Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

Crise económica em Portugal ( )
História e Geografia de Portugal 6.º Ano
O Regicídio e o Fim da Monarquia
A República faz 100 anos.
a monarquia absoluta no tempo de d. José i
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A LENDA DE FARELOS POR: Filomena.
Implantação da República
Implantação da República Portuguesa
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
5 de Outubro de 1910 As movimentações militares da revolução do 5 de Outubro iniciaram-se no dia 3 de Outubro pelas 3 da madrugada. Foi nessa altura que.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
Índice 1- Queda da Monarquia 2- Primeira República
Centenário da República
3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_2ºCiclo
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
Dom Carlos I foi o penúltimo Rei de Portugal. Nascido em Lisboa, era filho do rei Luís I de Portugal e da princesa Maria Pia de Sabóia, tendo subido.
à Instauração da Ditadura Militar
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
Aula n.º 30 A Revolução Republicana
O Primeiro Presidente da RepúblicaManuel de Arriaga.
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
A QUEDA DA MONARQUIA E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Implantação da República.
No tempo da Monarquia….
Implantação da República Portuguesa
O fim da monarquia E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano) - I
Aula n. º ª República Educação Trabalho 1
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
O 5 de Outubro e a Queda da Monarquia
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
Os Portugueses no Brasil
Escola Secundária Homem Cristo
A Queda da 1ª República Instabilidade Política Instabilidade Económica Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial Golpe Militar a 28 de Maio de 1926.
5 de Outubro de 1910 Implantação da República.
Getúlio Vargas.
Escola Secundária de Aguas Santas História e Geografia de Portugal
Implantação da República
IV Dinastia Dinastia de Bragança
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
1ª Dinastia Afonsina Trabalho Elaborado por: Ana Sofia Juliana Vitor.
Trabalho Elaborado por:
O 5 de Outubro de 1910.
A Implantação da República
Trabalho de Inglês Anne Frank
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
III Dinastia Dinastia Castelhana ou Filipina
Razões da crise monárquica
Implantação da República
Puritana e Gloriosa Século XVII
D.MIGUEL REI ABSOLUTO.
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
100 anos sobre um crime D. Carlos “Le plus aspre et difficile métier du monde, c’est faire dignement le roy” Montaigne - Essais.
da 1.a República à ditadura militar
da 1.a República à ditadura militar
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA 5 DE OUTUBRO DE 1910 Trabalho elaborado por Helena Mendes.
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
Já passaram muitos anos mas continuo a lembrar-me daquele dia como se tivesse sido ontem…
IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Transcrição da apresentação:

Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias Da Queda da Monarquia à Primeira República Ilídia Janela História e Geografia de Portugal (2º ciclo) Julho /2006

Este trabalho tem como objectivo: Acentuar a diferença entre monarquia e república Identificar actos de violência antes da proclamação da República Compreender as razões da Queda da Monarquia Enumerar as medidas tomadas durante a 1ª República Indicar os problemas que levaram ao fim da 1ª República

Temas A Família Real Palácio de Vila Viçosa A morte do rei e do seu filho herdeiro Regicídio no Terreiro do Paço O fim da Monarquia aproxima-se… O exílio de D. Manuel II A 1ª REPÚBLICA 1910-1926 O novo poder político: a República Características da 1ª República Problemas surgidos a seguir à guerra

A Família Real D. Amélia O rei D. Carlos I O Príncipe D. Luís Filipe O Príncipe D. Manuel

Palácio de Vila Viçosa O rei D. Carlos e a sua família regressavam de Vila Viçosa - palácio de veraneio com lagos e coutadas, propícios à pescaria e à caça de veados-. Paço Ducal de Vila Viçosa

A morte do rei e do seu filho herdeiro – 1 de Fevereiro de 1908 - “Cinco horas da tarde em Lisboa. destacam-se dois homens com especial preocupação. Um é o Manuel Buíça, que esconde uma carabina. O outro é o Alfredo Costa, com um revólver pronto que transporta no bolso. Ambos estão ligados à maior sociedade secreta revolucionária existente em Portugal. A Carbonária, espécie de ramo armado da velha Maçonaria secular”.

Regicídio no Terreiro do Paço 1 de Fevereiro de 1908 Questionaram o rei se queriam utilizar automóveis cobertos, ou as carruagens abertas, (landaus) quando passassem no Terreiro do Paço, o rei optou por este último. Manuel Buíça com a sua Winchester, colocou-se na retaguarda da carruagem e logo no primeiro tiro acerta no pescoço de D. Carlos, quebrando-lhe a coluna vertebral e matando-o instantaneamente. Embora ferido, o príncipe consegue ainda disparar quatro tiros sobre o regicida, que caiu por terra, onde é morto à espadeirada e a tiro pela polícia. Entretanto, o Buíça continua a disparar, e, atinge o príncipe na cabeça. A rainha esforça-se por acudir aos filhos, recebendo nos braços o cadáver do marido. O cocheiro, ferido numa das mãos, lança os cavalos à desfilada.

O fim da Monarquia aproxima-se…

O exílio de D. Manuel II O embarque da família Real na Ericeira Pelas 15 horas do dia 5 de Outubro de 1910, D. Manuel II, sua mãe, a rainha D. Amélia, e a avó, a Rainha D.Maria Pia, surgiram de automóvel na vila da Ericeira para embarcarem no iate "D. Amélia". A revolução republicana rebentara em Lisboa e a família real era perseguida por republicanos que não chegaram a tempo de impedir o embarque. Segundo relatos da época, a multidão era imensa e assistiu silenciosa à partida do iate.

A 1ª REPÚBLICA 1910-1926 Alegoria à proclamação da República em 5 de Outubro de 1910 Proclamação da República da Varanda do Palácio de S. Bento Sessão inaugural da Assembleia Nacional

O novo poder político: a República Capa original da Constituição de 1911 Proclamação do 1º presidente da República, Manuel de Arriaga

Características da 1ª República Associações de trabalhadores em sindicatos Reforma do ensino Portugal entra na 1ª guerra Mundial (1914-1918) para defender os territórios em África http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/FWW.htm Afonso Costa defendeu os nossos interesses em África

Problemas surgidos a seguir à guerra Uma República em declínio Agravamento da situação financeira Descontentamento social A instabilidade governativa (de 1910 a 1926, Portugal teve 45 governos e 9 Presidentes da República)

Conclusão As últimas décadas do século XIX acentuaram os problemas económicos e sociais, repercutindo-se no plano político com o regicídio do rei e a queda da monarquia. A Primeira República ansiosamente aguardada não correspondeu às expectativas. A 1ª Grande Guerra e toda a conjuntura económica e social interna, contribuíram para o seu declínio .

Fontes consultadas Magina, Ana Maria – Viva a República, Editorial Desabrochar Mónica, Maria Filomena – A Queda da Monarquia, Publicações D. Quixote A Primeira República http://www.parlamento.pt/constitucionalismo/1republica/index.html A queda da monarquia http://www.senado.gov.br/comunica/historia/decimas.htm

Fim