Etapas da Meiose.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO CELULAR É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR.
Advertisements

EE Euclydes Deslandes Biologia
Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original.
Divisão Celular Mitose Rafaela de Vargas Ortigara
Divisão Celular Mitose Gabriela Artus Disciplina de Genética Humana
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Divisão celular.
A principal característica é a sua natureza cíclica
Núcleo celular.
Divisão celular Profª Viviane Gadotti.
TRABALHO DE BIOLOGIA.
Ciclo Celular  O ciclo celular compreende as transformações que decorrem desde a formação da nova célula (célula filha) até o momento em que esta mesma.
MEIOSE.
Meiose Seminário de Biologia Colégio Magno Prof: Marcelo
CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR
Aula 13 Ciclo celular.
Mitose e Meiose.
Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.
MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Mitose e Meiose.
A meiose Divisão I Divisão II.
Divisão Celular – Parte II
As células e seu ciclo de vida – Divisão celular
Ciclo celular Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati
Meiose.
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR Profª Maristela.
CICLO CELULAR Biologia Prof. Marcos Areal.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose
Professora: Roberta Fontoura
Ciclo celular Prof.Msc.Di.Babalu
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Divisão celular Prof. Ronney Fernandes Chagas
MEIOSE E GAMETOGÊNESE.
NÚCLEO CELULAR DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Mitose e meiose.
Lucas Gonçalves Mariana Teodoro Tales Augusto
Ciclo Celular.
Profº.: Aleksandro Rodrigues
Divisão celular Mitose e Meiose
CICLO CELULAR.
Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.
MEIOSE.
Mitose: aprofundamento
Prof. Ana Rita Rainho Ciclo Celular: Mitose
A meiose é um processo divisional, que, a partir de uma célula inicial com 2n cromossomos, leva à formação de células filhas com “n”cromossomos os respectivos.
DIVISÃO CELULAR Mitose
CICLO CELULAR E MEIOSE.
A meiose.
A meiose.
DIVISÃO CELULAR Meiose
PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Ciclo celular Mitose e Meiose.
Divisão Celular : Mitose e Meiose
Ciclo Celular Períodos da Célula
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
Biologia 11º ano – Ensino Profissional Ano Letivo
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR
Transcrição da apresentação:

Etapas da Meiose

Gâmeta masculino Gâmeta feminino Ovo

Divisão reducional MEIOSE Divisão equacional

Qual o nº de pares de cromossomas representados no núcleo da célula A? Quantos núcleos se formam no final da divisão I? Em que diferem esses núcleos do núcleo da célula A? Compare os núcleos produzidos no final da divisão II com os 2 núcleos resultantes da divisão I, identificando as diferenças entre eles.

Prófase I Esta fase corresponde à primeira etapa da divisão meiótica, a qual é longa e complexa. O fenómeno mais importante é a ocorrência de crossing-over em pontos de quiasma que leva à diversidade de vida → variabilidade genética

Profase I Profase I Crossing-over

Metáfase I Os cromossomas de cada par de homólogos distribuem-se simetricamente, em relação ao plano equatorial. Os pontos de quiasma encontram-se na zona equatorial da célula e os centrómeros dos cromossomas homólogos voltados para os pólos opostos. O modo como se coloca cada par de homólogos no plano equatorial não segue nenhuma regra, o que significa que é feita aleatoriamente. Desta forma, os centrómeros virados para o mesmo pólo podem ser de origem materna e paterna.

Anáfase I Separação dos homólogos com ascensão polar. Este fenómeno é conhecido pela disjunção ou segregação dos homólogos.

Telófase I Os cromossomas atingem os pólos e o fuso acromático desorganiza-se. Formam-se dois núcleos-filhos, que são haplóides (n) – o número de cromossomas de cada um destes núcleos é metade do presente no núcleo inicial. Cada um dos cromossomas tem dois cromatídios. Em certas células pode ocorrer a divisão do citoplasma – citocinese, originando-se duas células-filhas haplóides. As células-filhas iniciam a divisão II, após curta interfase, em que nunca ocorre replicação do DNA. Por vezes esta interfase é inexistente, pelo que à telófase I segue-se logo a prófase II.

Prófase II É uma fase muito curta, muito semelhante à prófase da mitose. Em cada célula ocorre a condensação dos cromossomas, desagregação do invólucro nuclear e inicia-se a formação do fuso acromático.

Metáfase II Em cada célula, os cromossomas dispõem-se na zona equatorial do fuso acromático, com os centrómeros nos planos equatoriais. Nesta fase, cada cromossoma ainda apresenta dois cromatídios.

Anáfase II Os centrómeros de cada cromossoma dividem-se, e cada cromatídio (agora cromossoma-filho) migra para o pólo respectivo.

Telófase II Os cromossomas atingem por fim os pólos, provocando o desaparecimento do fuso acromático, a descondensação dos cromossomas, a formação e organização de novos núcleos e a separação do citoplasma. Formam-se deste modo duas células haplóides, a partir de cada uma das células haplóides formadas no final da divisão I da meiose.

Representação esquemática da Meiose Prófase I (2n) Metáfase I (2n) Anáfase I (2n) Telófase I (n) Prófase II (n) Metáfase II (n) Anáfase II (n) Telófase II (n)

Mutações cromossómicas

Comparação mitose/meiose