Região Inovadora Jorge Figueira – Univ Coimbra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
Helena Duarte UDE - Unidade de Dinamização Empresarial Tema: Instrumentos para a valorização empresarial de ideias de negócio CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
A importância da jovem liderança empreendedora
Creating Value in Biotechology
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Formador: Henrique Milheiro III ENI – ENCONTRO NACIONAL DE INCUBADORAS Incubadoras da Região Centro: Uma Sinopse Breve Curia Tecnoparque – 24 de abril.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
PLENÁRIA FINAL.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
Programa de Educação em Empreendedorismo.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA.
SUMÁRIO Objetivos Abrangência Justificativas
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
dos Objectivos à Concretização
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
Parcerias para o desenvolvimento de novos espaços de acolhimento e incubação José Rui Soares 24/04/2013.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Escolas Empreendedoras Concurso de Ideias
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
CEC, 13 de Novembro de 2013 Luísa Bernardes CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
A importância das parcerias regionais Curia – 06 de Julho de 2012
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Ensino Superior Politécnico. Destinatários Alunos Docentes Diplomados Outros.
«PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA» Coimbra, 21 de maio de 2015
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Região Inovadora Jorge Figueira – Univ Coimbra

O INOV•C é um Programa Estratégico de 4 anos [2010-2013] que pretende desenvolver um Ecossistema de Inovação, fundamentado pelo desenvolvimento de recursos, infraestruturas e dinâmicas de inovação e empreendedorismo na Região Centro. O seu Plano de ação é centrado no eixo Coimbra-Leira estendendo-se até às estruturas e entidades de apoio ao empreendedorismo e inovação circundantes que estejam sensivelmente a 30 minutos deste eixo

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Programa Estratégico INOV•C Natureza imaterial Gestão, dinamização e monitorização do Ecossistema de Inovação Promoção e reforço de competências de apoio ao empreendedorismo e inovação Reforço dos Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional material BioPilot MorEnergy Biocant II Biocant III iParque – Coimbra Inovação Parque Parque Tecnológico de Óbidos – OBITEC TEC Bis A base de integração imaterial do Programa está dividida em 3 eixos estratégicos: a Gestão, Dinamização e Monitorização do Ecossistema de Inovação; a Promoção e Reforço de competências de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação; e a Contribuição da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional 10 Parceiros Nucleares Universidade de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Politécnico de Leiria Biocant Instituto Pedro Nunes Incubadora do IPN Incubadora D. Dinis MorEnergy iParque – Coimbra Inovação Parque Parque Tecnológico de Óbidos – OBITEC + de 300 Parceiros Complementares Autarquias, municípios e comunidades intermunicipais Outros estabelecimentos de ensino superior e unidades de investigação privadas Associações e estruturas de apoio ao empreendedorismo e inovação Associações comerciais e empresariais Entidades financeiras Empresas Associações e organizações de estudantes

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Sistema de Apoio ao Estímulo Local e Regional para Empreendedorismo e Inovação Orçamento total disponível 600.000€ Orçamento max. por projeto 20.000€ Projetos de estímulo ao empreendedorismo e inovação a desenvolver na região envolvimento de pelo menos um transferência de know-how especializado parceiro nuclear do INOV•C para os parceiros complementares

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Disponíveis em www.inovc.pt

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Critérios de avaliação Potencial para gerar novos projetos empreendedores num prazo de dois anos Iniciativa inovadora na abordagem Replicabilidade na região Estabelecimento de relações duradouras e consolidação da rede de contatos Âmbito apropriado ao valor do orçamento solicitado Financiamento e apoio INOV•C (recursos e know-how) críticos para o sucesso Disponibilidade para fortalecer atividades na área da inovação e empreendedorismo Exemplo de sucesso/boas práticas na Região e no país

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional 15 projetos executados 26 candidaturas 1º biénio

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Parceiros Nuclear: Incubadora do Instituto Pedro Nunes Parceiro Complementar: Câmara Municipal de Miranda do Corvo Projeto: Gabinete de Apoio à Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (GAICE) Missão:  Impulsionar a criação e sucesso de novas empresas, quer através do seu estímulo, com o apoio ao lançamento ou desenvolvimento, quer através da promoção de uma cultura de empreendedorismo no Concelho. O apoio do parceiro nuclear IPN veio colmatar a falta de know-how especializado na área da criação de empresas, e no apoio a empreendedores que queiram desenvolver os seus projetos no município de Miranda do Corvo. Dois técnicos da CM de Miranda do Corvo realizaram um período inicial de estágio na IPN-Incubadora por forma a adquirirem metodologias e ferramentas de trabalho para dar posteriormente dar apoio aos empreendedores do município.

