Equinodermos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
-Filo Echinodermata- “Filo concebido para intrigar os zoólogos”
Advertisements

Filo Echinodermata (Equinodermos)
EQUINODERMAS.
Echinos = espinho Dermatos = pele
Equinodermos espinhos - pele
OS EQUINODERMOS.
Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Colégio Maria Imaculada
Biologia Profº André Maia Filo Equinodermata.
Equinodermos Prof. Regis Romero.
OS EQUINODERMOS.
Reino Metazoa – Filo Echinodermata
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS.
Animais Invertebrados Equinodermos
Equinodermos.
Filo Mollusca Fellipe Eben Jonatas Cordeiro Daniel Smith.
Filo Equinodermo BALA 2011.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia.
Moluscos Caracteristicas gerais: Os moluscos são animais predominantemente marinhos e de vida livre, podendo, inclusive viver fixos ou enterrados.vida.
  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.
EQUINODERMAS:.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Profa MSc Briseidy Soares URI- Campus Santo Ângelo-RS
Filo Equinodermo BALA 2012.
Equinodermo.
REINO ANIMALIA Prof. Lourenço.
Equinodermos Classes de equinodermos Importância dos equinodermos
Filo Mollusca Classe Gastropoda
Professor: Guilherme Vieira
Molusco e equinodermos
EQUINODERMOS.
1ª PARTE EQUINODERMAS E PROTOCORDADOS CAPÍTULO 14 – pág. 177
Prof°: Leandro Penitente
Filo Echinodermata (Equinodermos)
Os equinodermos Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto.
MOLUSCOS Página 63.
Capítulo 11 Professora Fernanda Landim
EQUINODERMOS Página 72.
Poríferos.
Exoesqueleto de quitina
Filo Mollusca.
Equinodermos Cap 24. Equinodermos Cap 24 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente.
Anelídeos Aquáticos, terrestres e orgânicos
Nemertea.
Gastrotrincha.
Evolução e Diversidade Padrão Corporal Básico
Animais Invertebrados Equinodermos
Animais Invertebrados Nematódeos
Professor: Guilherme Vieira
Profª Marcia Conceição
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Reino Plantae.
Equinodermos.
Equinodermos.
Peixes.
Características dos Animais
Equinodermos.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Anelídeos.
Equinodermos.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Invertebrados: Artrópodes
Animais Invertebrados
Animais invertebrados
MOLUSCOS Animais de corpo mole..
Revisão para o teste de Ciências
PORÍFEROS E CELENTERADOS
Filo Echinodermata (Equinodermos) Do grego echinos: espinhos; derma: pele. O filo possui cerca de 6000 espécies descritas, todas marinhas. Os equinodermos.
Profª Janaina Q. B. Matsuo
Transcrição da apresentação:

Equinodermos

Equinodermos Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma:pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário muitas vezes provido de espinhos salientes. Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. Entre os equinodermos estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.

Características gerais Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do meio para o animal.  Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento.

Características gerais Alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo, alimenta-se principalmente de pequenos moluscos, como mariscos. Com os seus pequenos pés, a estrela do mar força a abertura das conchas das ostras, em seguida vira o seu próprio estômago do avesso e lança um suco digestivo dentro das conchas. Depois, é só engolir a massa, isto é, o corpo do molusco já digerido. Essa é, portanto, uma digestão extracorpórea.

O ouriço-do-mar que se alimenta de algas - tem o aparelho bucal com "dentes" constituídos de substâncias rígidas. Com esses "dentes", ele raspa as algas presas nas rochas. Esse aparelho bucal dos ouriços recebe o nome de lanterna-de-aristóteles.

Características gerais As trocas gasosas são realizadas por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água. Há um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Esse líquido realiza uma tarefa semelhante à do sangue no nosso corpo, ou seja, transportar substâncias para todo o corpo.

Reprodução Os equinodermos realizam reprodução sexuada, isto é, reprodução com a participação de gametas. Eles possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria. Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares. O pepino-do-mar, em situação extrema de perigo, deixa parte de suas vísceras (órgãos internos). Isso é vantajoso, pois distrai os predadores e lhe dá tempo de escapar.

Regeneração