HÁ VOZES NÃO OUVIDAS E DORES INVISÍVEIS DOS DESABRIGADOS DE SANTA CATARINA! ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS AUMENTOU A FREQUÊNCIA DE DESASTRES RELACIONADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Ajuda Humanitária
Advertisements

“Quero novos amigos e poder brincar de novo.” Depois do atendimento
Prof. Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri
(E Outras 12 Razões Para Vender)
Olá, sou Lolek! E esta é a minha história:
Resiliência.
TERRITÓRIO DE PAZ GUAJUVIRAS
LUANA QUEM SOU EU.
História de Sexo.
O Cachorro e o Coelho.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique para mudar de slide.
Eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Rolagem automática dos slides...
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
A Boneca e a Rosa Branca.
Prof. Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Definição de Esquecimento
FÉ? PARA QUE SERVE?.
ZÉ ALEGRIA.
Saudades de Jesus Momentos com Chico Xavier Adelino da Silveira
A História do Pedrinho e da Joana
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Ébrio Vicente Celestino (gravada em 1936)
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Viajando Espiritualmente
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
Clique.
Mensagens & Reflexões!!! Apresenta Ligue o som!!!
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Ética e Moral na formação dos filhos
Of Rê.
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
O poço e a pedra.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eu Aprendi.
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
Uma carta ao irmão que não nasceu
É bom ter lembranças. Elas constroem a nossa vida futura.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
Ug0Lin1.
SÓ PARA QUEM GOSTA DE POESIAS !!!
LEIA ANTES EZEQUIEL 18 E 33 envie este texto aos teus amigos.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
EU AMEI Hermogenes Antonio.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Click para mudar de slide
DIA DAS BRUXAS.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
Salmos 70 e 71 Davi pede socorro em tempo de angústia e perseguição
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eu, quem sou eu?. Nome: Jardel P.Costa Data :Nasci:22/06/1984 Pai: Emidio Vaz da Costa Mãe: Otilia Pereira neta.
Nádia, protetora de animais deficiente, pede ajuda para seus 60 cães e 9 gatos.
Devo ser estúpida, Devo ser muito má, Porque outro motivo Mamá esta zangada?...
Estou tentando aprender....
TENHA COMPAIXÃO.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
14 1 Mãe! Poesia Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse. Você me pediu que eu não tomasse álcool,mãe... Então, ao invés disso, tomei.
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
Hamilton Eu lhe agradeço Senhor! Quanto És grande. Quanto És bom. Não me deixa faltar o dia, não me deixa faltar à noite, não me deixe faltar à chuva,
“A DOR DO ABANDONO” By Búzios Slides Avanço automático.
História de Sexo Todo mundo que eu conheço, e que tem um cachorro, costuma chamá-lo de Rex, Lulu ou algo assim.
Destino das Ofertas 1.Equipar a rede de TV e Rádio Hope Channel e construir estúdio na Nova Zelândia 2.Construir um centro de bem- estar da família em.
Transcrição da apresentação:

HÁ VOZES NÃO OUVIDAS E DORES INVISÍVEIS DOS DESABRIGADOS DE SANTA CATARINA! ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS AUMENTOU A FREQUÊNCIA DE DESASTRES RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DAS 197 MILHÕES DE VÍTIMAS DE DESASTRES NATURAIS EM 2007, 164 MILHÕES FORAM POR INUNDAÇÕES SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL BRASIL É O PAÍS MAIS AFETADO POR CHUVAS E ENCHENTES NO HEMISFÉRIO SUL. DESASTRES DECORRENTES DAS CHUVAS ESTÃO RELACIONADOS A: OCUPAÇÕES IRREGULARES, DESMATAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO, EROSÃO DAS ENCOSTAS, ASSOREAMENTO DE RIOS E TEMIDAS ENCHENTES. POPULAÇÕES CARENTES SÃO AS MAIS AFETADAS POR SÓ TEREM A OPÇÃO DE MORAR EM REGIÕES INADEQUADAS COM PERIGO DE DESLIZAMENTOS DE ENCOSTAS E INUNDAÇÕES.

O PROTAGONISTA CHAMADO DESLIZAMENTO É O MAIS ASSUSTADOR DA CATÁSTROFE. CATÁSTROFE É UM FENÔMENO DE ALTA COMPLEXIDADE. O PROTAGONISTA CHAMADO DESLIZAMENTO É O MAIS ASSUSTADOR DA CATÁSTROFE. “Eu não sabia se era o mundo acabando, a terra parecia que se derretia, não sabia onde me apoiar, me segurar; tinha caído gente, cadáveres, animais... tudo misturado... caia e caia... e eu não sabia o que era aquilo... o cemitério se desmanchou... as casas se desabando... essa visão me acorda à noite... quero gritar, mas a voz não saí”. Sr. Marco, 43 anos. (Nome fictício de um de um bombeiro)

INGREDIENTES SE MISTURAM: - MEDOS - CRENÇAS - APEGOS - MATERIAIS - CHOQUE - NEGAÇÃO DA REALIDADE - TRISTEZA - RAIVA - DEPRESSÃO - DESESPERANÇA - REFLEXÕES - REORGANIZAÇÕES - NOVAS POSSIBILIDADES DE RECONSTRUÇÃO. “Agora eu pareço... que caí na realidade... aconteceu mesmo, sabe?... me tiraram a força lá de casa... eu queria ficar lá junto com meus móveis, com as fotos da minha família,com a minha máquina de costurar que herdei da minha avó... aqui sou só mais uma desabrigada... não tenho documentos, minha casa não existe mais, minha rua não existe mais, meu neto não existe mais, meus cachorros não existem mais... para que me salvaram? ...” Sra. Joana, 63 anos. (Nome fictício de uma Sra. de um abrigo em Blumenau. Janeiro/2009).

PROGRAMA DE AJUDA HUMANITÁRIA FASE 2 CAPACITAÇÃO: ESTRATÉGIAS GRUPAIS DE INTERVENÇÕES EM CATPASTROFES E PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS DE ESTRESSES POS TRAUMÁTICOS TRABALHANDO COM OS PROFISSIONAIS DE SANTA CATARINA

TRABALHO EM CAMPO NAS MORADIAS PROVISÓRIAS MAIO DE 2009 PROGRAMA DE AJUDA HUMANITÁRIA FASE 2 CAPACITAÇÃO: ESTRATÉGIAS GRUPAIS DE INTERVENÇÕES EM CATPASTROFES E PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS DE ESTRESSES POS TRAUMÁTICOS TRABALHO EM CAMPO NAS MORADIAS PROVISÓRIAS MAIO DE 2009

PROGRAMA DE AJUDA HUMANITÁRIA FASE 2 CAPACITAÇÃO: ESTRATÉGIAS GRUPAIS DE INTERVENÇÕES EM CATPASTROFES E PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS DE ESTRESSES POS TRAUMÁTICOS SOCIODRAMAS CONSTRUTIVISTAS DAS CATÁSTROFES FÓRUM PARA DAR VOLUME ÀS SUAS VOZES E VISIBILIDADE ÀS SUAS FERIDAS INVISÍVEIS. DRAMATIZAMOS SEUS CONTATOS COM AUTORIDADES. E EM RESUMO ELES PEDEM: POR QUE ESTÁ PARADO O DINHEIRO PARA A COMPRA DOS TERRENOS? O QUE ACONTECE COM AS CASAS PROMETIDAS PARA MARÇO, ABRIL E ... SEM DATA? PEDIMOS ESTAR DE REGRESSO A NOSSOS LARES PARA O NATAL DESTE ANO POR FAVOR.

OS DESENHOS DAS CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS CASAS DESAPARECIDAS, DESTRUÍDAS DO PASSADO, COM A TERRA DERRETENDO E LEVANDO MISTURADOS PESSOAS, ANIMAIS, CADÁVERES DO CEMITÉRIO, AS ESCOLAS.

AS ÁRVORES E CASAS DO FUTURO: OS DESENHOS DAS CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS AS ÁRVORES E CASAS DO FUTURO: SIMPLES, MAS COM A IDENTIDADE DA FAMÍLIA DE VOLTA, UMA CERCA DELIMITANDO SEUS TERRITÓRIOS FAMILIARES.

APÓS CINCO MESES EM ABRIGOS NO INÍCIO E EM MORADIAS PROVISÓRIAS, PESSOAS DESENVOLVEM SINTOMAS DE CONFINAMENTO: DEPRESSÕES, VIOLÊNCIAS FÍSICAS, EMOCIONAIS E SEXUAIS, DESILUSÃO, PERDA DE ESPERANÇA, REVOLTA, ROUBOS, E SUBSISTEMAS DE PEQUENO PODER (VIOLÊNCIA DOS ADULTOS CONTRA OS PEQUENOS E INDEFESOS).

NA COMPLEXIDADE DESTE FENÔMENO, ALGUNS ESPERANÇADOS E LIGADOS À ESPIRITUALIDADE, COM FORÇA RESILIENTE, CRIAM TETOS PARA OS ESTRADOS, DAS MORADIAS PROVISÓRIAS, PARA PODER DOMIR O HOMEM QUE TRABALHA À NOITE, SISTEMAS DE BABÁS SÃO FEITOS PARA QUE ALGUMAS MÃES TRABALHEM E OUTRAS CUIDEM DE SEUS FILHOS. HÁ PESSOAS QUE TOCAM E CANTAM E OUTRAS FAZIAM CHURRASCO COM AMIGOS NUM CANTO DE UMAS DESSAS MORADIAS.

“. a gente veio do abrigo para cá em fevereiro para sair em abril “... a gente veio do abrigo para cá em fevereiro para sair em abril... estou desiludida... nervosa... brigo com meus filhos...com todo mundo aqui...e choro a toa,eu me sinto tão humilhada...e abandonada aqui...por favor, peçam a eles que nos permitam ter casa...simples...mas com dignidade...para eu me sentir uma cidadã outra vez...“ Célia (nome fictício, 40 anos, da Moradia Provisória de Blumenau. Abril /2009).

HÁ VULNERABILIDADES PARA A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS ! UMA MISTURA DE TANTOS VALORES E REGRAS FAMILIARES, QUE ALGUNS PAIS, NA TENTATIVA DE PROTEGER SEUS FILHOS, PRENDEM-NOS NUMA CAIXA DE MADEIRA (AS MORADIAS PROVISÓRIAS) . HÁ MUITAS CRIANÇAS TRISTES E APÁTICAS.

43 PROFISSIONAIS QUE VIVEM O DIA A DIA COM ESSAS PESSOAS SENTIRAM-SE ALIVIADOS, EMPODERADOS E COM NOVAS FORÇAS PARA OS CUIDADOS EMOCIONAIS DESSAS PESSOAS. “...eu me sinto mais leve, um peso a menos no peito...cuidado por colegas... obrigada...e com instrumentos para agir nas Moradias Provisórias!...como é bom compartilhar..”. (Nelson, nome fictício, psicólogo da Capacitação do PAH) A GRANDE LUTA É PODER CONTINUAR COM IDEAIS DEPOIS DE SE PERDER A INOCENCIA. PAH 2009

Clique no logotipo para voltar ao site