Pesquisa Aplicada – Quais são as competências para Governança e Gestão de Processos mais importantes? Abril/2013.

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Pesquisa Aplicada – Quais são as competências para Governança e Gestão de Processos mais importantes? Abril/2013

Características Gerais Objetivo da Pesquisa Analisar quais são os elementos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA) mais e menos necessários para uma boa Governança e Gestão de Processos. Método Pesquisa aplicada e quantitativa, realizada através de questionário com aplicação presencial em eventos sobre Governança e Gestão de Processos e online com 139 respostas válidas Local e Período da Pesquisa Realizada em eventos presenciais no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2012 : RJ - II Seminário Internacional com Roger Burlton - 20 e 21 de setembro de 2012 SP – Roger Burlton, Enjourney e Serasa Experian - 09 de novembro de 2012. Online –Grupos especializados em Governança e Gestão de Processos do LinkedIn. Resultados Esperados Melhorar a formação, recrutamento e seleção de profissionais, facilitar a identificação de lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes, estruturar treinamentos e, sobretudo, para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho para gerar mais resultados com Governança e Gestão de Processos.

Atuação dos Participantes Setor de maior representatividade da pesquisa

Atuação dos Participantes Setor Elétrico - Segmento de maior representatividade da pesquisa

Como a pesquisa foi estruturada? A pesquisa utilizou o modelo CHA - conhecimentos, habilidades e atitudes - para a categorização de 33 elementos de competências para Governança e Gestão de Processos, com questões respondidas seguindo a escala abaixo: Dentre as competências pesquisadas, temos: C – Conhecimento 14 elementos H – Habilidade 14 elementos A – Atitude 5 elementos Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é Listados a seguir:

Como interpretar os resultados da pesquisa: Os elementos de competência MAIS IMPORTANTES são os totalmente e muito necessários Os elementos de competência MENOS IMPORTANTES são os pouco e não necessários ALTA IMPORTÂNCIA MÉDIA BAIXA IMPORTÂNCIA Os elementos de competência COM MÉDIA IMPORTÂNCIA são medianamente necessários

Elementos de Competências ALTAMENTE E LEVEMENTE importantes para Governança e Gestão de Processos Alta importância: Extremamente + Muito (Top two boxes) Baixa importância: Pouco + Não é (Botton two boxes) 87% 5% Habilidade: Trabalho em Equipe 87 % dos entrevistados acima e 55% dos abaixo acharam a competência altamente importante 5 % dos entrevistados acima e 12% dos abaixo acharam a competência com baixa importância 55% 12% Conhecimento: Gestão de competências

Elementos de Competência Pesquisada Conhecimento (14) Técnicas de modelagem de processos; Técnicas de melhoria de processos; Técnicas de gestão de processos; Técnica de gestão da mudança, comunicação e implantação de processos; Qualidade da informação; Inovação em processos; Indicadores de desempenho de processos; Processos; Estratégia; Projeto organizacional; Mecanismos de coordenação; Gestão de processos; Governança de processos; Habilidade (14) Gerais Trabalho em equipe; Gerenciamento de conflitos; Interação e relacionamento; Desenvolvimento de pessoas; Pensamento estratégico; Autogerenciamento; Específicas Atuar em projetos de desenho ou revisão da cadeia de valor; Conceber e conduzir programas e projetos de gestão de e por processos; Atuar em projetos de desenho e implantação do papel do escritório de processos; Definir indicadores de desempenho orientados a processos transversais; Aplicar técnicas de melhorias para orientar a gestão de e por processos; Aplicar técnicas de gestão da mudança e gestão de projetos; Alinhar os desdobramentos gerenciais necessários a gestão integrada de processos (controles, TI, RH etc.); Mapear as necessidades de competências orientadas a processos transversais; Atitude (5) Proatividade; Liderança; Indução de melhorias; Flexibilidade; Autoconfiança/segurança;

76% dos Elementos de competência investigados foram classificados como ALTAMENTE IMPORTANTES por todos os participantes da pesquisa A maior parte dos elementos foram avaliados como “Totalmente necessário” ou “Muito necessário”, caracterizando uma alta aderência dos elementos de competência como ALTAMENTE IMPORTANTES para Governança e Gestão de Processos. Somente 9% dos elementos foram avaliados como “não necessários” ou “pouco necessários”, o que reforça que POUCOS elementos de competência tem baixa importância para Governança e Gestão de Processos Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 76% 9% Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Importância dos TIPOS DE ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA para Governança e Gestão de Processos Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 76% 8% 73% 11% 82% 5% Os elementos de competência associados a Atitude foram considerados mais importantes quando comparados aos demais. Segundo a pesquisa, entende-se que elementos de Habilidade são menos importantes quando trata-se de Governança e Gestão de Processos Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MAIS necessários para Governança e Gestão de Processos 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 87% 5% 1º 84% 6% 2º 86% 7% 3º 81% 4% 4º 82% 10% 5º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MAIS necessários para Governança e Gestão de Processos 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 87% 5% 1º 84% 6% 2º Evidencia que Governança e Gestão de Processos não é apenas a metodologia de mapeamento ou a tecnologia de automação dos processos. O trabalho em equipe merece destaque para uma boa governança e gestão de processos; Amplia a integração entre competências dos indivíduos e capacidades da organização como um todo, como consequente reforço para atuação multifuncional típica da gestão por processos; Facilita a geração de resultados esperados, de forma integrada. 86% 7% 3º 81% 4% 4º 82% 10% 5º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MAIS necessários para Governança e Gestão de Processos 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 87% 5% 1º 84% 6% 2º 86% 7% 3º 81% 4% 4º Estes dois conhecimentos são a base para a engrenagem que faz a “roda” da Governança e Gestão de Processos “girar” e gerar resultados; Cria um entendimento comum sobre o papel integrador e transversal dos processos. 82% 10% 5º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MAIS necessários para Governança e Gestão de Processos 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) Facilita que todos contribuam para o desempenho da organização; Amplia coordenação de atividades e recursos e também a comunicação; Reduz barreiras ou feudos dentro da organização, ao invés de criá-los ou reforçá-los. 87% 5% 1º 84% 6% 2º 86% 7% 3º 81% 4% 4º 82% 10% 5º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MAIS necessários para Governança e Gestão de Processos 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 87% 5% Cria um caminho claro de mudança, suaviza a transição quando da efetiva implantação da Governança e Gestão de Processos na cultura da organização; Amplia a adaptabilidade dos profissionais frente às novas situações e flutuações nas demandas e competências necessárias; Efetiva a real entrega de valor quando os processos são implantados e passam a entregar melhores e mais resultados. 1º 84% 6% 2º 86% 7% 3º 81% 4% 4º 82% 10% 5º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MENOS necessários para Governança e Gestão de Processos 5- Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 76% 10% 29º 71% 11% 30º 67% 13% 31º 56% 20% 32º 55% 12% 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MENOS necessários para Governança e Gestão de Processos 5- Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) O desenho e a estruturação do escritório de processos usualmente são realizados por empresas de consultoria, o que explica esta habilidade ser estar dentre as menos necessários na pesquisa; Esta habilidade é muito requerida no início da implantação do escritório, porém pouco requerida para a efetiva Governança e Gestão de processos. Cria a hipótese das organizações estarem percebendo que um escritório de processos sozinho não é capaz de gerar resultados sem Governança com clareza de papéis e responsabilidades em toda a organização 76% 10% 29º 71% 11% 30º 67% 13% 31º 56% 20% 32º 55% 12% 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MENOS necessários para Governança e Gestão de Processos 5- Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) Hipótese de não conhecimento sobre os temas pelos entrevistados/respondentes; Ou supõe-se que os métodos de ensino não são adequados às necessidades das empresas: ensino tradicional em sala de aula com pouco on the job training; Ou simplesmente conhecem e não dão a relevância adequada, o que comprova as dificuldades que as organizações possuem em realizar uma boa Governança e Gestão de Processos, que tenha na capacitação dos profissionais um eixo de geração de resultados. 76% 10% 29º 71% 11% 30º 67% 13% 31º 56% 20% 32º 55% 12% 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Ranking dos Elementos de Competência pelo indicador: “Totalmente necessário” 1º 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Ranking dos Elementos de Competência pelo indicador: “ALTAMENTE IMPORTANTE” 1º 33º ALTA IMPORTÂNCIA MÉDIA BAIXA IMPORTÂNCIA Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Ranking dos Elementos de Competência pelo indicador: “ALTAMENTE IMPORTANTE” 1º 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

DESTAQUE dos Elementos de Competência pelo indicador: “BAXA IMPORTÂNCIA” 1º 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Ranking do indicador “Totalmente necessário” 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 10+ Atualizar Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Ranking do indicador “Totalmente necessário” 24º 25º 26º 27º 28º 29º 30º 31º 32º 33º 10- Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é NOTA: Vale destacar que mesmo pertencentes aos menores % do índice “totalmente necessário” o somatório dos indicadores totalmente e frequentemente são sempre superiores a 50%, mostrando a relevância dos mesmos.

Ranking por Elemento de Competência Pesquisada Conhecimento Habilidade Atitude ° ° ° 2 + Totalmente necessário Processos Trabalho em equipe Proatividade ° Gestão de processos ° Interação e relacionamento ° Liderança ° ° ° Gestão de competências Atuar em projetos de desenho e implantação do escritório de processos Indução de melhorias 2 - NÃO É necessário ° Inovação em processos ° ° Flexibilidade Aplicar técnicas de gestão da mudança e gestão de projetos

Ranking por Elemento de Competência Pesquisada: Análise de Maior e Menor Importância Conhecimento Habilidade Atitude ° 84% 6% ° 87% 5% ° 88% 4% 2 + Totalmente necessário Processos Trabalho em equipe Proatividade ° Gestão de processos 86% 6% ° Interação e relaciona- mento 81% 4% ° Liderança 80% 6% ° ° ° Gestão de competên- cias Atuar em projetos de desenho e implantação do papel do escritório de processos Indução de melhorias 55% 12% 55% 22% 70% 7% 2 - necessário NÃO É ° Inovação em processos ° ° Aplicar técnicas de gestão da mudança e ges-tão de projetos 67% 13% 76% 9% Flexibilidade 77% 6% Totalmente necessário + Muito necessário Pouco necessário + Não é necessário

Análise Setor Elétrico

Distribuição segundo importância para Governança e Gestão de Processos – Setor Elétrico Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) Observa-se que no universo de respostas do Setor Elétrico a maioria dos respondentes classificou a importância dos elementos de forma mais distribuída dentre os 5 níveis apresentados. O que evidencia mais visão sistêmica para o Setor Elétrico e mais foco e priorização para a amostra como um todo. 66% 22% 76% 9% Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Comparação dos Elementos CHA para Governança e Gestão de Processos – Setor Elétrico Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 76% 21% 73% 24% Habilidade é o elemento de competência menos necessário segundo os respondentes do Setor Elétrico 82% 18% Segundo a pesquisa, assim como na amostra total, também para o Setor Elétrico o elemento de competência Atitude é mais necessário do que Conhecimento e Habilidade. Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MAIS necessários para Governança de Processos – Setor Elétrico 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 60% 16% 1º 69% 28% 2º 80% 11% 3º 78% 11% 4º 77% 16% 5º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Competências MAIS necessários: Setor Elétrico VS Amostra Total 5+ Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 60% 16% 1º + 11 69% 28% 2º + 14 80% 11% Destaque para o surgimento do “Pensamento Estratégico” (substituindo “Processos” que caiu para 6ª posição) e “Flexibilidade” (empurrando “Trabalho em equipe para a 3ª posição) 3º - 2 78% 11% 4º 77% 16% 5º - 3 Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Elementos de Competências MENOS necessários para Governança de Processos – Setor Elétrico 5- Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 50% 31% 29º 58% 28% 30º 50% 23% 31º 56% 19% 32º 44% 39% 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Competências MENOS necessários: Setor Elétrico VS Amostra Total 5- Ranking Top two Box (Totalmente+ Muito) Botton two Box (Pouco + Não é ) 50% 31% 29º - 6 Observa-se que segundo profissionais do Setor Elétrico competências relacionadas a Habilidade são elementos menos necessários; no resultado global sobressaíram-se também alguns Conhecimentos (“Gestão de Competências” e “Inovação em Processos”) . 58% 28% 30º - 3 50% 23% - 6 31º 56% 19% - 3 32º 44% 39% - 1 33º Totalmente necessário Muito Medianamente Pouco Não é

