A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
Advertisements

Evangelho ou Euvangelho
PORQUE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO FOI NECESSÁRIA?
V F 1. Todos os mortos ressuscitarão ao mesmo tempo, na 2ª vinda. 2. O milênio ocorrerá antes que Jesus volte. 3. No fim do milênio o diabo será.
Deus criou o homem, à Sua imagem (Gênesis 1:26), com a faculdade de escolha.
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
BENEFÍCIOS DA EXPIAÇÃO Lição 11 para o dia 13 de Dezembro de 2008.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Lição 9 para o dia 29 de Novembro de 2008
Lição 4 para o dia 25 de Outubro de 2008
Salvação; O que é? Resgatado do Perigo ou do Mal [Dicionário]
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Como ser religioso sem ser adorador.
Confissão, Perdão e Libertação
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
Por quantos testes você já passou na vida?.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Três Passos Para o Céu.
Alcançando As Promessas
Uma perspectiva Bíblica
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
As Quatro Leis Espirituais
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Hino 004 – “Alegre Verdade” Richard Holden Alegre verdade! Quão bom é ouvir, Que ao Deus de bondade aprouve em abrir. À glória o caminho, ao vil pecador.
Redescobrindo a Igreja pela graça
Regeneração e Novo Nascimento
TEMAS BÍBLICOS.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
Compreender a relação entre a Lei e a Graça Reconhecer a necessidade do Salvador Jesus Cristo.
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
CURSO BÍBLICO.
TEMAS BÍBLICOS.
Atos 4:9-12.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ESPIRITISMO.
Compreender que a morte de Jesus não pôs fim à Lei. A consciência de que é necessário um relacionamento correto com Deus e com a Sua.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
PROBLEMA “Aventura-se alguns de vós […]” “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?” (Mt 19.28) “[…] sois, acaso, indignos de julgar as coisas.
A VIRADA TEXTO BÁSICO: II Coríntios 5.17:
O obstinado amor de Deus
Carta do Apóstolo Paulo
A VITÓRIA DA VIDA Pois Paulo disse: “Lembre-se de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, ressuscitado dos mortos conforme a meu Evangelho”
O mundo inteiro precisa ouvir?”
NOSSA MISSÃO. NOSSA MISSÃO Conduzir (atrair) pessoas a uma vida contagiante centrada em Jesus.
A CERTEZA DA SALVAÇÃO NR. 03 PRÉ-ENCONTRO
Seja Bem-Vindo !.
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.” I Coríntios 15: 3.
Iniciar Concurso Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Romanos 02 a 08.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5: 17.
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Lição 10 para 5 de março de Através de suas epístolas, Paulo nos apresenta o cenário do Grande Conflito:
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
A Lei, a Carne e o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 6.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
“Portanto se o filho os libertar, vocês de fato serão livres. ” João 8
Lição 13 para 25 de junho de JESUS BARRABÁS Líder político Queria libertar o povo de Roma Prometia glória terrena JESUS O CRISTO Líder espiritual.
QUEM É ESTE HOMEM? ESTUDO DE ROMANOS 7:14-25
Transcrição da apresentação:

A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014

O QUE A LEI PODE FAZER A lei define o que é pecado. “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Romanos 7:7) A lei define o que é pecado. Sem a lei não saberíamos o que é correto e o que é incorreto; não saberíamos se estamos pecando ou não. Por esta razão, a lei tem o poder de nos condenar, porque nos mostra nosso pecado; e “salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23) Tal como disse Paulo: “o aguilhão da morte é o pecado, e o poder do pecado, a lei” (1 Coríntios 15:56) A LEI Nos mostra o PECADO O pecado produz A MORTE

O QUE A LEI NÃO PODE FAZER “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” (Atos 13:39) A lei define o pecado, mas não pode perdoa-lo de nenhuma maneira. A lei não pode tornar justo ao pecador. Por esta razão, Deus ideou um plano para salvar ao homem de seu pecado: a morte de Jesus. “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;” (Romanos 8:3)

A MALDIÇÃO DA LEI “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;” (Gálatas 3:13) Todos nós estamos sob a maldição da lei: “por quanto todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23) Ainda que existisse a possibilidade de que guardássemos perfeitamente a lei de agora em diante, jamais poderíamos libertarmos da maldição de nossos pecados passados; merecemos a morte. “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Corintios 15:57) Que relação há, pois, entre Cristo e a lei? Anulou Jesus a lei para que pudéssemos obter a vitória sobre o pecado?

“A obra mediadora de Cristo começou com o início da culpa, do sofrimento e da infelicidade humana, logo que o homem se tornou um transgressor. A lei não foi abolida para salvar o homem e colocá-lo em harmonia com Deus. Mas Cristo assumiu a posição de fiador e libertador ao tornar-Se pecado pelo homem, para que este pudesse tornar-se a justiça de Deus nAquele que era Um com o Pai, e por Seu intermédio. Os pecadores só podem ser justificados por Deus quando Ele lhes perdoa os pecados, suspende a punição que eles merecem e os trata como se realmente fossem justos e não houvessem pecado, dispensando-lhes o favor divino e tratando-os como se fossem justos. Eles são justificados unicamente pela justiça imputada por Cristo. O Pai aceita o Filho e, mediante o sacrifício expiatório de Seu Filho, aceita o pecador.” E.G.W. (Mensagens escolhidas, vol 3, pg. 221)

CRISTO E A LEI (I) “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” (Romanos 7:4) Paulo intenta explicar a diferença entre viver sob a lei e viver sob a graça (Ro. 6:14) usando três exemplos: o batismo (Ro. 6:1-8), a escravidão (Ro. 6:16-23) e a relação matrimonial (Ro. 7:1-6) “Na ilustração, a morte do marido foi o que liberou a esposa da lei [do casamento]; na aplicação, a morte da velha natureza pecaminosa é o que libera ao crente da condenação e do domínio da lei, para que se una a Cristo. Assim como a morte libera a esposa das obrigações que impõe a lei do casamento, assim também a crucifixão (ou morte) do cristão com Cristo o libera do domínio do pecado e da lei. Então pode começar uma nova união espiritual com o Salvador ressuscitado” (CBA, sobre Romanos 7:4)

CRISTO E A LEI (II) “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:1-2) Qual é a lei do Espírito que me livra da lei do pecado e da morte? A diferença não é com a lei em si, mas com a relação do crente com a lei antes e depois de sua conversão. A mesma lei que era para mim morte quando andava “segundo a carne” (Ro. 8:8), é agora “lei do Espírito da vida” porque ando “segundo o Espírito” (Ro. 8:9) Se vivo em Cristo, me alegrarei em cumprir sua lei com o poder do Espírito, porque “a lei na verdade é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Ro. 7:12) “Quando o Espírito de Deus revela ao homem todo o significado da lei, se efetua uma mudança no coração” E.G.W. (Mensagens escolhidas, vol 1, pg. 249)

Keith Burton (Lição da escola sabatina, extraído de sexta) Em resumo, a morte de Jesus demonstra poderosamente a permanência da Lei de Deus. Quando nosso primeiros pais pecaram, Deus poderia ter abolido suas leis e eliminado as penalidades por sua violação. No entanto, isto haveria significado uma existência miserável em uma sociedade sem leis para os habitantes da Terra. Ao contrário, Deus escolheu enviar a seu Filho como um Substituto por nós, que recebeu em favor de todas as pessoas o justo castigo pelo pecado que requeria a Lei. Por meio da morte de Jesus, a raça inteira se encontra em uma nova relação com Deus. Isto significa que qualquer um de nós, por meio da fé em Jesus, pode receber o perdão de seus pecados e ser perfeitos a vista de Deus. Keith Burton (Lição da escola sabatina, extraído de sexta)