (SEPULVEDA, apud LAS CASAS, 2001,p.23)”

ANIMAIS “Em suma: é justo, conveniente e conforme a lei natural que os varões probos, inteligentes, virtuosos e humanos dominem todos os que não têm estas qualidades.” ( SEPULVEDA, apud LAS CASAS, 2001,p.23)

Selvagens ou Homens ?

OS BONS ESPÍRITAS O que é ser bom espírita?

BONS CRISTÃOS X GUERRA JUSTA!? “[...] com certeza e sem medo de errar que os espanhóis jamais tiveram uma guerra justa contra os índios” (LAS CASAS, 2008, p.17)”. nenhuma dominação é justa, pois toda dominação vem marcada por extrema violência do superior sobre o inferior.

Ego Vox Clamantis in Deserto “ Como os tendes tão oprimidos e fatigados, sem dar-lhes de comer e curá-los em suas enfermidades? Os excessivos trabalhos que lhes impondes, os faz morrer, ou melhor dizendo, vós os matais para poder arrancar e adquirir ouro cada dia... Não são eles acaso homens? Não tem almas racionais? Vós não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Será que não entendeis isso? Não o podeis sentir?”

Ego Vox Clamantis in Deserto “ Como os tendes tão oprimidos e fatigados, sem dar-lhes de comer e curá-los em suas enfermidades?

Ego Vox Clamantis in Deserto Os excessivos trabalhos que lhes impondes, os faz morrer, ou melhor dizendo, vós os matais para poder arrancar e adquirir ouro cada dia...

Ego Vox Clamantis in Deserto * Não são eles acaso filhos de DEUS? Não tem almas? Vós não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Será que não entendeis isso? Não o podeis sentir?”

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO! BONS ESPÍRITAS AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO!