Política e Democracia na Grécia Antiga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
A GRÉCIA ANTIGA.
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Modo-de-produção escravista
6° ano CENSA – 2010 PROF.: Juliana Carneiro
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Características da pólis
CARACTERÍSTICAS E CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Cidades- estados gregas
Grécia antiga Localização: sul da Península Balcânica
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
A Civilização Grega ou Helênica
Prof. Everton da Silva Correa
História Grécia Antiga II.
ATENAS.
Grécia - Cultura e Sociedade.
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Prof. Sidnei, O Belíssimo
Atenas (nos dias de hoje)
GRÉCIA ANTIGA.
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Cidade-Estado: Atenas
Civilização: Nômades Sedentários Início da agricultura
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Entre Militares e Políticos
Antiguidade Ocidental
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
História da Antiguidade Clássica e Roma
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção.
Platão e o Mito da Caverna
Antiguidade grega e romana
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS GRÉCIA ANTIGA. 1. Introdução  Legado Cultural Greco-Romano Grego: racionalismo; valorização do homem; filosofia; democracia; teatro;
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
Grécia: período clássico e período helenístico
A origem da Civilização Grega 6º ano
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
Cidades- estados gregas
A Democracia Ateniense
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
GRÉCIA.
O Direito Grego Antigo. Características Físicas Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a direita da Itália.Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a.
Transcrição da apresentação:

Política e Democracia na Grécia Antiga

Situando cronologicamente...

Democracia Grega: Período Clássico: séc. s V e IV a.C: Apogeu da democracia direta nas cidade-estado de Atenas. Eliminava a participação política de praticamente 90 % da população. metecos mulheres escravos

Democracia e Participação Cidadãos atenienses eram: 1-Homens maiores de 18 anos, 2-Livres, 3-Nascidos em Atenas, 4- Em geral da Classe Social-Eupátridas - bem nascidos, georgóis (pequenos proprietários) e demiurgos (ricos comerciantes)

Política e Democracia na Grécia Antiga Alguns termos importantes .... Eclésia: assembléia popular, aprovava leis. Bule: cidadãos que preparavam leis para serem votadas pela Eclésia. Hileu: tribunal de justiça aberto aos cidadãos. Demos: divisão territorial da população, divididos em tribos, que elegiam representantes para participar da Bule Isonomia:igualdade dos cidadãos perante a lei. Ostracismo: exílio de 10 anos para políticos perigosos

Drácon (621 a.C) Sólon (594 a. C) Clístenes (510-507 a.C) Organizou leis escritas; manteve o governo aristocrático; os direitos dependiam do nascimento Lei escrita deveria esta de acordo com a justiça; aboliu direitos políticos por nascimento. Criou Bule* e a Eckesia (Assembleia) e o Hileu Tirou Atenas do poder de tiranos***. Distribuiu o poder aos cidadãos que se reuniam na Eclésia. Criou o demos****, base da democracia. Estabeleceu a isonomia****** e o ostracismo

Democracia e Participação • Péricles coroou o período democrático,mantendo as resoluções de Clístenes e acrescentando a prática da mistoforia, isto é o recebimento de pagamento para comparecer à assembleia. • PS: Te lembra algo?

Esparta VI a.C Detinham Poderes Políticos Não detinham Poderes Políticos Espartanos descendentes dos dórios, detinham funções militares e administrativas Periecos: comerciantes, livres, pagavam impostos. Hilotas: servos Os cidadãos pertenciam à pátria e não a eles mesmos! “Pagar impostos não assegurava a cidadania e sim a educação militar e o bom nascimento.”

Democracia e Partcipação na Grécia Antiga Democracia Grega Democracia Moderna *Direta *A Religião é determinada pelo Estado *A Ecclesia era soberana: inclusive em casos de ostracismo *Representativa *Estado e Religião Separados *Tolerância *A vontade da maioria é soberana em teoria

Observações sobre a cultura grega Mitologia: Deuses com caracterísiicas humanas. Panteão de Deuses! Busca de explicações sobre perguntas existênciais a partir de histórias fantásticas. Ex: Caixinha de Pandora, Teogonia de Hesíduo Filosofia: substituiu a Mitologia , a partir de uma operação racional e lógica buscava resposta para as perguntas existênciais: Quem sou eu? Para onde vou? Por que existe sofrimento? Expoentes: Sócrate, Platão e Aristóteles. Destaque o método dialógico de Platão, a maiêutica: a arte de partejar as ideias embutidas dentro da mente humana. Ilíada e Odisséia: clássicos do Período Homérico sobre a Guera de Tróia. VER LIVRO DE FILOSOFIA, P. 15-19.

Observações sobre a cultura grega Arte: perfeição no corpo e nas formas, realismo, representação dos Deuses, especilamente Afrodite ( representada pela Vênus de Mil0 (130 aC). O Mito do Laocoonte também é muito conhecido. Arquitetura grega: construção de templos. Helenismo: difusão da cultura grega por Alexandre o Grande que conquistou a Grécia em 333 a.C. O helenismo pode ser definido como: manifestação cultural de caráter cosmopolita (universal) que incorporava traços predominantemente gregos e aspectos de culturas orientais a partir da ascensão de Alexandre Magno.

Vênus de Milo –Louvre-FR.

Observações sobre a cultura grega. Historiadores Gregos: Heródoto escreveu sobre antecedentes da Guerra do Peloponeso. E Tucídides escreveu sobre a Guerra do Peloponeso. Ambos usaram testemunhos orais em suas narrativas. Teatro: era popular e tinha função educativa, especialmente a tragédia e a comédia. Encenavam a Ilíada e a Odisséia.