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Parceiros Nuclear: Universidade de Coimbra Parceiro Complementar: Câmara Municipal de Coimbra Projeto: Atividades de estímulo ao empreendedorismo para Adultos/Jovens em situação precária de emprego e condições sociais Incentivar à fixação na região de pessoas com projetos criativos e empreendedores capazes de gerar desenvolvimento económico. Através de atividades com adultos/jovens que contribuíram para o desenvolvimento de competências empreendedoras e capacidades de gestão financeira e de fomento ao empreendedorismo e inovação. 3 Empresas 100 ações de capacitação 10 grupos

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Parceiros Nuclear: Instituto Pedro Nunes Parceiro Complementar: Câmara Municipal de Penela Projeto: FarmReal 2.0 – Rebanho comunitário Região de Penela em desertificação Pastorícia, atividade tradicional em desuso Aproveitamento de recursos endógenos através de modelo de desenvolvimento potenciado pelas novas tecnologias de comunicação e eletrónica O crescente abandono da população das zonas rurais e progressivamente das suas atividades tradicionais, como é o caso da pastorícia condiciona por exemplo a produção de um dos afamados queijos de Portugal o queijo do Rabaçal DOP. A missão deste projeto é potenciar os recursos endógenos existentes (Pastorícia atividade em desuso) através de um modelo de desenvolvimento baseado nas novas tecnologias de comunicação e eletrónica; nomeadamente na utilização de redes de sensores sem fios e no potencial gerado pelas redes sociais na internet.

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Objetivos atingidos 1º biénio Os objetivos da Iniciativa INOV.C de apoio e estímulo ao empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento local e regional foram amplamente atingidos uma vez que dos 15 projetos executados no 1º biénio foram desdobrados em várias atividades de consultoria, organização de sessões de esclarecimento, workshops e outras ações que contribuíram para este efeito multiplicador.

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Avaliação da Satisfação dos Parceiros Complementares Todos os critérios foram considerados importantes e avaliados de forma mais que satisfatória. Da lista apresentada salientam-se os 3 primeiros com especial atenção para a concretização dos objetivos delineados como sendo um indicador da execução dos seus projetos. O índice de satisfação global foi efetuado de acordo com a média de satisfação ponderada pela importância dos critérios, tendo-se obtido uma satisfação global de 89,3%

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Ecossistema de Inovação INOV•C - 2º Biénio 2012/2013 1ª CALL 17 candidaturas 15 aprovadas Sistema de Apoio ao Estímulo Local e Regional para Empreendedorismo e Inovação 2ª CALL 12 candidaturas 7 aprovadas No segundo biénio do programa estratégico INOV.C houve já dois momentos de candidaturas 1ª Call em Maio com 17 candidaturas e 15 delas aprovadas e a 2ª Call em Outubro com 12 candidaturas e 7 aprovadas, existindo ainda a possibilidade de abertura de uma nova fase de candidaturas

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Parceiro complementar PROJETO AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego Prémio inovação e Empreendedorismo Câmara Municipal de Proença a Nova Iniciativa de Incubação de Empresas e apoio a empreendedores ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários Formar para empreender ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra Inov.Góis Câmara Municipal de Penacova Câmara Municipal de Miranda do Corvo Inov.Miranda NERCAB - Associação Empresarial da Região de Castelo Branco NERCAB - Associação Empresarial da região de Castelo Branco NERLEI Iniciativas de estímulo ao empreendedorismo Câmara Municipal de Mealhada Curso e concurso de empreendedorismo da Mealhada 2012 Câmara Municipal de Coimbra Coimbra. Inovar o Tradicional no Centro Histórico CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Dinamização CSB – Centro de simulação Biomédica Câmara Municipal de Penela Inov.Penela OPEN – Associação para Oportunidades Especificas de Negócio THINK to CREATE – Laboratório de ideias: Cria tu mesmo! Câmara Municipal da Figueira da Foz Concurso de Ideias de Negócio para a Economia do Mar Câmara Municipal da Anadia Concurso de Ideias Inovadoras para o Sector da Vinha e do Vinho Atividades de empreendedorismo para crianças jovens e adultos Empreendedorismo e eficiência energética no Município de Penela 1ª CALL 15 aprovados Nesta quadro encontram-se esquematizadas as candidaturas concorrentes na 1ª call e a indicação dos 15 projetos aprovados.

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Parceiro complementar PROJETO Câmara Municipal da Lousã Dinamização do Cluster de Empresas e Empreendedores da Lousã Câmara Municipal de Águeda Dinamização da Incubadora de Empresas de Águeda VougaPark Dinamização do VougaPark Câmara Municipal de Montemor-o-Velho Identificação de Oportunidades de Melhoria na EcoEficiência da Atividade Agrícola do Baixo Mondego Câmara Municipal de Coimbra Start-up Quiosque ASSOCIAÇAO IUNA MEEL - Mostra de Empreendedorismo e Emprego Lusófono AICP Empreender e Inovar Coimbra - Creative Network ANJE I Feira do Empreendedor do Centro Federação Portuguesa de Rugby/ Comité Regional de Rugby do Centro Academia De Rugby Do Centro CIMBIS Empreender na Beira Interior Sul - Fortalecer relações/gerar oportunidades Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física Sistema e Método Ótico para Medição Não‑Invasiva e Sem Contacto de Parâmetros Hemodinâmicos 2ª CALL 7 aprovados Da mesma forma estão apresentados neste quadro os projetos a concurso e os 7 projetos aprovados na 2ª call do sistema de apoio ao estimulo local e Regional para o Empreendedorismo e Inovação

Contributos da Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional Obrigado pela atenção jfigueira@uc.pt