A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia

2 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Índice Os anfíbios Respiração Sistema circulatório Outras características Reprodução e desenvolvimento Diversidade: as ordens de anfíbios

3 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Os anfíbios Inclui os sapos, rãs, pererecas, salamandras e as chamadas cobras- cegas. Foi o primeiro grupo de vertebrados a invadir o ambiente terrestre, graças a várias características adaptativas. Porém, essa adaptação não é completa, o que faz com que a maioria dos anfíbios seja encontrada em locais úmidos, próximos a rios e lagoas de água doce. São geralmente predadores, comem insetos e minhocas, capturados com sua língua longa e musculosa.

4 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Respiração dos anfíbios A respiração é pulmonar na maioria dos adultos, complementada por respiração cutânea, necessária pois o pulmão é simples e pequeno. A pele fina, úmida e rica em vasos sanguíneos capilares permite realizar trocas gasosas, tanto em ambiente terrestre como aquático. Há muitas glândulas mucosas cuja secreção acumulada mantém a pele úmida (evita a dessecação) e lisa (dificulta a ação de predadores). Na fase larval, a respiração pode ser branquial e cutânea. Muitas espécies de salamandras não possuem pulmões, respirando por brânquias externas durante toda a vida.

5 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Sistema circulatório dos anfíbios O coração tem 3 cavidades: 2 átrios e 1 ventrículo. Nos anfíbios, a divisão do átrio em 2 câmaras permite que o sangue seja bombeado duas vezes a cada ciclo completo. Simplificando, o sangue entra venoso no átrio direito, passa para o ventrículo único a caminho dos pulmões; oxigenado, retorna para o coração pelo átrio esquerdo e, passando novamente pelo ventrículo único, segue para a pele e demais órgãos. No único ventrículo, sangue arterial e venoso misturam-se, resultando num sangue de teor médio de oxigênio. Essa característica é parcialmente compensada por dois fatores: a existência de estruturas que retardam a mistura no ventrículo e a passagem desse sangue misturado pela pele respiratória.

6 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Outras características dos anfíbios Os anfíbios desenvolveram orelhas adaptadas para o equilíbrio e audição em ambiente aquático e terrestre, substituindo as linhas laterais dos peixes. Na faringe, são encontradas membranas musculosas que vibram com a passagem do ar, produzindo sons: as cordas vocais, importantes fatores de comunicação entre os indivíduos.

7 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Reprodução e desenvolvimento dos anfíbios A fecundação nos anfíbios é tipicamente externa, são ovíparos, com desenvolvimento indireto, com larva aquática chamada girino. Suas características de reprodução são marcantemente aquáticas:  a fecundação, sendo externa, só pode se realizar em ambiente líquido;  as larvas respiram principalmente por meio de brânquias;  não possuem patas e sim nadadeiras;  o revestimento dos ovos é semelhante ao dos peixes, permeáveis, permitindo a desidratação no seco. Essas e outras características deixam os anfíbios muito dependentes de ambientes aquáticos para a reprodução.

8 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Ciclo vital da rã

9 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Diversidade dos anfíbios: as ordens Urodela Agrupa os anfíbios dotados de cauda, como as salamandras e os tritões. Algumas salamandras vão para a terra após a metamorfose; outras persistem na vida aquática. As larvas são geralmente semelhantes aos adultos e algumas espécies prolongam seus estágios larvais até que as condições fiquem favoráveis à metamorfose. Anura Agrupa os anfíbios sem cauda, como os sapos e as rãs. São típicas as patas posteriores bem desenvolvidas e a coluna vertebral curta e compacta, adaptações para o hábito de saltar. São muitas vezes dotados de glândulas subcutâneas que produzem substâncias tóxicas que lhes servem de defesa. Ápoda Agrupa as cobras-cegas, que não apresentam patas. O corpo é vermiforme e vivem enterradas ou em ambientes aquáticos, nos trópicos. Seus olhos são pequenos e recobertos por uma membrana, o que inspirou o nome cobra- cega. Realizam fecundação interna.


Carregar ppt "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google