SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL CONTROLE DA QUALIDADE Dr. BILL J. COSTA
POR QUE AVALIAR A QUALIDADE DO BIODIESEL? AVALIAR DESEMPENHO E DURABILIDADE DE MOTORES E SISTEMAS DE INJEÇÃO IDENTIFICAR ADULTERAÇÕES MEDIR IMPACTOS AMBIENTAIS
POR QUE AVALIAR A QUALIDADE DO BIODIESEL? TRANSESTERIFICAÇÃO BIODIESEL IMPURO CATAL. + FASE GLICERINOSA ÓLEO VEGETAL ÁLCOOL
POR QUE AVALIAR A QUALIDADE DO BIODIESEL? FORMAÇÃO MONO E DIACILGLICERÍDEOS TRIACILGLICERÍDEOS NÃO REAGIDOS ÁLCOL RESIDUAL ÁCIDOS GRAXOS LIVRES GLICERINA NÃO REMOVIDA RESÍDUOS DE CATALISADOR ÁGUA RESIDUAL
IMPUREZAS
IMPUREZAS O QUE ELAS CAUSAM? DETERIORAÇÃO DO COMBUSTÍVEL Aumento da acidez crescimento microbiano FORMAÇÃO DE BORRAS entupimento de filtros E BICOS
IMPUREZAS O QUE ELAS CAUSAM? DETERIORAÇÃO DO COMBUSTÍVEL RESÍDUOS DE CARBONO FORMAÇÃO DE ÓXIDOS DESGASTE ACELERADO DE INJETORES E REVESTIMENTO DE CILINDROS
QUEM QUER COMPRAR ESSE BIODIESEL?
EXISTE ALGO PIOR QUE UMA PROPAGANDA RUIM?
A QUALIDADE DO BIODIESEL DEVE SER INQUESTIONÁVEL !! QUALQUER UM PODE FAZER BIODIESEL. NEM TODOS PODEM FAZE-LO COM QUALIDADE CONSISTENTEMENTE !
RESOLUÇÃO ANP Nº 4, DE 2. 2. 2010 - DOU 3. 2. 2010 – RETIFICADA DOU 22 CARACTERÍSTICA UNIDADE LIMITE Aspecto - LII Massa específica a 20 OC kg/m3 850-900 Viscosidade Cinemática a 40 OC mm2/s 3,0-6,0 Teor de Água mg/kg Máx. 500 Contaminação Total Máx. 24 Ponto de fulgor 0C Mín. 00,0 Teor de éster % massa Mín. 96,5 Resíduo de carbono Máx. 0,050 Cinzas sulfatadas Máx. 0,020 Enxofre total Máx. 50 Sódio + Potássio Máx. 5 Cálcio + Magnésio Fósforo Máx. 10 Corrosividade ao Cobre Máx. 1
CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC Coordenação Geral de Tecnologias Setoriais - CGTS AGRICULTURA PRODUÇÃO COPRODUTOS CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE ARMAZENAMENTO
LINHAS DE PESQUISA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE: ÓLEOS IN NATURA BIODIESEL MISTURAS DIESEL-BIODIESEL DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CONFIABILIDADE METROLÓGICA
USO DO B100 LIGEIRÃO - CURITIBA PROJETO LINHA VERDE - CURITIBA
USO DO B100 PISTÃO BLOCO
E O B5 ? BiodieselBR Jun/Jul 2011
E O B5 ? BiodieselBR Ago/Set 2011
E O B5 ? Relatório Fecombustíveis 2011
O BIODIESEL É UM ÓTIMO COMBUSTÍVEL MAS... PROBLEMAS ERAM PREVISTOS HIGROSCÓPICO SUSCETÍVEL A EXTREMOS DE TEMPERATURA PROPRIEDADES DE SOLVENTE
O BIODIESEL É UM ÓTIMO COMBUSTÍVEL MAS... PROBLEMAS ERAM PREVISTOS Cu, Pb, Sn, Zn ACELERAM OXIDAÇÃO E A FORMAÇÃO DE SEDIMENTOS INCOMPATÍVEL COM CERTAS BORRACHAS TRANSPORTE EM CAMINHÕES
PROBLEMAS COM B5 POSSÍVEIS CAUSAS BD NÃO ESPECIFICADO ? CONTAMINAÇÃO NO TRANSPORTE ? ESTOCAGEM EM TANQUES SUJOS ? DIESEL DE MÁ QUALIDADE ?
PROBLEMAS COM B5 O QUE FAZER ? ALTERAR ESPECIFICAÇÕES ? MAIOR RIGOR NO MANUSEIO, E TRANSPORTE ? LIMPEZA periódica DOS TANQUES ?
PROBLEMAS COM B5 O QUE FAZER ? NÃO “CRUCIFICAR” O BIODIESEL BUSCAR SOLUÇÕES COM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
PROBLEMAS COM B5 CERTAMENTE MAIOR ATUAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DA RBTB TRABALHO EM CONJUNTO COM PRODUTORES, DISTRIBUIDORES E MONTADORAS
A QUALIDADE É INDISPENSÁVEL CONCLUSÃO BIODIESEL TEMOS MUITO A EVOLUIR A QUALIDADE É INDISPENSÁVEL
OBRIGADO WWW.TECPAR.BR/CERBIO