OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Advertisements

Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa.
Escola Estadual Dr Marthinho Marques.
Fernando Pessoa Heterônimo: Alberto Caeiro.
SOPHIA DE MELLO BREYNER
APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?
“Eu sou meu corpo ou meu corpo sou eu?”
Fernando Pessoa.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LUANA QUEM SOU EU.
Conversando sobre memória
Como se organiza e o que podes encontrar
EU SOU... Com som Rolagem automática.
Arte e representação.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
Um Gesto de Amor.
Homenagem ao centenário do grande poeta
Homenagem ao Centenário de Mário Quintana .
DIA DA POESIA.
Texto verbal, não verbal e sincrético
M Ã E.
Heterônimo de Fernando Pessoa
Modernismo 1930 – Portugal Presencismo (1927 – 1940)
Frases Para Meditar...♥.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Leitura de Textos Científicos
Eu e Você click.
Introdução aos gêneros literários
VENHO A TI, MEU SENHOR DISPOSTO A TE DAR MEU AMOR POIS PRECISO EM MEUS DIAS DO ALENTO E PAZ DE SUA VOZ DIANTE DE TI, MEU SENHOR ENTREGO-ME TAL COMO SOU,
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Paisagens e fotos de Arquivo: By : Toninho Vendramini.
Hortônimo e Heterônimos
Sou uma poetisa.
A mensagem é preciosa.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL
“O Quadro”.
Pré-modernismo no Brasil
Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais segura. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Trabalho do Grupo 4 Xenófanes de Cólofon. Xenófanes de Cólofon (cerca de 570 a.C a.C.) filósofo grego que nasceu em Cólofon, na Jonia. Acredita.
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
Eu sou um poeta.
8 clique.
Alberto Caeiro.
A árvore dos problemas.
QUEM É MANUEL ANTÓNIO PINA? Clicando Manuel António Pina em criança.
Resenhas.
Poemas Professora Janete.
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
RESENHA.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
O que é Arte ?.
A Árvore dos Problemas Ria.
Por um mundo mais digno Por um mundo mais digno GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Recebemos esta apresentação, já pronta e formatada, de um colaborador, via.
FICHAMENTO.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
CULTURA.
PATRIMÔNIO CULTURAL E PATRIMÔNIO NATURAL
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
dissertativo-argumentativo
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
Arte, literatura e seus agentes Prof. Marcel Matias.
EU JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS DE SAUDADES Na suavidade de uma noite, e, depois de tornar uma realidade, abraquei-a em meus sonhos... Eu já não aguentava.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra coisa todos os dias são meus” Alberto Caieiro (Fernando Pessoa)

(Bosi IN Soares, p21) MEMÓRIA E MEMÓRIAS... “O passado não é o antecedente do presente, é a sua fonte” (Bosi IN Soares, p21)

O QUE É UM TEXTO? obra humana expressa através dos mais variados meios simbólicos: teatro, filmes, tv, pintura, escultura, literatura, livros científicos e filosóficos, artigos de revistas e jornais, etc memória do homem que se constitui na herança que possibilita dar continuidade à obra humana na história o autor é um homem historicamente situado (tempo, espaço, economia, ideologia, cultura, política) (Carvalho, 1993)

O TEXTO LITERÁRIO COMO FONTE DE MEMÓRIA “(...) é a intimidade com a memória viva que permite que o poema perdure, retenha sua durabilidade fora da página escrita ou impressa. A memória e o dom de lembrar dos quais provém todo desejo de imperecibilidade, necessitam de coisas que os façam recordar, para que eles próprios não venham a perecer” (Arendt, 2001, p. 183)

A PERMANÊNCIA DO MUNDO E A OBRA DE ARTE “Os homens que agem e falam precisam da ajuda do homo faber (aquele que faz) em sua mais alta capacidade, isto é, a ajuda do artista, de poetas e historiógrafos, de escritores e construtores de monumentos, pois sem eles, o produto de sua atividade, a história que vivem e encenam não poderia sobreviver” (op. cit. 187)