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Antiguidade grega e romana

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Apresentação em tema: "Antiguidade grega e romana"— Transcrição da apresentação:

1 Antiguidade grega e romana
História da educação: Antiguidade grega e romana

2 Antiguidade grega A educação grega estava centrada na formação integral do indivíduo: corpo e espírito (paideia). Antes da escrita a educação era ministrada pela própria família, conforme tradição religiosa. Ócio digno

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4 Educação espartana Esparta foi fundada na Lacônia pelo Dórios.
Encontrava na guerra sua justificativa e vocação. A sociedade era dividida em:

5 Educação espartana Espartanos: descendentes dos dórios, gozavam de todos os privilégios e viviam sob rígida disciplina militar. Periecos: antigos habitantes da Lacônia, dedicavam-se ao artesanato e ao comércio. Eram livres, mas não tinham direitos políticos. Hilotas: escravos do Estado.

6 Educação espartana A educação visava a formação de bons soldados e cidadãos leais. Privilegiavam a formação física e militar. A educação era pública e obrigatória. As crianças permaneciam com a família até os 7 anos. A partir dessa idade iniciava-se uma educação rigorosa.

7 Educação espartana As mulheres também recebiam treinamento físico e psicológico para se prepararem para ser mãe e esposa de guerreiros. Tinham maior liberdade que as mulheres em outras cidades gregas.

8 Educação ateniense Atenas foi fundada pelos jônios, próximo ao mar Egeu. Devido a proximidade com o mar desenvolveu o comércio com outros povos. A sociedade era dividida em:

9 Educação ateniense Eupátridas: cidadãos bem nascidos, proprietários de terras. Georgóis: cidadãos, pequenos proprietários. Demiurgos: cidadãos, povo ateniense, artesãos e comerciantes. Metecos: estrangeiros. Escravos.

10 Educação ateniense A educação ateniense era aberta e flexível.
Preocupavam-se com a formação constante e global: paideia. Às mulheres estavam reservadas as funções domésticas. Ficar em casa e em o silêncio era o seu maior exemplo de virtude.

11 Educação ateniense Sofistas: Criadores da educação intelectual.
Valorizavam a figura do professor e exigiam remuneração. Sistematizaram o ensino. Ensinavam a oratória e a retórica para que os jovens fossem bons cidadãos.

12 Educação ateniense Crítica de Sócrates:
Os Sofistas não eram filósofos pois não tinham amor pela sabedoria e nem respeito pela verdade. Corrompiam os jovens. O erro e a mentira valiam o mesmo que a verdade.

13 Educação ateniense Principais Sofistas: Protágoras de Abdera
Górgias de Leontini Isócrates de Atenas

14 Educação ateniense Sócrates (479-399 a. C.): Não deixou nada escrito.
Conhecemos suas através dos escritos de seus discípulos Xenofonte e Platão. Foi acusado de não crer nos deuses e corromper os jovens, foi condenado e morto.

15 Seu método Parte do reconhecimento de sua própria ignorância para a busca do saber: “Só sei que nada sei”. Ironia (perguntar, destruir o suposto saber) Maiêutica (“parto”, dar à luz a idéias novas) Definição de um conceito

16 Educação ateniense Platão (428-347 a.C.) Discípulo de Sócrates.
Fundador da Academia. Ao escrever a República afirma que todas as crianças devem receber educação do Estado. Até os 20 anos a educação deve ser a mesma para todos.

17 Educação ateniense Alma de bronze: agricultura, artesanato e comércio.
Alma de prata: guerreiros, soldados. Alma de ouro: filósofos. Aos 50 anos eram admitidos no corpo dos magistrados pelo seu conhecimento da ciência política. O governo era confiado aos mais sábios.

18 Educação ateniense Distingue o mundo sensível (dos fenômenos) do mundo inteligível (das idéias). O mundo sensível é acessível aos sentidos, por isso é ilusório, “pura sombra do verdadeiro mundo”. “Aprender é lembrar”: educar é despertar no indivíduo o que ele já sabe.

19 Educação ateniense Aristóteles (384-322 a.C.) Discípulo de Platão.
Fundou o Liceu. Explica o mundo a partir de distinções fundamentais: Ato – potência Forma – matéria

20 Educação ateniense Conceitos
Matéria: aquilo de que algo é feito, princípio indeterminado. Forma: aquilo que faz com que uma coisa seja o que é. Potência: ausência de perfeição, capacidade de tornar-se alguma coisa, para tal, é preciso que sofra a ação de outro ser já em ato.

21 Forma Matéria

22 Potência Ato Ato

23 Educação ateniense A criança nada sabe, é um adulto em potência.
A educação tem a finalidade de ajudar o indivíduo a alcançar a plenitude e realização de seu ser. A criança aprende ao repetir os atos dos adultos.


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