MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS EM TUBOS VENTURI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:
Fenômeno de Separação Gás-líquido (água-óleo) em Dutos Helicoidais: um estudo CFD Análise CFD do Efeito da Geometria na Separação Gás-líquido (água-óleo)
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA ÓPTICO POR TRIANGULAÇÃO CÔNICA PARA INSPEÇÃO DO PERFIL INTERNO DE DUTOS Marcelo Khouri Silva (bolsista); Pedro de Deus Vieira.
Jeferson Correia (bolsista); Gabriel Casemiro Mariano (colaborador);
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
Marcela Martins Cicilio (bolsista); Agustinho Plucenio (colaborador/
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As técnicas de controle avançado, como o Controle Preditivo (CP), são cada vez mais utilizadas na indústria de petróleo devido.
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Mauricio Edgar Stivanello (bolsista); Armando Albertazzi Gonçalves.
MODELO FLUIDODINÂMICO PARA O FLUXO MULTIFÁSICO EM UM PRATO PERFURADO
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
Cap. 6 – Escoamento de fluidos incompressíveis e invíscidos
Aplicação na indústria
Graduando: Alano Wedney Cecílio da Fonseca
Aluno: Daniel de Andrade Lima
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Aluno: Carlos Alberto de Albuquerque Silva Orientador: Prof. Dr
GRACO – Grupo de Automação e Controle
Escoamento de Líquido na esteira de uma bolha de taylor
Título do Trabalho Nome Completo Bolsista, especificando a categoria (GRA, MSC ou DSC) Orientador: Prof. Dr. Xxxx Yyyy Co–orientador: Prof. Dr. Yyyy.
Departamento de Engenharia Industrial DEI/POLI Engenharia do Petróleo
Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina
Avaliação de um dispositivo para fixação Aluno: Marcelo Costa Tanaka
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes
Medidores de pressão, velocidade e vazão
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Autor: Luis Gerardo Gómez
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Transferência de Tecnologia na Indústria de Óleo e Gás: Desafios do Pré-Sal Paulo Montes Gerente de Engenharia e Tecnologia de Construção e Montagem.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Padrão- MVC Model, View, Controller
Medição de Vazão.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Interpolação e Ajuste de Curvas
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a.
Aula 01 – Apresentação da Disciplina
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Graduando: Juan Vinícius Azevedo Alves
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes
Alunos: Eduardo de Araújo Melo
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Título da Monografia a Ser Apresentada Nome do Candidato Orientador: Prof. Orientador do Trabalho.
EM974 – Métodos computacionais em engenharia térmica e ambiental Tema: Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado em alinhamento.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Modelagem computacional de Escoamentos Multifásicos em Diferentes Padrões Bolsista: Jhoni Anderson Schembek Silva Orientador: Prof. Emilio E. Paladino.
Automação de Medição de Vazão de Gás Úmido
Aluno: João Batista De La Salles Junior
Prof. Dr-Ing. Antônio C. F. Vilela
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a.
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
Transcrição da apresentação:

MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS EM TUBOS VENTURI Mestrando: Vinicius Angelo dos Santos Prata Orientador: Prof. Emilio Ernesto Paladino Co – Orientador: Prof. João Alves de Lima

Motivação Escoamentos multifásicos são muito comumente encontrados na indústria do petróleo A medição precisa da vazão, é de extrema importância na produção e transporte de petróleo Gerenciamento dos Reservatórios Transferência de Propriedade Controle de Processos de Produção Sistemas de detecção de vazamentos (SDV) Fiscalização, etc.

Motivação Medição em linha (sem separação) Separador de fase para medição monofásica; Grandes volumes (Ex. Offshore) Adaptada de RIBEIRO (1996)

Motivação Medidores de Vazão do Tipo Pressão Diferencial Largamente utilizados em campo; Utilizados como medidores ou partes integrantes de sistemas mais complexos; Baixo Custo; Confiabilidade; Fácil Manutenção

Motivação Medição em linha utilizando tubos de Venturi Requer modelagem do escoamento multifásico nestes dispositivos Modelagem para padrões não-dispersos (para padrões dispersos já existem vários trabalhos) Foco no padrão anular Outros padrões poderão ser estudados

Objetivos Estudar o escoamento bifásico em padrões não dispersos em Tubos Venturi de forma a obter informações precisas sobre parâmetros como pressão, velocidade relativa e distribuição de fases Fundamentais no projeto e calibração de medidores de vazão multifásicos Abordar, de forma detalhada, a modelagem computacional de escoamentos bifásicos em padrões não-dispersos (a priori, foco no anular) Tais modelos podem ser utilizado em outros dispositivos de produção e transporte como sistemas de elevação etc.

Desafios Definir e implementar um modelo adequado para escoamentos em padrão anular em tubos venturi Utilização de modelo de filme Implementar o modelo de filme em FORTRAN para uso em interface com CFX

Modelo do Filme No modelo do filme o consideraremos “fino”, onde os gradientes predominantes estarão na direção normal ao escoamento (abordagem 2D-) As equações de conservação da massa e QM para o filme, são:

Metodologia A abordagem para o caso do escoamento anular será baseada na utilização de uma pacote comercial (Ansys CFX) para o calculo do escoamento de gás com gotículas no “core” Será implementado um modelo conservativo (VF) para o escoamento no filme em interface com o CFX via FORTRAN A validação – Trabalhos Experimentais Publicados Poderá também ser utilizado o MULTIFLOW Programa de Código Aberto que está sendo desenvolvido no IMPERIAL COLLEGE (colaboração com LMC/UFRN, trabalho do aluno Jhoni)

Resultados Esperados Espera-se obter um modelo que seja capaz de prever relações pressão-vazão para medição em linha de vazão multifásica, eliminando a necessidade de separadores de fase Contribuir com o desenvolvimento de modelo de escoamentos multifásicos, não apenas para tubos Venturi, mas para diferentes dispositivos encontrados na produção em transporte de petróleo

Agradecimentos