Síntese Final Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais as competências para Governança e Gestão de Processos são mais necessários. Para tanto reuniu conhecimentos e informações de especialistas e aplicou um questionário, baseado em uma escala de 5 níveis de necessidade de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). A pesquisa teve foco em públicos de profissionais envolvidos com o tema em diferentes setores brasileiros, com destaque para o segmento de organizações do setor elétrico.

Síntese Final Os resultados apontaram elevadas taxas de necessidades para os elementos de competência pesquisados. Tiveram maior importância segundo a pesquisa habilidades de trabalho em equipe, com 84% de alta necessidade; atitudes como autoconfiança e segurança, com 73% de alta necessidade; e conhecimentos básicos tais como processos, com 77% de alta necessidade. Os resultados são uteis para organizações aprimorarem seus programas de formação e gerarem mais benefícios para empresas, governos e instituições.

Considerações Finais Com a aplicação da pesquisa podemos destacar: Destaque para as habilidades “Trabalho em Equipe” e “Interação e relacionamento” que aparecem tanto nas pesquisas global e do setor elétrico. Somente o conhecimento “Gestão de processos” está entre as 5+ de ambos rankings, global e do setor elétrico. Habilidades generalistas foram indicadas como mais relevantes do que Habilidades específicas. Estas ficaram nas últimas posições, como aplicação de técnicas de gestão da mudança e gestão de projetos e atuação em projetos de desenho e implantação do papel do escritório de processos. Os respondentes do Setor Elétrico priorizaram de forma mais equilibrada (distribuição menos tendenciosa) o que caracterizaria seu conhecimento, nesta amostra, mais aprofundado sobre o tema Governança e Gestão de Processos.

Considerações Finais Com a aplicação da pesquisa podemos destacar: Segundo a pesquisa, Atitudes tem claramente mais relevância do que os Conhecimentos e Habilidades, abrindo margem para um questionamento: basta ter força de vontade, ou seja, querer fazer, para que seja realizada uma boa Governança e Gestão de Processos? Acreditamos que seja necessário o preparo encontrar a vontade.

Considerações Finais Com a aplicação da pesquisa podemos destacar: Também para os casos de técnicas de gestão da mudança e gestão de projetos e atuação em projetos de desenho e implantação do papel do escritório de processos, podemos notar que a maior parte dos elementos menos necessários são habilidades técnicas e estes resultados indicam uma importância relativizada menor do que os demais elementos de competências. Por outro lado, cabe destacar que estes elementos são necessários, mas são somente menos necessários que os demais pesquisados. Isto se evidencia pois todos tem alta importância com índices entre 55 e 88%, ou seja, médios os elevados. E por fim, pode haver uma baixa necessidade por desconhecimento ou por este tipo de competência usualmente vir de agentes externos, tais como consultorias.

