RIDE'S & SLIDES APRESENTA OS GAÚCHOS Arnaldo Jabour edirsf@terra.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
Advertisements

Música : Holding Your Hand
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
SOU GAÚCHO E ISTO ME BASTA!! “
Music: Holding your hand
O Cachorro e o Coelho.
Às vezes perdemos tanto tempo na
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
A Pintura.
MULHERES Luis Fernando Veríssimo. MULHERES Luis Fernando Veríssimo.
CATIVAR....
MULHERES. MULHERES Certo dia, parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas! São espiãs disfarçadas entre nós.
Entre... Boa tarde!....
O CAVALEIRO DO AMOR.
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
Gauchismo Culto e prática.
NADA ACONTECE POR ACASO!
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael,
As verdadeiras mulheres felizes By Martha Medeiros.
sexta-feira, 31 de março de 2017
Pessoa errada.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Algumas palavras sobre o compositor e poeta Paulo César Pinheiro
O afogamento de LULA O afogamento de LULA.
Gaúchos (Arnaldo jabor)
Te aprochega, vivente o avanço é manual vai dando enter
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Amor sem Limite!.
Natal Todo o Dia! Um clima de sonho se espalha no ar Pessoas se olham com brilho no olhar A gente já sente chegando o Natal É tempo de amor, todo mundo.
CATIVAR....
By Luis Fernando Veríssimo
Curativos para um Coração partido
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
QUEM É O VERDADEIRO COELHINHO?.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
AO MEU PAI.
Dor de perda Letícia Thompson.
NATAL TODO DIA Um clima de sonho se espalha no ar Banda Roupa Nova
O Coração Belo Para que tenhamos um coração belo é preciso saber desde logo o que é a verdadeira beleza e como conquistá-la!
Obrigada Vida, por me proporcionar o dia de HOJE! Sei que este dia é a minha chance de guardar as boas lembranças do passado e conservá-las como presentes.
Pensamos, às vezes, que não restou um só dragão. Não há mais qualquer bravo cavaleiro, nem uma única princesa a passear por florestas encantadas.
NADA ACONTECE POR ACASO!
Autor desconhecido Formatado por Leonil
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Curativos Para Um Coração Partido
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
T c h ê B r a s i l.
Hoje a nossa homenagem é a todos os pais presentes e ausentes.
Curativos.
Luiz Fernando Veríssimo
NADA ACONTECE POR ACASO !
Maria Rita.
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Adeus, Ano Velho.
Uma vez Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar: "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão". Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida.
A Pessoa Errada....
Toques Serenos Beijando as Praias Secretas do Coração
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A Pessoa Errada!.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Se não estivesse tão fora de moda... Eu iria falar em Família. Sim...Família! Essa instituição que ultimamente vive a beira da falência,
Gaúchos (Arnaldo jabor)
Transcrição da apresentação:

RIDE'S & SLIDES APRESENTA OS GAÚCHOS Arnaldo Jabour edirsf@terra.com.br

A gente gosta, mas estranha.   O Rio Grande do Sul é como aquele filho que sai muito diferente do resto da família. A gente gosta, mas estranha. O Rio Grande do Sul entrou mais tarde no mapa do Brasil . Até o começo do século XIX, espanhóis e portugueses ainda se esfolavam para saber quem era o dono da terra gaúcha. Talvez por ter chegado depois, o Estado ficou com um jeito diferente de ser.

Mas o mais original de tudo é a personalidade forte do gaúcho. Começa que diverge no clima: um Brasil onde faz frio e venta, com pinheiros em vez de coqueiros, é tão fora do padrão como um Canadá que fosse à praia. Depois, tem a mania de tocar sanfona, que lá no RS chamam de gaita, e de tomar mate em vez de café. Mas o mais original de tudo é a personalidade forte do gaúcho. A gente rigorosa do sul não sabe nada do riso fácil e da fala mansa dos brasileiros do litoral, como cariocas e baianos.

Em lugar do calorzinho da praia, o gaúcho tem o vazio e o silêncio do pampa, que precisou ser conquistado a unha dos espanhóis.  Há quem interprete que foi o desamparo diante desses abismos horizontais de espaço que gerou, como reação, o famoso temperamento belicoso dos sulinos.

"Mas que frescura é essa de neurose, tchê ?" É uma teoria - mas conta com o precioso aval de um certo Analista de Bagé, personagem de Luís Fernando Veríssimo que recebia seus pacientes de bombacha e esporas, berrando: "Mas que frescura é essa de neurose, tchê ?"

Mesmo que tenha de pagar o preço em sangue e luta. Todo gaúcho ama sua terra acima de tudo e está sempre a postos para defendê-la. Mesmo que tenha de pagar o preço em sangue e luta. Gaúcho que se preze já nasce montado no bagual (cavalo bravo). E, antes de trocar os dentes de leite, já é especialista em dar tiros de laço.

Ou seja, saber laçar novilhos à moda gaúcha, que é diferente do jeito americano, porque o laço é de couro trançado em vez de corda e o tamanho da laçada, ou armada, é bem maior, com oito metros de diâmetro, em vez de dois ou três.

Mas, por baixo do poncho, bate um coração capaz de se emocionar até às lágrimas em uma reunião de um Centro de Tradições Gaúchas, os CTG, criados para preservar os usos e costumes locais. Neles, os durões se derretem: cantam, dançam e até declamam versos em honra da garrucha, da erva-mate, do amor à sua terra e outros gauchismos.

Um dos poemas prediletos é "Chimarrão", do tradicionalista Glauco Saraiva, que tem estrofes como: "E a cuia, seio moreno / que passa de mão em mão / traduz no meu chimarrão / a velha hospitalidade da gente do meu rincão."

Esse regionalismo exacerbado costuma criar problemas de imagem para os gaúchos, sempre acusados de se sentirem superiores ao resto do País. Não é verdade - mas poderia ser, a julgar por alguns dados e estatísticas.

O Rio Grande do Sul é possuidor do melhor índice de desenvolvimento humano do Brasil, de acordo com a ONU; do menor índice de analfabetismo do País, segundo o IBGE e o da população mais longeva da América Latina, (sendo Veranópolis a terceira cidade do mundo em longevidade), segundo a Organização Mundial da Saúde.

E ainda tem as mulheres mais bonitas do País, segundo a Agência Ford Models,(eu já sabia!!!)

Ao povo gaúcho, a minha homenagem! Além do gaúcho, chamado de machista", qual outro povo valoriza a mulher a ponto de chamá-la de prenda (que quer dizer algo de muito valor) ? Macanudo, tchê. Ou, como se diz em outra praças: "legal às pampas", uma expressão que, por sinal, veio de lá. Ao povo gaúcho, a minha homenagem! Edir

Diagramação e Formatação Edir S. Figueira Texto : Arnaldo Jabour Imagens: Gettyimages Áudio: Serranos - Céu, Sol e Sul TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Visite e conheça os slides criados por Edir S. Figueira em: http://usuarios.sili.com.br/chamon/rides&slides.htm Reiniciar Sair