Considerações Finais Com a aplicação da pesquisa podemos destacar: Todos os itens pesquisados podem ser considerados necessários para a Gestão e Governança de processos, dado que comparativamente o percentual de “totalmente necessário” é maior do que “Não é necessário” em todos os casos da pesquisa. Por exemplo, os menos importantes, relacionados a gestão de competências e escritório de processos tem importância de 55% e 56%, e 12% e 20% de baixa importância, respectivamente. Conhecimentos sobre “Processos” e “Gestão de processos” encontram-se no TOP 5 da lista dos mais necessários, mostrando que sem esses elementos não há Gestão e Governança de Processos, dado que os mesmos são a base da cadeia. Podemos destacar o aparecimento da atitude Liderança como uma das bem colocadas no ranking (7ª posição) que combinada com outros elementos necessários como trabalho em equipe (1ª posição) e integração e relacionamento (4ª posição) fazem com que as organizações consigam gerar benefícios com essa integração, que gerará bons resultados.

Considerações Finais Questões futuras e limitações Alguns resultados baixos para gestão de competências e escritório de processos levantam uma hipótese: a menor importância relativa decorre do desconhecimento, ou seja, da baixa disponibilidade de competências relacionadas com estas técnicas ou se estas técnicas não funcionam hoje e devem ser melhoradas? Acreditamos que no primeiro caso, seja mais desconhecimento, mas no segundo caso, temos visto escritório de processos muito centralizados e sem outras unidades envolvidas na estrutura de Governança dos processos, o que pode também explicar a baixa importância. Também é possível propor que ocorra, no futuro, pesquisa que inclua o levantamento de disponibilidades de competências nos profissionais e não só das necessidades de tais competências. Assim, será possível descobrir se a baixa disponibilidade leva a uma baixa percepção de necessidade ou se há disponibilidade e resultados não foram gerados com aqueles elementos de competência. Iniciativas dão errado porque não há domínio destas técnicas?

Considerações Finais Questões futuras e limitações A pesquisa permite reflexões sobre o desempenho das capacitações oferecidas aos profissionais. Elas tem os conteúdos adequados? Desenvolvem as competências mais requeridas? São suficientes? Treinam em assuntos não necessários? Reflexões sobre a delimitação da pesquisa estão relacionadas ao público alvo e há limitações para amplas generalizações. Assim, pesquisas específicas por setores e por públicos alvos mais homogêneos podem ser desenvolvidas no futuro. A expansão para outras culturas de outros países e por regiões ou estados também pode ser uma investigação futura.

Considerações Finais Implicações práticas da pesquisa Sobre as implicações práticas, decorrentes da percepção de necessidade de competências que estes participantes apontaram, é necessário verificar se capacitações e trajetórias formativas em Governança e Gestão de Processos tem as competências mais requeridas indicadas nesta pesquisa. A pesquisa serve, assim, para empresas, governos e instituições aprimorarem o que demandam de capacitações, tais como cursos, vivência, workshops, benchmarkings e outros, para que sejam mais capazes de gerarem melhores resultados. Sobremaneira, serve a Enjourney para melhorar suas ofertas de capacitações a seus clientes e segmentos de mercado.

A Enjourney se destaca pela busca constante de agregação de valor e resultados concretos para o cliente, fruto da incorporação de nossos valores, enquanto grupo e empresa, nos projetos que realizamos. É neste contexto que a Enjourney convida as empresas a buscarem informações quanto aos elementos de competência considerados mais necessários dentro de suas organizações. Para descobrir e entender as lacunas de competência, entre em contato conosco para aplicação desta pesquisa. www.enjourney.com.br Unidade Rio de Janeiro Tel/Phone.: +55 21 2215.9629 E-mail: contato@enjourney.com.br Unidade São Paulo Tel/Phone.: +55 11 3285.5634 E-mail: contato.sp@enjourney.com.br Unidade Porto Alegre Tel/Phone.: +55 51 3024.5536 E-mail: contato.rs@enjourney.com.br

Equipe de Aplicação: Paula Faria e Daniel Erthal Desenvolvimento Técnico: Camila Baeta e Paula Chalhoub Revisão Técnica: Rafael Paim e Alice Erthal